A Ecologia e Conservação da Biodiversidade
Por: livia.p.ribeiro • 9/5/2023 • Exam • 396 Palavras (2 Páginas) • 91 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
Aluno: Lívia Challut Pereira Ribeiro
Matrícula: 2019107785
e-mail: livia.p.ribeiro@edu.ufes.br
Instruções
- Data de entrega: 18/05/2021;
- Verifique o limite de palavras de cada resposta;
- Inclua as citações e referências seguindo os padrões do periódico científico Environmental Pollution (https://www.journals.elsevier.com/environmental-pollution, veja o citation style no Mendeley Desktop);
- As atividades deverão conter as seções com os nomes das questões;
- As atividades são individuais e deverão ser entregues por meio do link da respectiva atividade no Google Classroom.
Questão 1: Explique a relação do crescimento populacional humano e a perda da biodiversidade. Aborde em sua reposta as principais causas da perda da biodiversidade.
O crescimento populacional humano influencia diretamente na perda da biodiversidade, sendo uma das suas principais causas. Isso porque o crescimento exponencial da população exige um aumento do consumo à medida que as pessoas buscam estilos de vida mais robustos, levando à redução dos recursos existentes. O que leva a isso são fatores como: perda de habitat, ou seja, redução, destruição de um habitat existente, fazendo com que as espécies que não podem migrar para outros ambientes sejam exterminadas; também temos a questão das espécies invasoras, que muitas vezes podem chegar em novas áreas pela introdução humana, o que modifica e desorganiza os ecossistemas, levando ao declínio de diversas populações nativas. Além disso, temos também a superexploração de recursos e/ou espécies, que leva ao esgotamento e extinção de espécies; a poluição também é um fator que contribui para a perda de biodiversidade. Todos esses fatores são causados diretamente pelo crescimento populacional e estão diretamente associados à perda da biodiversidade.
Questão 2: Por que um colapso da biodiversidade colocaria a sobrevivência da humanidade em risco?
O ecossistema todo e as espécies existentes possuem funções específicas que garantem o funcionamento do planeta, logo, a perda da biodiversidade confere riscos à sobrevivência da humanidade a medida que o funcionamento do planeta é totalmente desregulado, promovendo impactos ambientais severos que levam à exposição e fragilização do ser humano perante o ambiente hostil que é criado. Esses impactos podem ser: segurança alimentar reduzida; escassez de recursos essenciais para a sobrevivência (como água); riscos diretamente ligados à
saúde (como a propagação de doenças, a mudança nos habitats, normalmente, torna as espécies infectadas mais comuns e faz com que elas prevaleçam sobre as espécies saudáveis); mudanças climáticas hostis, onde o ser humano pode não conseguir sobreviver; perdas de meio de subsistência, impossibilitando a extração de recursos fundamentais para a sobrevivência da comunidade.
Referências
Slides da aula.
.
...