TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido de Protistologia

Por:   •  21/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.650 Palavras (15 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro de Ciências da Saúde

Instituto de Biologia

Estudo Dirigido de Zoologia I

Protistologia

Disciplina: Zoologia I – Módulo: Protistologia

Professor: Inácio Domingos da Silva Neto

Aluno: Diogo de Castilho Silva - 112050363

Turma: Ciências Biológicas (Ciclo Básico) – 1º Período


Estudo Dirigido I

Protista

  1. O que levou os estudiosos à criação dos Reinos Monera e Protista?

Anteriormente, o sistema de Reinos era dividido em dois grandes grupos: Plantas e Animais. Com a descoberta de vida unicelular, tornou-se necessária a criação de um novo táxon, pois esses seres possuem características muito peculiares, o que impossibilita classificá-los como um dos reinos já existentes.

Com o estudo mais aprofundado da estrutura e função celular dos organismos unicelulares, verificou-se que alguns organismos apresentavam envoltório nuclear (carioteca) e todo um sistema de membranas, organelas, fuso mitótico e outras estruturas características, levando assim a classificação destes como pertencentes ao Reino Protista, enquanto os que desproviam destas estruturas foram inseridos no Reino Monera.

  1. Caracterize o Reino Protista.

Não há como definir o Reino Protista como um grupo homogêneo, devido sua alta diversificação apresentada. Esse reino não define um grupo monofilético, porque não há sinapomorfias definidas. São unicelulares, eucariontes e são encontrados nos mais variados tipos de ambiente, porém necessitam de um mínimo de agua para exercerem sua forma ativa; a locomoção ocorre como auxílio de flagelos, cílios ou pseudópodes, característica importante para classificação; são predominantemente heterotróficos e podem ser predadores ou filtradores, empregando usualmente fagocitose e pinocitose para obtenção de alimentos; são nadantes ou sésseis; possuem divisão simetrogênica ou homotetogênica; a mitose pode ser aberta, semiaberta ou fechada; dentre outras.

  1. Caracterize o Phylum Ciliophora.

Têm forma celular mantida pela película consistindo em vesículas alveolares e camada fibrosa de epiplasma abaixo da membrana plasmática, denominada córtex; têm cílios para locomoção associados a cinetossomos; realiza reprodução assexuada por fissão binaria transversal, ou sexuada, por conjugação; são dicarióticos, possuindo um micronúcleo, responsável pela reprodução, e um macronúcleo, que controla as atividades metabólicas; sua reserva é o glicogênio.

  1. O aparecimento e distribuição de protistas é determinada por fatores bióticos e abióticos. Baseado nisso, associe alguns fatores ideais para a ocorrência destes organismos e suas estratégias de sobrevivência em caso de mudanças desfavoráveis de ambiente.

É necessária a presença de água e alimento disponível, além de temperatura, pH, salinidade adequada, dentre outros fatores, variando de acordo com as espécies. Caso as condições estejam desfavoráveis, os mucocistos desses protozoários secretam substancias que em contato com a água, produzem um envoltório rígido que protege o protozoário, até as condições se tornarem favoráveis. Esse processo se chama encistamento, em que o metabolismo dos protozoários se reduz, fazendo com que seja possível a sua sobrevivência em situação inóspita.

  1. Os ciliados podem ser encontrados nos ambientes sob forma ativa ou latente (de cisto). Considerando essas formas, como se processa a dispersão geográfica dos mesmos? Cite alguns tipos de habitats conquistados.

A dispersão é feita de várias formas. Sob a forma ativa, eles têm a capacidade de se locomover livremente, já sob a forma de cisto, não podem se mover e são arrastados pelas correntes aquáticas, de ar ou por animais. Já foram encontrados ciliados em ambientes aquáticos, terrestres, desérticos entre outros.

  1. Faça uma representação esquemática de um ciliado hipotético predador de protozoários e um outro ciliado bacterívoro. E como se processa alimentação nestes organismos?

Um ciliado predador usa os cílios ou cirros para perseguir e capturar protozoários que passem por ele. Enquanto os bacterívoros formam correntes de água formada pela ciliatura adoral para trazer o alimento.

  1. Como se processa a eliminação dos excretas sólidos e líquidos destes organismos?

São exportadas por vesículas até um poro permanente, chamado citoprocto, através do qual o vacúolo libera material para o exterior.

  1. Quantos tipos de núcleos tem os ciliados e quais as suas funções?

Os ciliados possuem dois tipos de núcleos: o macronúcleo, responsável pelas funções metabólicas, diferenciação celular e síntese protéica; e o micronúcleo, responsável pela reprodução sexuada e dá origem ao macronúcleo.

  1. Paramecium caudatum tem duas formas de reprodução que é típica de vários ciliados. Explique como se processa estas formas de reprodução indicando os eventos genéticos e de morfogênese envolvidos.

Ele pode se reproduzir assexuadamente por fissão binária transversal (homotetogênica), que ocorre com a formação de um fuso mitótico interno em cada micronúcleo, formando duas células filhas; e sexuadamente por conjugação, que ocorre da segunte forma: dois organismos se juntam através de conexões feitas pelo citóstoma. Os macronúcleos se desintegram e os micronúcleos entram em meiose, porém degeneram-se depois, restando apenas um. Este sofre mitose, e um é trocado com o micronúcleo do outro. Os conjugados se separam e os micronúcleos se fundem e formam um sincárion, que sofre mitose e origina um micronúcleo e um macronúcleo. Ocorrem divisões binárias, originando quatro células filhas para cada conjugante original.

  1. Que estruturas podemos encontrar no córtex e endoplasma dos ciliados?

O córtex dos ciliados é composto pela membrana plasmática, pelo perilema (que recobri a primeira), pelo epiplasma, por uma camada alveolar e pelo sistema infraciliar (cinetossomas e fibrilas). Já no endoplasma, encontram-se as organelas, como extrussomas, vacúolos digestivos, contráteis, e os núcleos (macro e micro).

Estudo Dirigido II

Protista

  1. O que levou os estudiosos á criação dos Reinos Monera e Protista?

Já respondida (1ª questão do primeiro estudo dirigido).

  1. Qual a provável origem das organelas mitocôndrias e cloroplastos presentes em Protistas?

Pela teoria da Endossimbiose, organismos unicelulares heterótrofos endocitaram seu alimento, bactérias de vida livre primitivas, fotossintetizantes ou não. Por alguma razão, não foram totalmente digeridas e passaram a viver em uma relação mutualística, evoluindo para organelas celulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (148.2 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com