O Crescimento e Desenvolvimento Bases do Ciclo Celular
Por: beto1535 • 7/1/2022 • Abstract • 1.537 Palavras (7 Páginas) • 184 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS – MODALIDADE EaD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EaD[pic 1]
BIO - Crescimento e Desenvolvimento I Unidade: Bases do ciclo celular
Prof.
Alunos :
ATIVIDADE 1. Estudo Dirigido sobre Divisão Celular:
- Na aula prática virtual o professor inicialmente mostra uma célula de raiz de cebola na subfase G1 da intérfase (Fig. 1) e na sequência uma célula na subfase G2 (Fig. 2), evidenciando o aumento do tamanho do núcleo, após a duplicação das moléculas de DNA na subfase S. Responda:
- Caracterize essas duas subfases da intérfase;
A fase G1 e G2 junto com a fase S, juntas são o parte mais demorada da divisão célular, a célula começa a aumentar seu tamanho duplicando todos os componenstes contidos no citoplasma, com seu volume tão grande faz nesseçario o inicio da divisão celular.
- Por que as células duplicam a quantidade de DNA durante a subfase S e posteriormente promove a redução de DNA observada no final da mitose?
A quantidade de DNA duplicou entre G1 e G2, em razão da síntese de DNA cromossômico na fase S, é nessa fase que ocorre a duplicação do DNA, após concluida o processo de divisão a celular mantem suas quantidade normal de DNA assim teremos duas células irmãs.
[pic 2][pic 3]
Fig. 1. Interfase – G1 Fig. 2. Interfase - G2
- Em seguida o Professor mostra uma célula em prófase avançada ou prometáfase para alguns autores (Fig. 3). Caracterize essa fase e explique a finalidade da formação do fuso mitótico e da desorganização do envelope nuclear.
[pic 4]
Fig. 3. Prófase
A troca de matéria genética entre cromatides não irmãs, pela condensação progressiva dos cromossomos forma o fuso e a quebra do envoltório nuclear e inicio da migração dos cromossomos homologos em direção á placa metafasica.
- Posteriormente o professor mostra uma célula em metáfase, evidenciando a formação da placa equatorial (Fig. 4). O que caracteriza a formação dessa placa equatorial e qual a sua importância ou finalidade?
[pic 5]
Fig. 4. Metáfase
A formação desta placa se caracteriza pela disposição dos centromeros para o centro e os braços para fora formando assim a placa equatórial onde sua importancia e no alinhamento das cromátides.
- A quinta célula focalizada encontra-se em anáfase. Você pode observar na Fig. 5 as cromátides irmãs migrando para os polos opostos da célula. Responda:
- Qual a estrutura responsável pela correta distribuição dos cromossomos durante essa fase da divisão celular? Como esse mecanismo ocorre?
Os microtubolos interpolares, astrais e cinetocoro trabalham juntos no alongamento da celula.
A separando de duas cromátides de cada cromossomo sendo, assim, denominados cromossomos-irmãos, vão para os pólos opostos da célula, com a ajuda das fibras do fuso, uma vez que seus microtúbulos se encurtam ajudando assim na divisão celular.
- Qual a finalidade da migração das cromátides para os polos opostos da célula?
Após a quebra da proteina que as mantem unidas, as cromátides vão para lados opostos das celulas carregando o materia genético necessári para formação de uma nova celula.
[pic 6]
Fig. 5. Anáfase
- Ainda nessa aula virtual o professor mostra uma célula em telófase (Fig. 6), enfatizando que nessa fase ocorre eventos opostos aos que acontecem na prófase. Destaque esses eventos e explique a finalidade desses eventos no processo mitótico.
[pic 7]
Fig. 6. Telófase
A Telófase inicia se no final da anáfase, e nela que acontece o processo de reconstrução celular, o desempacotamento dos cromossomos e formaçao da cariotéca.
- Por último o professor mostra uma célula em citocinese (Fig. 7). Responda:
- Qual a finalidade desse processo.
Nesse processo temos a formação de duas paredes celulares separando as duas celulas dando termio ao ciclo de divisão celular.
- Diferencie a citocinese que ocorre na célula vegetal observada nessa aula virtual da citocinese que ocorre na célula animal.
[pic 8]
Fig. 7. Telófase
Na citocinese da celulas animal, há a presença de um anel contrátil que irá passar por um estrangulamento, formando um sulco de clivagem, até que as duas células-filhas idênticas estejam totalmente separadas. Nas células vegetais, apresentam uma parede celular rígida, então um conjunto de vesículas derivadas do Complexo de Golgi vai alinhar-se na região central, a após a fusão irá formar a membrana plasmática, que por sua vez leva à formação da lamela mediana entre as células-filhas ocorrendo a formação das paredes celulares de cada nova célula, que cresce da parte central para a periferia.
Responda as questões abaixo tomando como exemplo uma célula somática e uma célula germinativa humana, que possuem 2n = 46 cromossomos, se dividindo por mitose e meiose, respectivamente:
- Indique, justificando suas respostas, o número de cromossomos e de cromátides presentes, ao final das seguintes etapas da divisão celular:
a) Prófase da Mitose; 46 cromossomos
b) Telófase da Mitose; 46 cromossomos
c) Prófase I da Meiose I; 23 cromossomos
d) Telófase I da Meiose I; 23 cromossomos
e) Prófase II da Meiose II e Telófase II da Meiose II 11,5 cromossomso
- Ao final da telófase e citocinese da mitose, quantas e quais as características das células filhas formadas e qual a finalidade desse mecanismo de divisão celular;
São formadas 2 células novas iguais a célula original, e esse processo se dá pelo fato de serem células somáticas que faz o crescimento e a regeneração e renovação de tecidos.
- Ao final da telófase e citocinese da meiose II serão formadas 4 células filhas haploides e geneticamente diferentes. Considerando que essas células filhas se diferenciarão em gametas, qual a importância dessas características?
Isso importa para a variabilidade genética.
Durante a Prófase I da Meiose I, especificamente no Zigóteno (Fig. 8), ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos. Explique a participação do complexo sinaptonêmico (Fig. 9) nesse pareamento e estabeleça a relação entre a função desse complexo e a ocorrência do mecanismo de crossing over;
[pic 9][pic 10][pic 11]
Fig. 8. Zigóteno Fig. 9. Complexo sinaptonêmico
...