Fibras alimentares
Por: raianaamm • 20/8/2015 • Relatório de pesquisa • 365 Palavras (2 Páginas) • 1.134 Visualizações
Introdução fibra
O termo Fibra Alimentar, antigamente denominada Fibra Dietética ou Fibra da Dieta, é uma denominação genérica incluindo uma grande variedade de substâncias que não constituem um grupo químico definido, mas são combinações de substâncias quimicamente heterogêneas tais como celulose, hemiceluloses, pectinas, ligninas, gomas e polissacarídeos de algas marinhas e bactérias. As fibras são substâncias que não sofrem hidrólise pelas enzimas intestinais e compõem o tecido vegetal e não são utilizadas como fontes energéticas (CHO; DEVRIES; PROSKY, 1997).
As fibras podem ser classificadas como sendo compostos solúveis e insolúveis. As fibras insolúveis são compostas principalmente por celulose, hemicelulose e lignina, componentes estruturais de plantas e as fibras solúveis são a pectina, goma xantana, flocos vegetais, flocos de aveia, cevada e leguminosas como o feijão, lentilha, soja e grão de bico (DREHER, 1999).
Atualmente, a fibra alimentar é considerada alimento funcional, pois desempenha no organismo funções importantes como intervir no metabolismo dos lipídios e carboidratos e na fisiologia do trato gastrointestinal, além de assegurar uma absorção mais lenta dos nutrientes e promover a sensação de saciedade. A fibra alimentar presente nos alimentos faz com que esses possam ser chamados de “prebióticos” estimulando assim a flora do intestino e interferindo de forma positiva na nutrição do indivíduo (Dutra e Marchini, 1998).
A fibra possui uma característica própria em relação aos outros nutrientes, pois corresponde a fração não digerível podendo ser separada dos demais nutrientes por processo de filtração após digestão em meio ácido. O ácido sulfúrico é o ácido utilizado para digestão da fibra bruta, sendo o método gravimétrico utilizado e o resultado é dado pela porcentagem de fibras ou gramas de fibras por 100g de amostra do alimento em análise (ANDRADE, 2009).
Referências
Dutra OJE, Marchini JS. Ciências Nutricionais. São Paulo: Sarvier, 1998.
DREHER, M. Food Sources and Uses of Dietary Fiber. Complex Carbohydrates in Foods. Marcel Dekker, 1999.
CHO, S. DEVRIES, J. W.; PROSKY, L. Food Sowrces and Chemisty of Dietary Fiber. 1997.
Andrade, Édira Castello Branco de. Análise de alimentos: uma visão química da nutrição. São Paulo, Livraria Varela, 2006.
...