O Bastimo no Espírito Santo
Por: 1402977 • 11/7/2023 • Relatório de pesquisa • 1.228 Palavras (5 Páginas) • 100 Visualizações
BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
Neste estudo vamos falar sobre o tema batismo no Espírito Santo. É algo muito importante em nossas vidas e marco na nossa história como Igreja Adventista da Promessa.
É uma Promessa?
A bíblia é repleta de referências à promessa do batismo no Espírito Santo para todos os cristãos. Podemos citar :
Atos 1 : 4-5: Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: "Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual falei a vocês. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo".
Era o momento antes da ascensão de Jesus, que dá uma ordem aos seus discípulos de permanecerem em Jerusalém até receberem a Promessa. Então, a origem do batismo no Espírito Santo é algo Divino e não do homem, é uma promessa para nossas vidas.
Joel 2 : 28-29 : E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos.
Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos,os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias.
Essa promessa é para todos, não importa a idade, sexo, raça ou nível social. Como crente em Jesus, você tem o direito de experimentar essa promessa na sua vida. A promessa é pra nós, basta somente acreditarmos e buscarmos o batismo no Espírito Santo. Em atos encontramos essa afirmação :
Atos 2:39 - Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar"
O que é batismo no Espírito Santo?
Podemos afirmar, que é uma experiência espiritual maravilhosa e extraordinária, que marca as nossas vidas. O verbo batizar vem da palavra do grego baptizo, que tem como significado mergulhar ou submergir. Então, quando uma pessoa é batizada no Espírito Santo, ela tem uma experiência tão intensa, em que sua vida é submersa no Espírito Santo, cercada, cheia e coberta pela Presença e Poder de Deus.
Além dessa experiência extraodinária, existem propósitos específicos do batismo no Espírito Santo. O primeiro propósito é capacitação do cristão, pois primeira parte do versículo de Atos 1:8a diz: mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês. O batismo no Espírito Santo capacita o discípulo de Cristo, além de dá novas forças espirituais. Passamos por diversas lutas e precisamos de forças para continuarmos na caminhada, essa força vem do Poder do Espírito Santo.
Outro propósito é, a proclamação do evangelho. Todo cristão tem uma missão de levar as boas novas as pessoas, então ao ser batizado o cristão é capacitado para essa missão. Ele recebe Poder para proclamação do evangelho. A palavra testemunha tem como significado a pessoa relata um fato que viu ou ouviu. Nos tornamos de fato uma testemunha de Cristo quando recebemos esse Poder do Espírito Santo.
Na segunda parte do versículo de Atos 1:8 b: e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia e Samaria, e até os confins da terra. Perceba que há uma afirmação que quando somos batizados nos tornamos testemunha de Cristo.
Perceba que são dois propósitos conjuntos, ou seja, estão ligados. Recebemos o Poder e capacitação do Espírito Santo para a sua proclamação. Nesse momento o Espírito Santo dá a nós uma credencial ou uma habilitação para transmitir as boas novas para as pessoas. É a ajuda do Espírito Santo em nossas vidas, para cumprirmos o nosso papel como cristão.
O que evidencia o batismo no Espírito Santo?
A evidência do batismo no Espírito Santo é falar em outras línguas. Muitos vão defender que é no momento da conversão, que a pessoa recebe o batismo. São duas coisas diferentes. Quando aceitamos Jesus aceitamos o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Porém o batismo é um revestimento e o que o evidencia é falar em línguas estranhas. Desta forma, quando uma pessoa aceita Jesus não o torna batizada no Espírito. No dia de Pentecostes, todos os discípulos, irmãos e amigos de Jesus que foram batizados naquele dia, já eram convertidos e andavam com Jesus no seu ministério.
Atos 2:4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.
Que línguas são essas?
Essas línguas não são obra da natureza humana ou da carne, mas são obra Divina, ou seja, algo sobrenatural. Também não são idiomas ou dialetos, pelo contrário línguas desconhecidas, nas quais só podem ser interpretadas pelo dom de interpretação de línguas estranhas. Fonte de falar em línguas estranhas é o Espírito Santo, são concedidas por Ele, não tem haver com ação do homem de aprender na escola, faculdade ou decorar a língua do outro irmão. Mas sim, tem haver com ação do Espírito Santo em nossas vidas.
...