Modelo Simples de Riqueza em Espécies
Por: MariRosa • 20/3/2016 • Resenha • 352 Palavras (2 Páginas) • 1.012 Visualizações
RESUMO PARTE ROSA. (RESPECTIVAMENTE )
O modelo simples de riqueza em espécies leva em consideração o recurso como um continuo unidimensional, onde a maior diversidade de recurso vai gerar um aumento da riqueza. A especialização da espécie no uso do recurso e uma maior sobreposição de nichos também podem aumentar a riqueza. O estágio de saturação indica o uso de toda a diversidade. Podemos medir o grau de saturação de uma comunidade através da escala local ( número de espécies numa área de fácil encontro dessas espécies) e regional (Pool de espécies). Vale salientar, que nem todas interações vão está proporcionando aumento da riqueza, a predação por exemplo pode diminuir a riqueza de uma determinada espécie, embora também possa ter o mesmo efeito de uma competição.
Quando partimos para os estudos de biogeografia de ilhas é importante considerar se a riqueza da ilha aumenta devido ao seu tamanho ou se não há influência da área. A teoria do equilíbrio biogeográfico insular nos diz que a riqueza é influenciada pelo distanciamento da ilha do continente, pela taxa de renovação da ilha onde ocorre substituição parcial ou quase total das espécies, composição das espécies endêmicas da ilha e a composição da espécie imigrante, e finalmente a evolução das espécies endêmicas.
Os padrões observados quase sempre são generalizações , sendo necessário estudos que abranjam os níveis energéticos, freqüências de perturbações e redução da área insular. A riqueza e as características do ecossistema mantêm uma relação bidirecional, de modo que a biodiversidade pode ser causa ou conseqüência de mudanças na produtividade por exemplo.
O que seria biodiversidade? Os conceitos variam desde Hubblell (2001) onde a biodiversidade é sinônimo de riqueza e abundância relativa no tempo e no espaço,até Magurran onde a diversidade biológica é uma variedade e abundância de espécies em uma área de estudo definida. Izsák e Papp (2000) decidiram incorporar em seus experimentos a informação filogenética em suas medidas, chamando assim de biodiversidade a soma da riqueza mais uma uniformidade de acordo com (Simpson 1949), nesse caso a variabilidade genética de uma espéce pode ser uma uniformidade. Esses conceitos se completam .
...