TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Aves Introdução

Por:   •  5/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

As Aves

INTRODUÇÃO

As aves (latim científico: Aves) constituem uma classe de animais vertebrados, bípedes, homeotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos. Habitam todos os ecossistemas do globo, do Ártico à Antártica. As aves actuais variam muito em tamanho, do Mellisuga helenae de 5 centímetros ao avestruz de 2,75 metros. O registro fóssil indica que as aves evoluíram dos dinossauros terópodes durante o período Jurássico, por volta de 150-200 milhões de anos atrás (Ma), e a primeira ave conhecida é o Archaeopteryx do Jurássico Superior, cerca de 150-145 Ma. A maioria dos paleontólogos considera as aves como o único clado de dinossauros a sobreviver ao evento de extinção Cretáceo-Paleogeno, aproximadamente 65,5 Ma. São reconhecidas aproximadamente 10 000 espécies de aves no mundo.

Note que todos os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros. Os pássaros estão incluídos na ordem Passeriformes, constituindo a ordem mais rica, ou seja, com maior número de espécies dentro do grupo das aves.

Enquanto a maioria das aves se caracteriza pelo voo, as ratitas não podem voar ou apresentam voo limitado, uma característica considerada secundária, ou seja, adquirida por espécies "novas" a partir de ancestrais que conseguiam voar.

Muitas aves destacam-se das outras pelos seus belos cantos e rituais de acasalamento, que em algumas espécies de aves se torna num verdadeiro espetáculo.

Wikipédia: “Aves”

TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO

Origem das aves

Os cientistas defendem a teoria de que as aves descendem dos répteis. Desde 1861, foram encontrados na Alemanha alguns exemplares fósseis de um organismo que apresenta características intermédias entre o réptil e a ave: o Archaeopteryx litographica. Este animal apresentava, efetivamente, alguns traços reptilianos (dentes, cauda longa, e extremidades anteriores com dedos longos) e traços de ave (a forma do crânio e as penas). Este achado constitui uma das provas mais importantes que confirmam a teoria de que as aves descendem dos répteis.

O que são?

As aves são animais vertebrados bípedes, de sangue quente, que se reproduzem através da postura de ovos. Têm penas, patas dianteiras modificadas em asas e ossos ocos.

Na Natureza, é às aves que pertence o domínio do ar, embora nem todas tenham a capacidade de voar. As primeiras aves surgiram há cerca de 150 milhões de anos. Hoje, existem cerca de 9000 espécies em todo o Mundo, que muito diferem entre si.

As mais importantes características que as distingue são as asas e a estrutura que as mesmas implicam. Até aquelas que não têm a capacidade de voar são descendentes de aves voadoras. Voar permite procurar alimentos nos sítios mais remotos, fazer grandes viagens em busca de comida e escapar aos predadores.

Ao longo dos tempos, as várias espécies de aves desenvolveram características anatómicas – nomeadamente forma e tamanho – adaptadas ao ambiente em que se inserem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com