ERAS GEOLÓGICAS
Por: Ciências Biológicas • 23/10/2016 • Relatório de pesquisa • 816 Palavras (4 Páginas) • 428 Visualizações
Ciências Biológicas
Evolução
Prof.ª Dra. Paloma Aparecida de Lima
Eras Geológicas
João Vitor Oliveira Ra: 8465179183
Bauru,
2016
Eras Geológicas
Estima-se que a terra tem aproximadamente 4 bilhões de anos, através de estudos realizados em rochas e fosseis, afirmam que durante todo esse período a terra passou por grandes transformações, que foram enquadradas em diferentes eras geológicas. Essas diferentes eras geológicas correspondem a grandes intervalos de tempo, que são divididas em períodos.
A mudança de uma era geológica para outra foi estabelecida por meio de alterações significativas na crosta terrestre, sendo, portanto, classificadas em cinco eras geológicas distintas: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.
- Arqueozoica
A era geológica arqueozoica e caracterizada pela formação da crosta terrestre, em que surgiram as rochas magmáticas ou ígneas e a formação dos escudos cristalinos dos continentes, que se ampliou graças aos movimentos tectônicos da crosta que aconteceram nas bordas. Maior atividade vulcânica, pelo motivo, da crosta não ser muito espessa, e os derramamentos ocasionaram no crescimento da área continental. Houve formação das primeiras montanhas, formou-se a atmosfera primitiva que teve origem nos gases que saíram do interior da terra, possivelmente, metano, amoníaco e dióxido de carbono. Formaram-se os oceanos por meio do vapor d’agua originada do interior da crosta.
Muitas reações químicas ocorriam na agua e na lama primitiva – Sopa Primordial, dando origem às primeiras formas de vida, que era seres unicelulares e minúsculos, conhecidas atualmente como algas azuis e também bactérias.
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
- Proterozoica
Estima-se que essa era teve inicio a cerca de 2,5 bilhões de anos atrás e terminou a 550 milhões de anos atrás. Muitos dos eventos da historia da terra e da vida ocorreram durante o proterozoico, os principais foram: a formação dos grandes continentes através da intensa atividade vulcânica que originou grandes depósitos de mineiros metálicos, o surgimento das placas tectônicas, a oxigenação da atmosfera, proporcionar a “catástrofe de oxigênio” e consecutiva extinção em massa de organismos anaeróbicos e também o surgimento de uma abundancia do fosseis de organismos unicelulares. [pic 6]
[pic 7]
- Paleozoico
A era Paleozoica prevaleceu de 550 a 250 milhões de anos atrás. Nesse período a terra passou por grandes transformações, entre eles estão o surgimento de conjunto montanhas, além das incursões e recuos dos mares em seus interiores, como os mares continentais. E conhecida também por apresentar por uma grande diversificação evolutiva dos animais do principio como insetos e répteis, surgimento das grandes florestas. No entanto, em seu externo oposto acontece a extinção maciça onde cerca de 90% de todos os animais marinhos foram extintos.
[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]
- Mesozoico
A era Mesozoica iniciou-se a cerca de 250 milhões de anos atrás e durou cerca de 185 milhões de anos. A separação dos continentes e a consequente formação de novos oceanos que estiveram entre os principais acontecimentos dessa era.
Na era Mesozoica ocorreu a fragmentação do supercontinente denominado Pangeia. Com a fragmentação do continente fez com que as espécies sofressem também com a ação de novos climas, levando varias espécies a extinção e á adaptação. Acredita-se que os primeiros mamíferos, pequenos e insetívoros em sua maioria. Além dos mamíferos outro grupo comum nos dias atuais surgiu nesse período, as aves que surgiram no final do Jurássico.
...