A Diversidade dos Seres Vivos
Por: Danieli Rangel • 15/6/2019 • Trabalho acadêmico • 646 Palavras (3 Páginas) • 377 Visualizações
Questão 1 - até 100 palavras - 2,0 pontos: O que é Biodiversidade e quais restrições esse conceito pode aceitar? Explique.
Quando alguém menciona biodiversidade, normalmente está se referindo ao número de espécies animais que vivem em uma determinada área. Mas não é somente isso. A biodiversidade se refere à diversidade de formas de corpo, de tipos de organismos e até mesmo a diversidade genética de espécies animais, vegetais ou microorganismos, que vivem em uma determinada área em um período de tempo.
As restrições que o conceito da biodiversidade pode aceitar são: restrição espacial e temporal. Quando falamos da biodiversidade temos sempre que especificar a área geográfica e o período de tempo que está ocorrendo.
Questão 2 - até 100 palavras - 2,0 pontos: Qual a contribuição de Charles Lyell e
Thomas Malthus para a teoria de Charles Darwin?
Darwin passou mais de 30 anos coletando evidências para a sua teoria de seleção natural. Os fósseis que ele encontrou no alto das montanhas dos Andes, de organismos marinhos já extintos, deu a ele a pista de que o relevo sofre mudanças drásticas que podem afetar a vida dos seres vivos. Charles Lyell, geólogo amigo de Darwin, já tinha proposto que nos processos geológicos, mudanças pequenas se acumulavam e resultariam nas diferenças marcantes que ocorrem até hoje. Já Thomas Malthus, influenciou Darwin, enfatizando o descompasso em relação ao crescimento da população e a produção de alimentos.
Questão 3 - até 200 palavras - 2,0 ponto: Um pesquisador está no campo e encontra uma espécie que ele desconfia ser nova para a ciência. O que ele deverá fazer para checar isso? E o que ele deverá fazer no caso de ser realmente uma espécie nova?
Quando um pesquisador acredita ter encontrado um novo ser vivo, ele primeiro precisa verificar se o organismo foi catalogado ou não. Depois é preciso escolher um nome para a espécie e publicar uma descrição detalhada, tanto da diversidade observada dentro da nova espécie como também detalhas as características desta espécie que diferem das demais espécies já descritas. Ainda tem que agrupá-los nas famílias corretas e depois classificá-los por espécie
Além de dar nome, descrever os tipos e a espécie, o pesquisador deve depositar um indivíduo tipo em uma coleção de uma instituição depositária. A instituição de localização do tipo também vai estar incluída na descrição. Este tipo funciona como um modelo da espécie, que geralmente é depositado em uma coleção oficial de museu. Assim, outros pesquisadores podem estudar e até debater a proposta do pesquisador de que se trata de uma nova espécie para a diversidade.
Questão 4 - até 50 palavras por item - 0,5 ponto por item com explicação correta: Indique para cada frase se ela é verdadeira ou falsa. Explique as verdadeiras e corrija as falsas.
a) Seleção natural é a sobrevivência dos mais fortes.
FALSO – Na seleção natural, as espécies naturalmente se adaptam a seus ambientes, pois a chance de sobrevivência depende das características do indivíduo.
b) Homo sapiens é a espécie mais evoluída.
FALSO - De fato o Homo sapiens é a espécie mais inteligente
...