Estudo dirigido de genética
Por: Saara Santos • 28/7/2019 • Trabalho acadêmico • 1.060 Palavras (5 Páginas) • 350 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO DE GENÉTICA BÁSICA – 5 e 6 de Novembro
DOCENTE: Analía Garnero
MONITORAS: Lana Dorneles e Maria Eduarda Elesbão
- Em seus experimentos, Mendel teve o cuidado de utilizar apenas plantas de linhagens puras, por exemplo, plantas de sementes verdes que só originassem sementes verdes e plantas de sementes amarelas que só originassem sementes amarelas. Você deve estar se perguntando, como Mendel sabia que as plantas eram puras?
Para saber se a planta realmente era pura Mendel escolhia as plantas e observava seus resultados ao longo de seis gerações. Mendel observava seus descendentes, se nenhum deles gerasse sementes de cores diferentes da cor da planta inicial então a planta era considerada pura.
2) Um estudante, ao iniciar o curso de Genética, anotou o seguinte:
I. Cada caráter hereditário é determinado por um par de fatores e, como estes se separam na formação dos gametas, cada gameta recebe apenas um fator do par.[pic 1]
II. Cada par de alelos presentes nas células diploides separa-se na meiose, de modo que cada célula haploide só recebe um alelo do par.
III. Antes da divisão celular se iniciar, cada molécula de DNA se duplica e, na mitose, as duas moléculas resultantes se separam, indo para células diferentes.
A primeira lei de Mendel está expressa em:
a) I, somente. b) II, somente. c) I e II, somente. d) II e III, somente. e) I, II e III.[pic 2]
3) Mendel, durante as suas pesquisas, elaborou algumas hipóteses. Entre estas, estava a de que fatores se segregam quando ocorre a produção dos gametas. O que Mendel chamou de fatores, hoje sabemos que se trata dos (as):
a) cromossomos. b) genes. c) RNA. d) espermatozoides. [pic 3]
e) fenótipos.
4) A Segunda Lei de Mendel, também chamada de lei da segregação independente, diz que os fatores para duas ou mais características segregam-se de maneira independente, distribuindo-se para os gametas e recombinando-se ao acaso. De acordo com essa lei, podemos concluir que um indivíduo de genótipo BBCc terá gametas:
a) B, C e c. b) BB e Cc. c) BC e Bc. d) BB, BC, Bc e Cc.[pic 4]
5) De acordo com as leis de Mendel, indivíduos com genótipos:
a) AaBb produzem gametas A, B, a e b.
b) AaBB produzem gametas AB e aB.
c) Aa produzem gametas AA, Aa e aa.[pic 5]
d) AA produzem gametas AA.
e) AABB produzem dois tipos de gametas.
6) Quantos tipos de gametas fornece os indivíduos de genótipo:
a) AABBCCDd:
b) AaBbCcDcFf: [pic 6]
c) aaBbCcdd:
d) AaBBCcDd:
7) Um indivíduo com genótipo AabbCcDd apresenta quantos tipos diferentes de gametas?
a) 10 b) 9 c) 8 d) 7 e) 6[pic 7]
8) Dois genes alelos atuam na determinação da cor das sementes de uma planta: A, dominante, determina a cor púrpura e a, recessivo, determina a cor amarela. A tabela abaixo apresenta resultados de vários cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta:
[pic 8]
Apresentam genótipo Aa as linhagens:
a) I e II. b) II e III. c) II e IV. d) I e IV. e) III e IV.[pic 9]
9) Sabemos que o albinismo é uma anomalia genética recessiva em que o indivíduo portador apresenta uma deficiência na produção de melanina em sua pele. Se um rapaz albino se casa com uma menina que produz melanina normalmente, porém que possui mãe albina, qual é a probabilidade de o filho do casal nascer albino?
a) 100%. b) 75%. c) 50%. d) 25%. e) 0%.[pic 10]
10) Imagine que, no cruzamento entre dois ratos de pelagem preta característica dominante), nasceu um filhote de pelagem branca. Ao observar esse fato, podemos afirmar que:
a) Os pais do rato branco são heterozigotos.
b) Os pais do rato branco são homozigotos.
c) O rato branco é heterozigoto.
d) O rato branco tem o mesmo genótipo dos pais, diferindo apenas no fenótipo.[pic 11]
e) É impossível que o rato branco seja filho dos ratos de pelagem preta.
...