HIV - Doença em mulheres grávidas
Por: patricia331987 • 11/5/2015 • Dissertação • 266 Palavras (2 Páginas) • 612 Visualizações
HIVIDA: A AIDS EM MULHERES GRÁVIDAS
A sigla aids significa síndrome da imudeficiencia adquirida. O vírus da aids é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e leite materno de pessoas contaminada pelo vírus. Após o contagio, a doença demora até 10 anos para se manifestar, e mesmo não tendo desenvolvido a doença o portador pode transmiti-la. Após o contágio o tratamento deve ser feito por medicamentos que fazem o controle do vírus nas pessoas doentes, o medicamento mais conhecido é o AZT (zidovudina) que melhora a qualidade de vida do paciente e aumenta a sua sobrevivência.
As grávidas portadoras do vírus devem realizar testes para a identificação da infecção pelo vírus HIV, esse exame é feito logo no pré-natal e é muito importante pois, reduzem a chance de transmissão perinatal (durante a gestação, parto e amamentação), sem esse tratamento é estimado que 15 a 30% das crianças nascidas de mães soro positivo para o HIV adquirem o vírus durante a gestação, parto ou amamentação.
O diagnóstico é feito pelo exame de sangue (soro plasmático), a identificação da gestante positivo para o HIV é fundamental para o acompanhamento das gestantes durante o pré-natal pelos médicos obstetras e infectologista. O tratamento com o AZT diminui o risco de transmissão para o feto, e após o nascimento tanto a mãe quanto a criança são acompanhadas por médicos. A mãe é orientada a não amamentar o recém-nascido e a lactação deve ser inibida ou substituída.
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CURVELO
1° Período Enfermagem
HIVIDA: A AIDS EM MULHERES GRÁVIDAS
NOMES: Mariana Aparecida Coelho
Lílian Oliveira Paixão
Delivania Débora
Brenda
...