TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGEM DE PLANTAS MEDICINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Por:   •  23/8/2022  •  Projeto de pesquisa  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

PARQUE ESTADUAL DOIS IRMÃOS

[pic 1]

ABORDAGEM DE PLANTAS MEDICINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

RECIFE

2020

ABORDAGEM DE PLANTAS MEDICINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Relatório para apresentação de pré-projeto de pesquisa realizada pelos estagiários do Parque Estadual Dois Irmãos.

RECIFE

2020

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. OBJETIVO GERAL5

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS5

4. METODOLOGIA 5

5. RESULTADOS ESPERADOS 6

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS6

  1. INTRODUÇÃO

O Parque Estadual de Dois Irmãos está localizado na região noroeste da cidade do Recife, e possui uma área de 1.157,72 ha, estando inclusos o fragmento florestal, denominado Mata de Dois Irmãos, com 384,7 ha, onde se insere o zoológico e o fragmento da antiga Fazenda Brejo dos Macacos, com 773,02 ha, ao norte da Estrada dos Macacos.

Dentre os objetivos de parque estão as atividades que visam a educação ambiental e as que visam integração com a comunidade, essas envolvem um conjunto de atividades que propiciam processos por meio dos quais o cidadão e a coletividade possam construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a dentre outras coisas, o reconhecimento da fauna e flora local, e conservação do ambiente.

Um dos componentes da flora presente na região são as plantas com propriedades medicinais que são geralmente conhecidas e utilizadas pela população. Como componente presente da flora da região, faz-se necessário a abordagem dessas plantas na educação ambiental, tal como a desmitificação da real eficácia da utilização destas plantas com propriedades medicinais.

  1. OBJETIVO GERAL

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem para ampliar os métodos de educação ambiental aplicados no Parque Estadual de Dois Irmãos, de forma a apresentar e informar a respeito da utilização de plantas medicinais, tal como a comprovação ou não da eficácia de sua utilização.

Com a abordagem apresentada pretende-se criar atividades que integrem a comunidade, aumentando assim a capacidade do publico alvo de compreender e interpretar as informações transmitidas.

  1. OBJETIVO ESPECÍFICO

Visando o objetivo geral desde projeto, pretende-se inicialmente buscar informações científicas a respeito das plantas escolhidas para serem abordadas, a fim de obter conhecimento a cerda da eficácia e quais seriam os efeitos de cada espécie em particular.

Além disso, a apresentação de atividades de cunho pedagógico visando atingir um público maior, conseguindo assim compreender várias faixas etárias e níveis sociais, trabalhando socialmente a questão popular da comunidade visitante do parque.

  1. METODOLOGIA

  1. Coleta de Dados sobre as espécies a serem abordadas

O estudo de base realizado a cerca das espécies da flora abordados será feito por meio de revisão bibliográfica, sendo inicialmente realizada uma coleta de artigos sobre estudos feitos analisando a metodologia da utilização das plantas tal como sua eficácia.

  1. Abordagem da Educação Ambiental

Através da utilização de atividades lúdicas que demonstrem o processo desde cultivo até a utilização das plantas medicinais, além de apresentar quais as propriedades específicas de cada uma, de maneira a informar a comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com