Educação em Saúde na Escola: uma abordagem do currículo e da percepção de discentes de Licenciatura em Biologia no período pandêmico
Por: maysal02 • 15/11/2023 • Artigo • 3.485 Palavras (14 Páginas) • 67 Visualizações
Educação em Saúde na Escola: uma abordagem do currículo e da percepção de discentes de Licenciatura em Biologia no período pandêmico
Maysa Lohanna Barbosa Santos1
Emanuella Barros de Souza Oliveira Alvares2
Alysson Rodrigues Lima3
Resumo
A Educação para a Saúde apresenta objetivo de sensibilizar os alunos à busca permanente da compreensão de seus condicionantes e capacitá-los, a fim de implementar as medidas práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde. Compartilhando desta maneira, o direito à saúde. Esta pesquisa teve por objetivo analisar e compreender a percepção que os alunos do curso de Licenciatura em Biologia apresentam acerca das atividades que envolvam o tema Educação em Saúde nas escolas, discutindo a inserção dessa temática no currículo no período pandêmico. Em relação às ações e exercícios desenvolvidos neste estudo, foram constituídas por revisão de estudos completos e coleta de dados, utilizando para a execução desta, um questionário semiestruturado. Este questionário foi direcionado para os licenciandos matriculados no curso de Licenciatura em Biologia do Centro Universitário da Vitória de Santo Antão – UNIVISA, no semestre de 2022.1. A partir deste, foi evidenciada que apesar da importância dada à Educação em Saúde na Escola pelos discentes, parte destes ainda possuem dificuldade na relação e identificação da aplicabilidade da temática do decorrer do curso de Licenciatura. Assim, foi compreendida então a necessidade da implementação de currículos formativos bem fundamentados para o futuro professor de Ciências e Biologia, sendo de extrema importância o aprofundamento da formação desses profissionais. Concluindo que faz-se indispensável a compreensão da educação em saúde como uma ação promotora de processos de mudanças de comportamento e de formação de atitudes.
Palavras-chave: Educação; Ensino da Biologia; Ensino das Ciências; Ensino Superior.
1. Introdução
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Brasil (1998), a Educação para a Saúde possui objetivo de promover a conscientização dos alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus condicionantes e capacitá-los para a utilização de medidas práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde.
Uma vez que educar para a saúde seja a principal competência de outros âmbitos, como os próprios serviços de saúde, a escola é reconhecida como espaço que de forma integral realize a promoção de saúde. Para esta ser colocada em prática efetivamente, são necessárias implementações de abordagens metódicas que permitam a reflexão e desenvolvimento de ações coletivas ao ambiente escolar (BRASIL, 1999).
Ainda de acordo com Brasil (1998), é recomendado que a área específica das Ciências Biológicas contextualize o referido tema sendo para “julgar ações de intervenção, identificando aquelas que visam à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente”, tendo como intuito que os educandos garantam essa visão sistêmica compartilhada pelos docentes responsáveis.
Assim, o curso de Licenciatura em Biologia é pensado com a expectativa de formar um professor capaz de trabalhar integralmente por uma sociedade produtiva, reflexiva e sustentável, ajudando a cuidar da saúde do ambiente como também das pessoas por meio da geração de informação e tecnologias que possibilitem o crescimento e o desenvolvimento da sociedade moderna (BRASIL, 2001).
O ensino de saúde na escola é principalmente vivenciado nos componentes curriculares relacionados às Ciências Naturais, tendo em vista que é a área que apresenta mais familiaridade acerca dos assuntos estudados. Desta forma, os professores de Ciências e Biologia estão, cada vez mais portando tal responsabilidade, e, se faz necessária uma boa preparação do profissional para que obtenha êxito nesta (ZANCUL; GOMES, 2011).
Contudo, objetivando o enfoque de educação em saúde no ambiente escolar, verifica-se a carência da capacitação de profissionais para o trabalho articulado com as áreas de Educação e Saúde, que contribua para uma concepção integrativa e fortaleça o pensamento crítico do aluno, conduzindo trabalhos coletivos e bem planejados no ambiente de trabalho em que se situa, de acordo com a realidade social que se insere (LEONELLO; L’ABBATE, 2006).
À medida que o professor de Ciências e de Biologia, protagonistas reconhecidos por todos na construção, implementação, gerenciamento de atividades exercidas na área e no processo de ensinagem de Educação em Saúde, observamos a escassez de um currículo formativo bem fundamentado, a fim de garantir a reflexão crítica e não fragmentalizada do futuro profissional, flexibilizando-o e adaptando-o à realidade em que se insere (VIEIRA, 2018).
Além do mais, diante o estado emergencial pandêmico vivenciado nos últimos anos, decorrente o desafio de um cuidado integrado à saúde, evidencia-se a necessidade da prática e conceitualização da educação em saúde diante o cenário que visa à autonomia e o estímulo do autocuidado em busca da qualidade de vida. Mas, para o alcance de tais resultados, é necessária a criação de uma aprendizagem significativa entre educadores e educandos (BRANDÃO et al., 2021).
Em meio a tal crise, as ações educativas partindo do ambiente escolar se faz necessário para a reorientação e aprendizado no que diz respeito à superação da problemática atual e transformação da realidade em que estão inseridos. Conforme Neves et al. (2021), a abordagem da Educação em Saúde capacita a população a fim de reduzir os malefícios acarretados à saúde individual e coletiva, possibilitando a lidar com os conflitos de modo efetivo.
Visto que a literatura específica e os documentos oficiais norteadores da educação trazem a debate a Educação em Saúde nas escolas brasileiras e nos cursos de Licenciatura, é de extrema importância rever como este campo vem sendo discutido nos dois setores e como os futuros profissionais estão desenvolvendo-o, assim como seus discernimentos qualitativos no processo de ensino-aprendizagem.
Considerando este contexto, explicitamos nosso objetivo de pesquisa. Uma vez que historicamente a educação em saúde no Brasil está sob a responsabilidade dos componentes curriculares dos cursos de Licenciatura em Biologia, surge o interesse na averiguação e no entendimento da percepção que os discentes apresentam acerca do processo de ensino-aprendizagem da educação em saúde na escola.
Por conseguinte, a fim de investigar as concepções dos estudantes em relação à Educação em Saúde na escola, esta pesquisa tem por objetivo analisar e compreender a percepção que os alunos do curso de Licenciatura em Biologia apresentam acerca das atividades que envolvam o tema Educação em Saúde nas escolas, discutindo a inserção dessa temática no currículo no período pandêmico.
...