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METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Por:   •  15/10/2018  •  Resenha  •  6.020 Palavras (25 Páginas)  •  844 Visualizações

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QUESTÕES DE CADA MATÉRIA DA FACULDADE

DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

  • UNIDADE 1 - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
  1. Como o ensino de Ciências e Biologia pode influenciar na vida dos alunos?
  2. Qual a diferença entre senso comum e ciência?
  3. Podemos afirmar que senso comum e ciência são, ao mesmo tempo, independentes e complementares? Justifique.
  4. É possível dizer que existe uma abordagem pedagógica (escola pedagógica) melhor do que a outra? Reflita sobre o assunto e escreva seus apontamentos.
  5. a importância do construtivismo e da interdisciplinaridade para o processo de aprendizagem do aluno?
  6. Qual a importância desse conteúdo para sua vida acadêmica e profissional?

  • UNIDADE 2 - ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, CURRÍCULOS E PROGRAMAS ESCOLARES.
  1. A ausência da educação e alfabetização científica do aluno pode prejudicá-lo no futuro como cidadão? Como?
  2. Qual a importância da disponibilidade de um material como o currículo? A existência dele limita a autonomia do professor?
  3. Qual a importância dos temas transversais para a formação do aluno como cidadão?
  4. Qual a importância em ser um professor-pesquisador?
  5. Reflita sobre a frase: "Nem todo professor-pesquisador é um bom professor." Escreva suas impressões.
  6. Qual a importância dos livros didáticos para o processo de ensino-aprendizagem?
  7. O livro didático permite ao aluno acesso a todo o conhecimento construído ao longo dos anos? Qual é o papel do livro didático no processo de ensino-aprendizagem?
  • UNIDADE 3 - ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICOS APLICADOS
  1. Como o uso dos métodos e técnicas estudados pode ajudar o professor de Ciências em seu dia a dia?
  2. Quais recursos podem ser utilizados na pesquisa de mais informações sobre os recursos didáticos?
  3. Como as dinâmicas de grupo podem auxiliar o professor no planejamento de suas aulas?
  4. O uso de notícias de jornais e revistas nas aulas de Ciências e Biologia pode ajudar a trabalhar determinado conteúdo? Justifique.
  5. A simulação, como recurso didático, pode auxiliar o trabalho docente de que forma?
  6. Como podemos viabilizar atividades de campo voltadas ao ensino das ciências naturais?

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

CRC - FUNDAMENTOS HITÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

  • UNIDADE 1 - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
  1. Leia as afirmações e assinale a alternativa correta:
    I
     – A pedagogia de Platão buscava harmonizar a formação individual e social.
    II – A pedagogia de Platão, assim como a socrática, valorizava apenas a formação subjetiva.
    III – A pedagogia socrática valoriza, unicamente, a formação subjetiva. Com base nesses dados, podemos afirmar que:
  1. (    )As alternativas I e II estão corretas.
  2. ( X )As alternativas I e III estão corretas.
  3. (    )Somente a alternativa I está correta.
  4. (    )Somente a alternativa II está correta.
  5. (    )Todas as alternativas estão corretas.
  1. Leia a citação a seguir:

O ideal é prático, pois orienta-se para a lei e para a ordem, o dever do Estado, às tradições ancestrais e à dignidade auto suficiente. Mesmo as mulheres contratavam tutores para aprenderem o grego. Fazia-se de tudo para adquirir manuscritos e escravos mestres. Importavam-se bibliotecas inteiras (GILES, 1987, p. 31).

O trecho anterior diz respeito à educação:

  1. (    )Ateniense.
  2. (    )Espartana.
  3. (    )Helênica.
  4. (    )Sofista.
  5. ( X )Romana.
  1. Sobre a educação em Atenas, no período clássico da Grécia Antiga, é correto afirmar que:
  1. (   )O Estado ateniense considerava as crianças e os jovens como sua propriedade, devendo ser moldados conforme seus fins.
  2. (   )Seu modelo de educação mostra-nos uma formação unilateral, que descarta o desenvolvimento subjetivo e pessoal do indivíduo.
  3. (   )O indivíduo não era concebido na sua dimensão subjetiva, e, portanto, a sua formação tende, sobremaneira, a beneficiar o Estado.
  4. ( X )A educação ateniense revelava-se como um ideal mais humano e liberal, ou seja, mais voltado ao aperfeiçoamento pessoal e subjetivo.
  5. (   )O Estado atribuía à educação uma missão fundamental para a sua conservação, na medida em que a educação deveria formar cidadãos compatíveis com o projeto político de Atenas.
  1. A epopeia homérica, que origina a religião dos antigos gregos, parece não ter analogia a outra religião, pois não se baseia numa relação de adoração, como em qualquer outra, mas, antes de tudo, de rivalidade. Aos deuses gregos, são atribuídos traços humanos, ou seja, antropomórficos. Eles eram bons ou maus, justos ou injustos, nobres e covardes; enfim, assim como são os humanos. A única diferença que podemos ressaltar é o fato de os deuses serem imortais. No entanto, os homens também poderiam sê-lo; bastava agirem e comportarem-se como heróis. Da religião homérica, assim entendida, originou-se o ostracismo, que estimulava a concorrência e a disputa.

Com base nesses dados, podemos afirmar que:

  1. (   )Os deuses sentiam-se melhores que os homens.
  2. (   )Os homens queriam ser melhores que os deuses.
  3. ( X )Essa foi a primeira versão da Paideia grega.
  4. (   )Essa foi a versão mais pura da educação grega.
  5. (   )Essa foi a versão mais fraca da educação grega.

  • UNIDADE 2 – EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA
  1. Com a difusão do cristianismo, iniciou-se uma profunda alteração de paradigmas. Em virtude disso, impuseram-se novas necessidades e desafios diante da educação. As ideias de amor, fraternidade, humildade, solidariedade etc. romperam com o modelo estático bipolar da pedagogia antiga. O fator religioso veio à tona como aspecto integrante da sociedade. Com base nessa constatação, assinale a alternativa que melhor corresponde a essa nova visão educativa:
  1. (   )Somente por meio da educação religiosa, o homem poderia salvar sua vida.
  2. (X)As ideias de amor entre os homens, bem como de amor a Deus e ao próximo, tornaram-se pilares dessa nova educação, inspirada nos valores religiosos.
  3. (  )Os pilares da educação deveriam passar por profundas reformas sobre a maneira ética de ser e de viver.
  4. (  )A ideia de amor entre os homens não serve como parâmetro para a educação das pessoas.
  5. (  )Tudo era permitido na educação, desde que as pessoas pudessem viver dignamente.
  1. Sobre a educação na Idade Média, podemos dizer:
  1. (X)Que privilegiava a formação espiritual em detrimento da formação corporal.
  2. (   )Que privilegiava a formação corporal em detrimento da espiritual.
  3. ( )Que favoreceu a educação democrática por causa dos valores de solidariedade, igualdade e fraternidade ensinados por Cristo.
  4. (   )Que procurava harmonizar a formação corporal e espiritual.
  5. (   )As alternativas "c" e "d" estão corretas.
  1. O rompimento dos paradigmas econômicos e políticos vigentes no modelo estático da época medieval causou uma revolução multifacetal: econômica, política, social, ideológica, geográfica e pedagógica. Essas profundas alterações colocaram grandes desafios diante da educação, e, por isso, ela teria de produzir:
  1. (   )Um modelo educacional que se adequasse às exigências da Idade Média.
  2. (   )Um novo modelo educacional que privilegiasse os valores democráticos.
  3. (   )Uma educação que reproduzisse os aspectos econômicos.
  4. ( X )Um homem novo, apto a compreender, aceitar e atuar nos novos modelos e paradigmas.
  5. (   )Um homem novo, apto a compreender, mas não a aceitar os novos modelos de paradigmas.
  1. Segundo Tomás de Aquino, qual era o papel do mestre no processo pedagógico? Assinale a alternativa correta.
  1. (   )O mestre deveria transmitir ao discípulo todos os seus conhecimentos, sem nada omitir da sua sabedoria.
  2. (   )O mestre deveria instruir o seu discípulo em relação aos saberes práticos, os quais são úteis para a vida.
  3. (   )O mestre deveria conduzir o aluno aos Studias Humanitatis, dando ênfase às ciências humanas, uma vez que estas contribuem mais para a formação do espírito.
  4. ( X )Tal como o agricultor não cria a árvore, mas a cultiva, o mestre deveria despertar, cultivar e guiar o discípulo na aquisição do conhecimento.

  • UNIDADE 3 – EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE
  1. A partir da Modernidade, a pedagogia ganha status de objeto do saber científico. Com isso, a educação moderna ocupa cada vez mais o papel de primeira importância na sociedade. Então, a preocupação passa a ser:
  1. (   )A formação do homem voltado para si mesmo.
  2. (   )A formação do ser humano voltado para o aspecto religioso.
  3. ( X )A formação do cidadão.
  4. (   )A formação com uma visão filosófica da sociedade.
  5. (   )A educação voltada para o mass media.
  1. A Modernidade manifesta progressivo rompimento dos paradigmas econômicos e políticos vigentes no modelo estático da época medieval. Leia:

Mas, o que é pior, nossos estudantes e aqueles a quem ensinarão não se nutrem nem se alimentam muito mais que isso; a ciência passa assim de mão em mão, com o único objetivo de entender os outros e contar estórias, como moeda recolhida, inútil a qualquer uso, e empregada apenas para calcular e depois atirar-se fora.

Indique a autoria do trecho anteriormente descrito:

  1. (   )Platão.
  2. (   )Aristóteles.
  3. (   )Tomás de Aquino.
  4. (   )Karl Marx.
  5. ( X )Michel Montaigne.
  1. Podemos afirmar que a educação renascentista:
  1. (   ) É precursora do humanismo ateu, visto que é crítica da educação medieval.
  2. (   ) Resgata os valores educacionais do Antigo Egito, Grécia e Roma.
  3. ( X ) É uma educação de base antropocêntrica.
  4. (   ) Valoriza o conhecimento religioso em detrimento do conhecimento científico.
  5. (   ) Nenhuma das anteriores.
  1. A necessidade de compreensão psicológica do processo de aprendizagem; a necessidade de enriquecimento dos conteúdos programáticos do ensino, tendo em vista o surgimento de novas ciências; e a necessidade de uma democratização do ensino, sem a importância da classe social – esses são aspectos básicos que devem permear a educação na:
  1. (   )Idade Média.
  2. (   )Período antigo.
  3. ( X )Modernidade.
  4. (   )Pós-modernidade.
  5. (   )Contemporaneidade.

  • UNIDADE 4 – EDUCAÇÃO DA CONTEMPORANEIDADE
  1. O desenvolvimento da problemática pedagógica no início do século 20, abarca diferentes aspectos da vida social – éticos, econômicos, políticos e culturais. Se, por um lado, a escola contemporânea revela sua função socializante, por outro, põe-se como vanguarda contra a insaciável tendência massificadora promovida pelo crescente processo de industrialização e tecnologização. Assim, a pedagogia do século 20, inspirada no ideal democrático, anseia como sua meta:
  1. (   )A formação da pessoa para se manter cada vez mais pacata.
  2. ( X )A formação do cidadão ativo e esclarecido política e socialmente.
  3. (   )A formação do cidadão crítico, mas, não, ativo.
  4. (   )A formação do cidadão ativo, mas, não, esclarecido.
  5. (   )A formação do cidadão esclarecido, mas, não, ativo.
  1. Há um período na história que tem como foco principal a educação para o trabalho. Muitos sociólogos e filósofos viam, na instrução profissional, o ápice do processo educativo. Esse foco começa a rejeitar os modelos humanistas de educação baseados na formação livresca e erudita, isto é, educação formal e teórica. O período a que se refere essa educação é o:
  1. ( X )Período contemporâneo.
  2. (   )Período medieval.
  3. (   )Período romano.
  4. (   )Período moderno.
  5. (   )Período antigo.
  1. O modelo pedagógico que oscila entre o ideal conformista de educação à base ideológica e o projeto emancipador da formação pessoal do sujeito humano diz respeito ao:
  1. (   )Modelo grego.
  2. (   )Modelo medieval.
  3. (   )Modelo moderno.
  4. ( X )Modelo contemporâneo.
  5. (   )Modelo futuro.
  • UNIDADE 5 – ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO DO BRASIL
  1. Leia o trecho abaixo:

O Ratio constituía-se num plano educacional extremamente rígido em termos de práticas pedagógicas e controle de ideias. Estava dividido em três etapas: as humanas, os cursos superiores de filosofia e teologia e a complementação dos estudos na Europa, sobretudo em Portugal, na medieval Universidade de Coimbra. Daí o caráter elitista dessa educação, pois somente os filhos dos mais ricos podiam concluir seus estudos no Velho Mundo. Aos nativos, bastavam a catequização e o ensino de práticas profissionais ou agrícolas.

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