ROTULAGEM NUTRICIONAL EM PÃES EMBALADOS: UM ESTUDO COMPARATIVO DO TEOR DE FIBRAS ALIMENTARES
Por: mauriciotecnico • 24/5/2017 • Artigo • 4.280 Palavras (18 Páginas) • 475 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE TECNOLOGIA INTENSIVA- FATECI
CURSO DE GASTRONOMIA
MAURÍCIO MATIAS CAMPOS
ROTULAGEM NUTRICIONAL EM PÃES EMBALADOS: UM ESTUDO COMPARATIVO DO TEOR DE FIBRAS ALIMENTARES
Fortaleza
2014
Maurício Matias Campos[1]
Profa. Themis Vieira Lima Silva (Orientadora)[2]
RESUMO
O presente trabalho teve como objetivo estudar a importância das fibras na alimentação humana, descrevendo as funções e os benefícios desses nutrientes no organismo humano. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos e fontes midiáticas na busca de informações concernentes com base na literatura técnica científica existente sobre o assunto. A fim de comprovar a quantidade de fibra alimentar presente nos pães embalados foi feita uma análise dos rótulos de 12 indústrias, sendo 07 de fabricação nacional e 05 indústrias do mercado local. O estudo comparativo mostrou que dentre as 12 marcas de pães embalados, XX apresentam divergência na nomenclatura declarada no rótulo. Todas as marcas estão em conformidade com a RDC Nº 359, porém nenhuma faz a alegação das propriedades funcionais. A rotulagem nutricional dos pães embalados é um meio de informar ao consumidor sobre as propriedades funcionais dos alimentos.
PALAVRAS-CHAVE: Alimento funcional, benefícios, embalagem.
SUMÁRIO
| |
| |
2.1. Fibras alimentares: Definição, tipos de fibras, valor nutricional e funcional. | |
2.2. O pão como alimento fonte de fibra. | |
2.3 A importância da rotulagem nutricional | |
| |
4. Resultados | |
5. Conclusão | |
6. Referências Bibliográficas |
INTRODUÇÃO
A preocupação com o bem estar e a melhora da qualidade de vida tem levado as pessoas a procurarem uma alimentação saudável. Atualmente a aplicação dos alimentos de alto valor nutricional tem sido uma alternativa na dieta, agindo de maneira funcional no organismo e também como forma de suplementação em cardápios para diferentes faixas etárias, para pessoas com necessidades alimentares restritas, com doenças metabólicas e também na desnutrição. Alimento funcional é definido pela Secretaria de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde (MS), como sendo: aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutritivas básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produza efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica (Portaria 398??, RDC 18/99 apud ZANUZZI; et al, 2008.)
Nesse sentido, devem fazer parte da alimentação usual e proporcionar efeitos positivos, obtidos em quantidades não tóxicas e que exerçam tais efeitos mesmo após a suspensão da ingestão e que não se destinem a tratar ou curar doenças, estando seu papel ligado à redução do risco de contrair doenças. (BORGES, 2001) Historicamente, a utilização de certos alimentos na redução do risco de doenças é considerada a milhares de anos. Hipócrates há cerca de 2500 anos já pregava isso em uma de suas célebres frases onde dizia algo do tipo: "faça do alimento o seu medicamento". (CARDOSO & OLIVEIRA, 2008).
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (ABIP), o segmento de panificação é composto por mais de 63 mil panificadoras em todo o país, caracterizando um dos maiores segmentos industriais. A participação na cadeia alimentar industrial chega aproximadamente 36,3%, afirmando a importância do segmento.
A expectativa de crescimento do setor para os próximos anos é alta, seguindo principalmente os efeitos do crescimento da economia brasileira, aumento de renda da população e as mudanças socioculturais no setor de alimentação. Também de acordo com a ABIP, as empresas de Panificação e Confeitaria brasileira mantém o crescimento acima dos dois dígitos, que vem ocorrendo desde 2007. Em 2011, o índice de crescimento estimado foi de 11,88%, o que representa um faturamento de R$ 62,99 bilhões. O destaque ficou para os estados de centro-oeste aonde o crescimento médio chegou em 30%, seguindo pelo Nordeste com crescimento próximo dos 20%.
Empresários já se adaptam de acordo com o novo comportamento do consumidor. Além da necessidade de se atentar a novas tendências, as mudanças no segmento são muitas, dentre elas a procura por produtos que possam lhes garantir saudabilidade, sendo os pães funcionais a opção para quem quer ou necessite seguir alguma dieta. Hoje, a preocupação com a estética e com a saúde tem levado as pessoas a substituírem uma alimentação altamente calórica, por alimentos lights, diet ou integrais, devido aos benefícios conseguidos para a saúde.
Desde os tempos pré-históricos que o homem tem vindo a diversificar a sua dieta e a aperfeiçoar constantemente as técnicas de conservação dos alimentos. Hoje em dia os avanços alcançados são tais que o consumidor pode dispor de alimentos variados, sensorialmente apetecíveis, com o valor nutritivo preservado e que contribuem para a sua saúde e bem-estar. O ato de comer já não é considerado como uma mera ingestão calórica. Comer é mais do que isso, com a evolução da civilização ao longo dos tempos os alimentos adquiriram perspectivas no âmbito social e cultural.
...