TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECOLÓGICO PARA OS ESTUDOS DIRIGIDOS

Por:   •  6/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  1.594 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTÕES PARA FIXAÇÃO DO CONTEÚDO ECOLÓGICO PARA OS ESTUDOS DIRIGIDOS EM SALA DE  AULA DAS DISCIPLINAS: ECOLOGIA IBB018 – CURSO DE ZOOTECNIA E ECOLOGIA IBB057 – CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS - ICB/UFAM

PROF. DR. EDINBERGH CALDAS DE OLIVEIRA  -  2º SEMESTRE DE 2017

ESTUDO DIRIGIDO 01

  1. DEFINA O QUE É UMA ESPECIE E EXEMPLIFIQUE

  1. DEFINA O QUE É UMA POPULAÇÃO E EXEMPLIFIQUE

  1. DEFINA COMUNIDADE E EXEMPLIFIQUE
  1. DEFINA UM ECOSSISTEMA E EXEMPLIFIQUE
  1. DEFINA UM HABITAT E EXEMPLIFIQUE
  1. DEFINA NICHO E EXEMPLIFIQUE
  1. DEFINA UM BIOMA E EXEMPLIFIQUE
  1. DEFINA UM ECÓTONO E EXEMPLIFIQUE
  1. DEFINA UM ECÓTIPO E EXEMPLIFIQUE
  1. DEFINA O QUE É GUILDA E EXEMPLIFIQUE

ESTUDO DIRIGIDO 02

  1. A MANUTENÇÃO DE SISTEMAS VIVOS DEMANDA GASTO DE ENERGIA QUE UMA VEZ LIBERADA (ENTROPIA) NÃO É APROVEITADA DE GRAÇA, SENDO ASSIM DE QUE MODO PODE ESSA ENERGIA SER SUBSTITUÍDA? EXEMPLIFIQUE. COMO OCORRE NOS SERES VIVOS AUTOTRÓFICOS E HETERÓTROFOS? EXEMPLIFIQUE.
  2. O QUE É O PONTO ÓTIMO DE UM FATOR ECOLÓGICO? CITE EXEMPLOS PARA A TEMPERATURA.
  3. COMO OS FATORES LUZ SOLAR, A TEMPERATURA E A SALINIDADE DA ÁGUA INFLUENCIAM A ATIVIDADE FOTOSSINTÉTICA E AS VARIAÇÕES DE ATIVIDADE DIÁRIAS E SAZONAL DE ANIMAIS E PLANTAS DOS AMBIENTES DE ÁGUA DOCE E TERRESTRE? EXEMPLIFIQUE.
  4. DUAS ESPÉCIES DIFERENTES POSSUEM NECESSARIAMENTE NICHOS ECOLÓGICOS COMPLETAMENTE DISTINTOS? EXPLIQUE.
  5. DESCREVA OS FATORES ATUANTES NOS SISTEMAS ECOLOGICOS. EXEMPLIFIQUE

ESTUDO DIRIGIDO 03

  1. O QUE SÃO METAPOPULAÇÕES? EXEMPLIFIQUE.
  2. COMENTE E DÊ EXEMPLOS DE COMO PODEMOS DEFINIR FATORES BIOTICOS E ABIOTICOS
  3. O QUE É UM FATOR DENSO DEPENDENTE? E DENSO INDEPENDENTE? DE EXEMPLOS
  4. DEFINA O QUE É UMA POPULAÇÃO E EXPLIQUE QUAIS OS FATORES QUE PODEM INTERFERIR EM SEU CRESCIMENTO OU DECLÍNIO AO LONGO DO TEMPO E ESPAÇO. EXEMPLIFIQUE.
  5. QUAL O COMPORTAMENTO DE UMA POPULAÇÃO DE ESPÉCIES PIONEIRAS E OUTRA DE INSETOS DURANTE O PROCESSO DE SUCESSÃO?  CONSIDERE AS DIFERENTES FASES E SUAS TAXAS DE PRODUÇÃO E RESPIRAÇÃO. EXEMPLIFIQUE.
  6. ESQUEMATIZE UMA CURVA DE CRESCIMENTO DE ESPÉCIE HIPOTÉTICA E OS SEUS FATORES LIMITANTES. DESCREVA OS MEIOS DE AMOSTRAGEM UTILIZADOS.
  7. DESCREVA COMO A PREDAÇÃO, A COMPETIÇÃO, O MUTUALISMO, O COMENSALISMO E O PARASITISMO INTERFEREM NO TAMANHO DE UMA POPULAÇÃO? EXEMPLIFIQUE.
  8. DESCREVA 3 FATORES ABIÓTICOS E 3 BIÓTICOS E COMO ELES PODEM INTERFERIR NAS OSCILAÇÕES E NAS FLUTUAÇÕES DE UMA POPULAÇÃO? EXEMPLIFIQUE.
  9. UMA POPULAÇÃO PODE CRESCER INFINITAMENTE? DE QUE MANEIRA ISSO ACONTECE? EXEMPLIFIQUE.
  10. EM UM AMBIENTE RESTRITO, JÁ OCUPADO POR DETERMINADA POPULAÇÃO, FIXA-SE OUTRA POPULAÇÃO COM NECESSIDADES ECOLÓGICAS IDÊNTICAS ÀS DA PRIMEIRA. O QUE PODE RESULTAR DESSA SITUAÇÃO? EXEMPLIFIQUE.
  11. UMA POPULAÇÃO QUE APRESENTA FLUTUAÇÕES EM TORNO DE UM VALOR MÉDIO PODE SER CLASSIFICADA EM QUE TIPO DE POPULAÇÃO?
  12. O PREDADOR É UM FATOR IMPORTANTE NA DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DA POPULAÇÃO DAS ESPÉCIES DAS QUAIS SE ALIMENTA, MAS O SAPRÓFAGO NÃO. EXPLIQUE PORQUE ISSO ACONTECE.

ESTUDO DIRIGIDO 04

  1. DEFINA O QUE É E DÊ EXEMPLO DE:

  1. RIQUEZA DE ESPÉCIES. EXEMPLIFIQUE
  1. DIVERSIDADE. EXEMPLIFIQUE
  1. DENSIDADE. EXEMPLIFIQUE
  1. ABUNDANCIA. EXEMPLIFIQUE
  1. PARASITOIDISMO. EXEMPLIFIQUE
  1. SUCESSÃO ECOLÓGICA. EXEMPLIFIQUE
  1. ASSEMBLÉIA. EXEMPLIFIQUE
  1. COMENSALISMO. EXEMPLIFIQUE
  1. PREDAÇÃO. EXEMPLIFIQUE
  1. PROTOCOOPERAÇÃO. EXEMPLIFIQUE
  1. FORESIA. EXEMPLIFIQUE
  1. TAXOCENOSE. EXEMPLIFIQUE
  1. MUTUALISMO. EXEMPLIFIQUE
  1. PARASITISMO. EXEMPLIFIQUE

ESTUDO DIRIGIDO 06

  1.  Quais os produtores da comunidade?       A) Os produtores são abundantes ou raros? Estas questões podem ser respondidas usando-se termos gerais ou através de dados sobre densidade.       B) Se houver diferentes grupos de produtores, qual deles parece contribuir mais para a produção de alimentos?        C) Há camadas de produtores? Se houver, que relações você pode achar entre os produtores das diferentes camadas com seus respectivos consumidores?                                  
  2.    A comunidade produz todo o alimento de que precisa ou também recebe alimento de fora?   A)  Que evidências você tem a favor de sua resposta? Quais os consumidores da comunidade? Isto também pode ser respondido usando-se termos gerais como “insetos”, “aranhas”, “aves”, etc. ou com o nome científico, ordem ou família dos espécimes identificados.  
  3.  Comparem uma pêra abandonada sobre uma mesa, uma área desmatada de floresta amazônica e uma ilha oceânica recentemente formada pela erupção de um vulcão. O que vocês esperam que aconteça ao longo do tempo em cada um desses ecossistemas?         A) abordem tópicos como o tipo de sucessão;  B) a velocidade do processo; C)  o número de espécies; D) Na medida do possível, representem o esperado na forma de gráficos.
  4.  Quais as ordens de consumidores que estão representadas? Quais as evidências que você pode citar em apoio à sua resposta?    
  5.  Em uma sucessão autotrófica secundária, que características vocês esperam que sejam favorecidas pela seleção natural em ambientes em estágio inicial de sucessão em comparação com ambientes em estágio final de sucessão?  Por quê?      Aborde as características a seguir:     B) forma de dispersão da semente (vento x animais);       C) reserva da semente (grande x pequena);         D) fator de estímulo à germinação da semente (luz x umidade);      E) eficiência em pouca luz (maior ou menor);     F)  taxa de crescimento vegetativo (maior x menor); competividade (maior x menor). Um levantamento de uma comunidade deve dar margem a mais questões do que respostas. Ao estudar os dados, parte do trabalho é procurar questões que precisam ser respondidas quanto ao seu funcionamento, fluxo de energia e biomassa, e existência de guildas.
  6.  Além da evidência de relação trófica (cadeia alimentar), que evidência você dispõe sobre a influência de uma espécie da comunidade sobre outra?

ESTUDO DIRIGIDO 06

  1. Qual o significado da afirmação: “Nenhum organismo vive isolado”? Explique.
  2. Resuma em um diagrama, as inter-relações na comunidade da tartaruga amazônica.
  3. Para a compreensão de qualquer comunidade, que tipos de relações interespecíficas são de importância básica? Exemplifique.
  4. Em que diferem um predador e um parasita? Dei exemplos.
  5. Qual a diferença entre comensalismo e mutualismo?  Dei exemplos.
  6. Como um ecólogo pode determinar se a relação entre duas espécies é prejudicial, benéfica ou indiferente dentro da comunidade? Exemplifique
  7. De que maneira o número de espécies em uma comunidade se relaciona à sua estabilidade no ecossistema? Explique e exemplifique
  8. Por que é impossível traçar limites rígidos entre comunidades e ecossistemas? Explique com exemplos. Exemplifique
  9. Que é sucessão ecológica? Quais os tipos e como podemos destacar sua importância para o manejo?
  10. Quais as diferenças entre comunidade e ecossistema? Exemplifique
  11. Quais as maneiras pelas quais o homem modifica os ecossistemas? Exemplifique
  12. Como se explica que os organismos de um mesmo habitat ocupem nichos diferentes? Exemplifique
  13. Rios subterrâneos e pequenas lagoas em buracos de cavernas contêm comunidades constituídas apenas por algumas espécies, nenhuma das quais é produtora. Explique porque faltam os produtores e como a comunidade existe sem eles.
  14. Compare o sistema de energia biológica em uma comunidade de caverna com o de uma comunidade de fundo do mar e com o de uma cidade. Exemplifique.

  1. Aqui estão duas relações entre parasita e hospedeiro:    (A) o fungo Dothidella é o parasita; a seringueira é o hospedeiro. O efeito causado no hospedeiro é chamado de “mal das folhas”;   (B) a bactéria Hemophilus pertussis é o parasita; o homem é o hospedeiro; o efeito que causa é a coqueluche. Investigue estas duas relações entre parasita e hospedeiro, especialmente sua história, os efeitos sobre as populações parasitadas e os esforços do homem para controlar essas relações. Em seguida compare ambas as relações e tente explicar as diferenças que encontrar.  

  1.   Em uma cidade moderna o homem é o organismo predominante, mas nunca é o único. Investigue a comunidade biótica em uma cidade, obtendo evidências que apoiem as respostas às questões tais como estas:     (A) Em que amplitude a energia desta comunidade deriva diretamente da atividade fotossintetizadora de seus produtores?     (B) Como a comunidade obtém o restante de sua energia?      (C) Que organismos vivem aí devido ao fato de o homem ser membro da comunidade?       (D) De que maneira sua existência depende da presença do homem?      (E) Este encoraja a existência de que organismos?     (F) Que organismos aí vivem a despeito das atividades do homem?    (G) Que organismos viveriam aí se o homem não estivesse presente?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com