A Origem e oscilações nos potenciais
Por: Kezia Lobo • 16/4/2018 • Projeto de pesquisa • 469 Palavras (2 Páginas) • 622 Visualizações
Origem e Oscilações nos Potenciais de Membrana
Sinais elétricos decorrem do movimento de íons por um canal iônico. Em geral, canais para cátions geram oscilações no potencial de membrana; e canais para Cloreto (ânion) geram estabilização.
Potencial Receptor
Receptores são células epiteliais que fazem sinapses com neurônios aferentes.
Repolarização e Polarização
A despolarização é a primeira fase do potencial de ação. Durante essa fase, ocorre um significativo aumento na permeabilidade aos íons sódio na membrana celular. Isso propicia um grande fluxo de íons sódio de fora para dentro da célula por meio de sua membrana por um processo de difusão simples. A repolarização é a segunda fase do potencial de ação e ocorre logo em seguida à despolarização, ou seja, Durante este curtíssimo período, a permeabilidade na membrana celular aos íons sódio retorna ao normal e, simultaneamente, ocorre agora um significativo aumento na permeabilidade aos íons potássio. O repouso é a terceira e a última fase desse processo. É o retorno às condições normais de repouso encontradas na membrana celular antes da mesma ser excitada e despolarizada.
[pic 1]
[pic 2]
Potencial de Ação
O Potencial de Ação é a transição abrupta de potencial elétrico que ocorre durante a despolarização. Na área afetada pelo estímulo, a membrana permanece despolarizada, Logo as portas de potássio se abrem, permitindo a saída desse íon, que está em maior concentração no interior da célula. Com isso, ocorre a repolarização da membrana, que retorna a condição de repouso.
O esquema abaixo esclarece as fases do Potencial de Ação e a ação dos Canais Iônicos nesse fenômeno:
[pic 3]
[pic 4]
Potencial de Membrana
Potencial elétrico de membrana ou potencial transmembranar ou voltagem da membrana é a diferença de potencial eléctrico (voltagem) entre os meios intra e extracelular. Com isso quando uma célula recebe elétrons fica carregada negativamente, já quando ela doa, fica carregada positivamente. Podemos dizer então, que cada uma dessas células apresenta um potencial elétrico.
[pic 5]
[pic 6]
Potencial de Repouso
Potencial de Repouso é a diferença de potencial elétrico que as faces internas e externas na membrana de um neurônio que não está transmitindo impulsos nervosos. Assim o potencial de repouso é determinado pela concentração de íons nos fluidos dos dois lados da membrana celular ou pela existência de proteínas transportadoras de íons existentes na própria membrana celular. Apesar do nome a manutenção do potencial de repouso demanda gasto de energia pela célula, uma vez que o bombeamento de íons é um processo ativo de transporte que consome ATP.
[pic 7][pic 8]
Referência Bibliográfica
Fisiologia: Aula 6 - Fisiologia celular - Potencial de ação da célula; Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=JEGMlXEmhgA>; Acesso: 07 de Agosto de 2017.
PAULA, A. 2 Fisiologia - Potenciais de Membrana e Potenciais de Ação, Disponível em <https://www.passeidireto.com/arquivo/5264044/2-fisiologia---potenciais-de-membrana-e-potenciais-de-ação>; Acesso: 06 de Agosto de 2017.
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. "Polaridade das moléculas"; Brasil Escola. Disponível em
...