O Ambientalismo
Por: Dinis Oliveira • 7/5/2019 • Dissertação • 361 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
O Ambientalismo
Ambientalismo designa o movimento de incentivo á conservação e recuperação do ambiente, tendo em vista a proteção dos recursos naturais e a adoção de um modelo de desenvolvimento sustentável.
Nos dias de hoje, devido ao incremento do desenvolvimento industrial, bem como ao elevado crescimento populacional, são consumidos cada vez mais recursos naturais e polui-se cada vez mais, contribuindo para uma crescente degradação ambiental que tem como consequência vários problemas que põem em risco a sustentabilidade do planeta.[pic 2][pic 3]
Os problemas que se destacam são o agravamento do efeito estufa, a poluição da água, (rios mares oceanos) a poluição do solo e a desflorestação. Existem ainda problemas derivados da desativação de centrais nucleares, sendo os resíduos nucleares tóxicos, consistindo também um problema para o ambiente
Todos estes problemas ambientais levaram a que fosse necessário tomar medidas internacionalmente, definindo acordos entre países de modo a diminuir o seu impacto.
A convenção de Viena organizada pela ONU, onde se aceitou o protocolo de Montreal de modo a limitar a produção e consumo de substâncias prejudiciais para a camada de ozono esteve na base dos acontecimentos para a proteção da mesma, foi adotado em 1987 e graças a este houve uma supressão de 98% da produção e consumo de substâncias prejudiciais para a camada.
Seguiram-se várias conferências e convenções não apenas para a proteção da camada de ozono mas também com destino á diminuição do uso de resíduos perigosos e fomento ao desenvolvimento sustentável: a Cimeira da terra; a Agenda 21; a Convenção de Basileia; o Protocolo de Quioto entre outras.
O desenvolvimento sustentável é um modelo de desenvolvimento que permite satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem as sua próprias necessidades. A agenda 21 impôs uma parceria global de modo a existir uma relação construtiva entre todos os estados, e ajuda financeira e política para apoiar os países em desenvolvimento e acelerar o desenvolvimento sustentável globalmente.
Mesmo com todo o recente esforço alcançado através da organização de cimeiras e da implementação de protocolos internacionais, nem sempre é possível conjugar o desenvolvimento económico e financeiro e a proteção do ambiente.
Dinis Oliveira nº4 12ºJ
...