Evolução e Características do Grupo de Plantas
Por: Patricia Jardim • 27/5/2016 • Projeto de pesquisa • 339 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
Apresentação - Ecologia
Briófitas: As briófitas contribuem para o aumento de matéria orgânica depositada no solo, resultante da decomposição de animais e plantas mortas e permitem, por vezes, identificar a presença ou ausência de determinados ácidos, sais e minerais. Possuem grande importância na dinâmica dos ecossistemas terrestres por apresentarem características que possibilitam a sucessão ecológica, ( que essa ecologia continue) além da capacidade para conter água estando relacionadas com alterações decorrentes da ação humana. Além disso, o crescimento e o desenvolvimento dessas plantas estão relacionados com a qualidade do ar, também tem alterações ocorridas na vida das espécies em consequência da urbanização.
Pteridofitas: Para começar, vou citar um exemplo, a samambaia. É usada como se fosse um enfeite para muitos lares. Suas folhas de brotamento se parecem com um feto. A ecologia da Restinga, que é uma floresta com a existência de pteridófitas, há muita preferência pelo substrato, um nutriente que serve para o desenvolvimento do organismo e mudanças de eventos de alguma época do ano, além de mudar completamente o modo de viver e o crescimento das plantas.
Angiospermas: Existem mais de 250 mil espécies de angiospermas, envolvidas no reino Plantae. O Laboratório de Ecologia Reprodutiva das Angiospermas (LERA), em 2015, descobre que uma abelha conhecida como mamangava-de-cauda-branca que é nativa da Europa, chega ao Brasil, estas competem por recursos de outras abelhas (que são brasileiras), transmitindo doenças (já que era época de surto na Europa) para estas abelhas e para às plantas que visitam, sendo estas as angiospermas, botando-as em risco e podendo abalar seu ecossistema atual.
Gimnospermas: são plantas de sementes nuas. São importantes porque são usadas como abrigo/esconderijo por animais, são plantas adaptadas a climas frios ou temperados, ecologicamente falando, dificilmente essas plantas são encontradas em lugares como o Brasil ou lugares muito quentes, são adaptadas em locais com temperaturas entre 20/25 graus, porém o inverno não é muito rigoroso indo um pouco mais além de – 0 até -3 graus, encontradas em árvores altas, como o pinheiro. Sementes comestíveis servem de alimento para animais.
...