Dissertação O Destaque Principal do Vídeo é o Fator Abiótico Luz
Por: Adrielly Maria • 29/6/2021 • Dissertação • 440 Palavras (2 Páginas) • 171 Visualizações
O destaque principal do vídeo é o fator abiótico Luz, a energia luminosa.
A energia luminosa é proveniente do sol, (sendo a fonte de energia que sustenta todo o planeta) entrando no ecossistema em forma de luz é transformado em energia química, o que é essencial para nossa sobrevivência na terra. A energia luminosa é transformada em energia química através do processo da fotossíntese, um processo onde o organismo fotossintetizante absorve o dióxido de carbono mais a água produzindo então o oxigênio e a glicose que é uma molécula ricamente energética, “Na fotossíntese, a planta usa a energia do Sol para oxidar a água e, assim, produzir oxigênio, e para reduzir o CO2, produzindo compostos orgânicos, principalmente açúcares.” (KLEUGE, TEZOTTO-ULIANA, DA SILVA. 2014). Na fotossíntese o organismo absorve o dióxido de carbono diminuindo a concentração do mesmo o que gera um ponto favorável ao planeta, pois o dióxido de carbono e outros gases como o metano geram o efeito estufa quando em uma concentração maior.
“Sendo assim, a cadeia alimentar é considerada um processo no qual os seres vivos, em geral, são devorados por outros seres vivos, ocasionando assim, a transferência de energia dentro do sistema, o que resulta na alimentação e consequente sobrevivência dos organismos”(LINDENMEYER,2013). Essa energia química passa de um nível para o outro através da alimentação, ela se fixa nos alimentos e através da cadeia alimentar é transferida de um organismo para outro e se perdendo em forma de calor. Com essa transferência de energia na cadeia alimentar, tende da energia decrescer, sendo assim, a energia química gerada no inicio pelos produtores já estar em uma concentração menor nos consumidores secundários. No ecossistema a energia é unidirecional, pois segue um caminho único ao passar energia entre os organismos. Não há predador para os que estão no topo da cadeia alimentar, pois não existe energia disponível para a sustentação desses organismos.
Esse fator abiótico (luz, a energia luminosa) influencia também o comportamento e a distribuição dos seres vivos, influenciando também em suas características morfológicas. Alguns animais necessitam de uma elevada necessidade luminosa e são chamadas de espécies lucífilas. Já outros não necessitam de muita luz, muitos evitando essa luminosidade, chamadas de espécies lucífugas. Essa energia luminosa é essencial para o desenvolvimento de todas as formas de vida do planeta.
Referências:
Kluge, R.A. Tezotto-Uliana, J.V. da Silva, P.P.M. Aspectos Fisiológicos e Ambientais da Fotossíntese. Rev. Virtual Quim. Data de publicação na Web: 30 de novembro de 2014. Disponível em: > http://rvq-sub.sbq.org.br/index.php/rvq/article/download/996/531< Acesso em 18 mar. 2021
Lindenmeyer, C.M. (RE) CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE CADEIA ALIMENTAR: TRABALHANDO A PARTIR DAS IDEIAS DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO EM JOVENS E ADULTOS. Porto Alegre: PUCRS, 2013
...