Adubação Orgânica e Química na Cana de Açúcar
Por: Ana Paula • 28/9/2018 • Projeto de pesquisa • 2.258 Palavras (10 Páginas) • 311 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Comenta-se, com frequência, a respeito da adubação orgânica, que produzirá alimentos mais saudáveis livres de agrotóxicos e neste sentido este projeto tem como objetivo comparar a adubação orgânica e a química na produção de cana de açúcar.
A cana de açúcar é uma planta muito versátil e matéria prima de muitos produtos como o etanol, o açúcar e também é utilizada na fabricação de produtos artesanais e alimentação do gado em propriedades rurais e por estes motivos, e pela a minha família trabalhar com produtos a base da cana, a utilizarei para comparar os efeitos da adubação orgânica e química.
O intuito é analisar qual adubação é mais efetiva para os produtores rurais na região do sudoeste do Paraná, que utilizarão para a fabricação de produtos artesanais. A princípio a adubação química vai oferecer a quantidade certa de nutrientes que a planta precisa, porém a orgânica oferece diversos nutrientes à planta além de preservar o meio ambiente, usando lixo orgânico, resíduos de cana de açúcar e esterco de animais, podendo se tornar uma adubação sem muito gasto.
A proposta não é somente utilizar um tipo de adubação, pode também haver uma relação entre as duas, como Rossetto e Santiago afirmam que na adubação orgânica “[...] pode ser necessário adicionar, também, adubos químicos”. A resposta final pode ser a utilização da adubação orgânica por ser reaproveitado resíduo da cana, como a vinhaça e a torta de filtro, com complementos químicos para fornecer nutrientes deficientes na matéria orgânica.
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
A proposta de pesquisa do efeito de diferentes adubagens da cana de açúcar não está voltada para os grandes canaviais e grandes indústrias que utilizam a cana de açúcar para a geração dos seus produtos, como o etanol.
Será voltada para os produtores rurais da região sudoeste do Paraná, que plantam a cana para utilizá-la na fabricação de açúcar mascavo, aguardente, melado, rapadura, doces, guarapa e também como alimento para o gado. Para que possam utilizar uma adubação viável para estes produtores e que garanta qualidade do produto final, levando em consideração a preservação do meio ambiente.
Neste sentido serão analisados os efeitos da adubação química e orgânica na produção de cana de açúcar em propriedades rurais do sudoeste do Paraná.
3. OBJETIVOS
3.1. Objetivo geral
- Apresentar os resultados de diferentes adubagens para o cultivo de cana de açúcar por produtores rurais.
3.2. Objetivos Específicos
- Comparar os efeitos da adubação orgânica e química na produção da cana de açúcar;
- Propor uma adubação efetiva e que produza uma melhor qualidade de cana de açúcar para a produção de produtos artesanais a base da planta;
- Melhorar a produtividade da planta com o uso de resíduos orgânicos;
4. JUSTIFICATIVA
Este trabalho teve início quando observei a produção de açúcar mascavo e melado na propriedade rural da minha família, onde fabricam produtos artesanais, usando como matéria prima a cana de açúcar. Com este trabalho busco encontrar uma adubação que seja barata e que produza canas com boa qualidade para que minha família e os produtores rurais da região sudoeste do Paraná obtenham lucro na sua produção com canas de boa qualidade, usando a melhor adubagem e que preservem o meio ambiente.
O estudo de adubação orgânica no plantio de cana de açúcar pode trazer contribuições para melhorar o uso de adubos orgânicos em varias plantações, evitando que sejam utilizados produtos químicos que possam prejudicar o solo e a água, e que seja difundido aos produtores rurais visando o reaproveitamento de resíduos orgânicos.
Desejo apresentar as diferenças entre a adubagem orgânica e química para que seja utilizada a que traga benefícios para a sociedade, com produtos melhores e saudáveis para todos, e que os pequenos produtores rurais possam aumentar a sua produção e possivelmente transformá-la em uma empresa gerando emprego para a população.
5. METODOLOGIA
A pesquisa será realizada de forma comparativa. Em uma área de 2500m2 será plantado cana de açúcar que receberá adubação química e outra área de 2500m2 será plantada cana de açúcar que receberá adubação orgânica.
Na adubação química será aplicada 800 kg de calcário no solo para atingir pH 6, depois a terra será arrada e a cana será plantada de sulcos de profundidade entre 20 e 30 cm com espaçamento entre as linhas de 1 m e cobertas. Aplicar 105 kg de NPK 06-20-20 durante o plantio e depois de 100 dias de plantio aplicar cerca de 23 kg de ureia. Fornecer irrigação para a planta quando o tempo estiver seco.
Na adubação orgânica preparar o solo com esterco bovino, cerca de 100 kg e arrar a terra e plantar a cana com as mesmas medidas de plantio na adubação química. Aplicar vinhaça por aspersão até o solo ficar úmido e aplicar 5 t de torta de filtro nos sulcos e nas entre linhas 10t e cobrir a plantação com folhas secas de cana de açúcar para garantir umidade e temperatura ideal para o brotamento. Fornecer irrigação para a planta quando o tempo estiver seco.
Durante o crescimento da planta comparar o tempo de brotamento, a quantidade de mudas que brotaram, o desenvolvimento da planta durante o ano, a altura média das canas nas duas adubações e analisar a composição de cada uma comparando a qualidade da cana de açúcar nestas duas adubagens.
6. EMBASAMENTO TEÓRICO
6.1 Cana de açúcar
A origem da cana de açúcar é um pouco controvérsia, porém pode se dizer que ela tem origem asiática, com o tempo ela foi se espalhando pelo mundo como matéria prima para a produção de açúcar.
A planta chegou ao Brasil pelos portugueses no século XVI. De acordo com Silva e Silva, se adaptou muito bem por ser uma planta típica de climas subtropicais e tropicais. E no Brasil ela se desenvolveu nas regiões Nordeste e Sudeste sendo utilizada principalmente para a produção de açúcar.
...