TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Educacional Brasileiro Era Centralizado

Ensaios: O Sistema Educacional Brasileiro Era Centralizado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  1.095 Visualizações

Página 1 de 2

A elaboração deste trabalho visa entender melhor a estrutura e funcionamento da educação no ensino fundamental de nove anos. A atuação do magistério e da sociedade civil na aprendizagem do aluno. A confecção de um mapa conceitual observando as atribuições do MEC em todo território brasileiro. Neste sentido, mais especificamente os sistemas organizacionais do MEC, observando se há vantagens e desvantagens no Ensino fundamental de nove anos, e fazendo uma breve reflexão do universo de uma criança, com base em vários autores e teorias, tais como de Henri Wallom, Jean Piaget e Lev Vygotsky, que estudaram o processo de ensino-aprendizagem em todas as fases de desenvolvimento da criança, como sujeito participativo neste processo.

Texto enumerativo do Sistema de Ensino Brasileiro

1. Transformação

2. Concretas

3. Práticas Pedagógicas

4. Decodificação

5. Educação Infantil

6. Educação Fundamental

7. Processo Produtivo

8. Sistema Educacional

9. Escola (base)

10. Contexto (político, social e econômico)

11. Tecnologia

12. Profissional

13. Agente de educação (não repassador de conhecimento)

14. Superação

15. Participação

AS ATRIBUIÇOES DO MINISTERIO DA EDUCAÇÃO

O Ministério da Educação (MEC) foi criado em 1930, logo após a chegada de Getúlio Vargas ao poder. Com o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública, a instituição desenvolvia atividades pertinentes a vários ministérios como saúde, esporte, educação e meio ambiente. Até então, os assuntos ligados à educação eram tratados pelo Departamento Nacional do Ensino, ligado ao Ministério da Justiça.

O sistema educacional brasileiro era centralizado e o modelo era seguido por todos os estados e municípios. Com a aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1961, os órgãos estaduais e municipais ganharam mais autonomia, diminuindo a centralização do MEC.

Uma nova reforma na educação brasileira foi implantada em 1996. Trata-se da mais recente LDB, que trouxe diversas mudanças às leis anteriores, com a inclusão da educação infantil (creches e pré-escola). A formação adequada dos profissionais da educação básica também foi priorizada com um capítulo específico para tratar do assunto.

...

Baixar como  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »