TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCICIOS CONTEUDOS IMPAR TOXICOLOGIA UNIP

Por:   •  22/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.914 Palavras (16 Páginas)  •  1.110 Visualizações

Página 1 de 16

Algumas perguntas devem ser realizadas pelo próprio analista, antes da realização de uma análise toxicológica. Objetivo da análise, o que determinar, onde encontrar e a metodologia a ser seguidas, são parâmetros que norteiam a avaliação toxicológica. Com relação aos exames toxicológicos post-mortem, analise as afirmativas a seguir.

     I.      Algumas drogas, como a cocaína, se encontram em altas concentrações na bile.

     II.    Para análise química post-mortem dá-se preferência a dosagem na urina do que a no sangue.

     III.  Imunoensaio é um dos métodos mais utilizados na análise de amostras post-mortem. 

     Assim, estão corretas apenas as afirmações:

A[pic 1]

I.

B[pic 2]

II.

C[pic 3]

I e II.

D[pic 4]

II e III.

E[pic 5]

I, II e III.

 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.

Estudos recentes comprovam o progressivo uso de cocaína, que depois do álcool é a droga de maior consumo. Relativa ao uso destas substâncias, assinale a afirmativa incorreta:

A[pic 6]

O sangue é a amostra mais comumente usada para análise quantitativa de álcool.

B[pic 7]

A cromatografia gasosa/espectrometria de massas (CG/EM) é o método analítico mais frequentemente usado para a análise da cocaína.

C[pic 8]

O cabelo não acumula cocaína e, portanto, não deve ser escolhido como amostra.

D[pic 9]

As vantagens do método “headspace” com microextração em fase sólida (MEFS) para análise do álcool são o baixo custo, a facilidade operacional, a existência de sistema portátil e a perda e contaminação mínima da amostra.

E[pic 10]

A quantificação da concentração de álcool em amostra líquida colhida de humor vítreo pode resultar em dados mais confiáveis do que a amostra de sangue, no caso de cadáver putrefato.

 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.

Cientistas japoneses desvendaram como a talidomida interfere no desenvolvimento de fetos e provoca má-formação. A descoberta abre as portas para o desenvolvimento de alternativas seguras ao remédio que mantenham eficácia terapêutica, mas sem efeitos adversos.

A droga foi proibida na década de 60 depois de milhares de crianças nascerem com atrofia dos membros ou problemas cardíacos. Voltou ao mercado na década seguinte - sob rigorosa legislação - pois constitui uma boa alternativa para tratamento de doenças como hanseníase, lúpus, câncer na medula óssea e artrite reumatóide.

Hoje, a talidomida chega a ser indicada para até 60 tipos de tratamentos, que incluem alívio dos sintomas de portadores do HIV e diminuição do risco de rejeição em transplantes de medula. Contudo, o acesso é restrito a pacientes cadastrados nos programas públicos de saúde.

O estudo mostrou como a talidomida liga-se a uma enzima chamada cereblon, muito importante nos dois primeiros meses do feto para o desenvolvimento dos membros. A ligação torna inativa a enzima, o que provoca a má-formação. OESP, 02/03/2010.

Para que haja o uso seguro de substâncias químicas, realizam-se ensaios toxicológicos pré-clínicos. Em relação a estes ensaios, analise as seguintes frases e responda:

I.       os ensaios de toxicidade aguda caracterizam a DL50 de uma substância química, mas não a CL50

II.   o NOEL – Nível de Efeito Não Observado é obtido no ensaio de toxicidade sub-crônica. À partir do NOEL, obtém-se a IDA - Ingestão Diária Aceitável

III.   o ensaio de toxicidade crônica deve ter duração superior a 3 meses. São administradas baixas doses da substância química.

IV.  os ensaios de toxicidade pré-clínicos são realizados em humanos, mas não em animais

Estão incorretas apenas as frases:

A[pic 11]

I e IV

B[pic 12]

II e III

C[pic 13]

I, II e III

D[pic 14]

I, II e IV

E[pic 15]

I, III e IV

 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: A.

A avaliação de toxicidade consiste em um conjunto de ensaios realizados em animais (avaliação pré-clínica). Múltiplos são as avaliações realizadas com o vários objetivos, dentro os quais, prever quais são os possíveis danos causados pelas substâncias química, à humanos. Assinale a alternativa incorreta, quanto às informações sobre avaliação de toxicidade: (Concurso Público para Perito Criminal do Estado de Minas Gerais - modificado).

A[pic 16]

A teratologia é o estudo dos defeitos induzidos durante o desenvolvimento entre a concepção e o nascimento.

B[pic 17]

Os ensaios de toxicidade sub-crônica são aqueles em que há múltiplas exposições (pelo menos 3) com 2 espécies de animais, cujos danos aparecem entre 21 e 90 dias. Determinam o NOEL.

C[pic 18]

Os ensaios de toxicidade crônica determinam os danos causados pelos xenobióticos quando ocorrem múltiplas exposições e estudam o potencial carcinogênico de uma substância química.

D[pic 19]

Os ensaios de toxicidade aguda são realizados em animais, em altas doses. A via oral é a única a ser utilizada.

E[pic 20]

Dentre os princípios dos ensaios toxicológicos, destaca-se que os efeitos produzidos por um composto nos animais de laboratório, são aplicáveis ao homem.

 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (189.2 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com