Apoptose / Morte celular
Por: aaaaamuleque • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 580 Palavras (3 Páginas) • 1.168 Visualizações
Após a leitura do artigo Morte Celular por Apoptose, responda as questões abaixo:
- Defina apoptose.
É uma morte celular programada, que tem a função no nosso organismo de eliminar células sem mais utilidades e defeituosas. Essa defesa é ativada sempre que ocorre uma invasão por agentes patogênicos.
- Descreva os processos de morte celular.
*Autofagia=Digestão parcial da célula: E quando o lisossomo digere alguma organela dentro da célula. Por exemplo, uma célula tem bastantes mitocôndrias, mais ela não precisa mais de tantas mitocôndrias, o lisossomo vem e destroem partes dessa mitocôndria.
*Necrose: Células que morrem de modo não fisiológico, A morte é patológica ou "acidental" quando a célula é impedida de manter seus processos vitais por lesões físicas ou químicas causadas por fatores externos, como temperaturas extremas, radiação, traumas, produtos tóxicos e falta de oxigênio. Esse tipo de morte celular é chamado de necrose. A necrose é claramente visível por microscopia eletrônica: a célula incha e as organelas do citoplasma, em particular as mitocôndrias, são danificadas, mas o núcleo não sofre alterações significativas. Tais lesões impedem o controle do equilíbrio interno: a água e alguns íons (em especial sódio e cálcio), normalmente bombeados para fora, fluem livremente para dentro da célula, que incha e se rompe.
*Mitose Catastrófica: Assim como a necrose, a mitose catastrófica é um processo passivo; porém, alguns estudos sugerem que ela também pode apresentar uma regulação genética. A mitose catastrófica envolve uma mitose aberrante, resultando em uma segregação cromossômica errônea. Geralmente, não é considerada uma forma de morte, mas sim uma sinalização irreversível para a morte.
*Senescência: A senescência é um processo metabólico ativo essencial para o envelhecimento. Ocorre por meio de uma programação genética que envolve deterioração dos telômeros e ativação de genes supressores tumorais. As células que entram em senescência perdem a capacidade proliferativa após um determinado número de divisões celulares.
*Apoptose= Suicídio Celular: Ocorre quando uma célula esta envelhecida, quando ela precisa ser trocada ou quando ela precisa morrer. São os lisossomos que estão dentro da célula, que iram romper e as enzimas digestivas irão destruir toda estrutura celular.
- Explique a importância do apoptose para o organismo.
O nosso organismo possui mais de 60 mil biliões de células que constantemente se reproduzem, segundo um processo a que se dá o nome de “ciclo celular” com pontos de interrupção para verificação do bom andamento do mecanismo. Qualquer dano genético ou passageiro causado pelo stress, radiações, poluição, etc. provoca a interrupção do ciclo celular. Neste momento entram em ação os mecanismos celulares (enzimas) para reparar os estragos e eliminar os tecidos danificados.
Uma vez feita à reparação, o ciclo retoma o seu curso chamado mitose. Cada segundo da nossa vida 25 milhões de células são autodestruídos e substituídos por células cepa para assim conservar as células sãs.
4. Descreva a relação do câncer e apoptose.
Na autoimunidade as células do sistema imune não conseguem morrer quando era esperado que assim o fizessem, no câncer, entretanto, são as células do tumor que se negam a morrer. De fato, o câncer está começando a ser visto como uma doença que envolve tanto a proliferação excessiva de células como a sua renuncia à morte programada (apoptose).
O câncer se desenvolve depois que uma célula acumula mutações em diversos genes que controlam o crescimento e a sobrevivência. Quando uma mutação parece irreparável a célula afetada suicida-se do contrário ela poderá viver bastante para acumular mutações, o que a torna capaz de se dividir, descontroladamente e levar a metástase, ou seja, quando o tumor se espalha para outros locais ou tecidos.
...