O Desenvolvimento Sustentável
Por: Alberto Dantas • 24/5/2022 • Relatório de pesquisa • 1.804 Palavras (8 Páginas) • 138 Visualizações
Desenvolvimento Sustentável
Introdução
Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras. A Azul Linhas Aéreas Brasileira se compromete em desenvolver suas atividades de maneira sustentável como a melhor companhia do Brasil. Para isso, tem ampliado seus cálculos para compor as metas de gestão socioambiental e climática. Para manterem esse patamar, acreditam que precisam ser a melhor para o mundo, trazendo benefícios e impactos positivos aos Clientes, Acionistas, Tripulantes, Fornecedores, comunidade onde atuam e para o meio ambiente. A Azul prega em sua cultura corporativa e operacional os seguintes ‘’Objetivos do Desenvolvimento Sustentável’’- ODS, que são aderentes ao negócio e a estratégia, definidos de acordo com a sua matriz de materialidade:
- Boa Saúde e Bem-Estar
- Igualdade de Gênero
- Emprego Digno e Crescimento Econômico
- Indústria, Inovação e Infraestrutura
- Cidades e Comunidades Sustentáveis
- Ação Climática
- Parcerias e Meios de Implementação
Chegando a centenas de destinos no Brasil e no mundo, a estratégia de sustentabilidade da Azul é definida como a ‘’Conexão que transforma’’, promovendo conexões benéficas e duradouras a todos que se relacionam com a Azul.
Para isso, além de um modelo de negócios financeiramente resiliente e sustentável, atuam em três principais pilares:
- Operação Eco-Eficiente: Nada é mais importante do que a Segurança e esse é o primeiro valor. Buscam excelência operacional, sempre com máxima integridade das aeronaves e dos tripulantes.
- Foco em Pessoas: Tripulantes Engajados e Saudáveis, Clientes e Fornecedores fidelizados e Comunidades envolvidas, criando uma sociedade equitativa e uma economia justa.
- Chegar + Longe: Querem chegar cada vez mais longe e ir além, desenvolvendo a sociedade e protegendo o planeta por meio de projetos inovadores e apaixonados.
Essa Política foi baseada na visão, missão e valores da companhia e ela é aplicável a todos, e também às unidades de negócio e operações.
De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima (IPCC), em 2010, o setor de aviação doméstica e internacional foi responsável por aproximadamente 2% das emissões globais de CO² geradas por atividades humanas. Apesar de significativos avanços tecnológicos e operacionais projetados para os próximos anos pelo setor da aviação civil visando à redução dessas emissões como produção de aeronaves mais eficientes, a otimização de rotas aéreas e ultilização de bicombustíveis, existem uma projeção de aumento expressivo nas emissões deste setor nas próximas décadas. Se nada for feito, o setor da aviação civil representará 22% das emissões globais de gases de Efeito Estufa.
Apesar de representar um grande avanço global, alguns setores industriais e corporações não tiveram metas estabelecidas. O maior setor de relevância está o da aviação civil internacional, este foi o primeiro setor a estabelecer metas próprias para mitigação das mudanças do clima, adicionando esforços complementares à ambição trazida pelo Acordo de Paris de 2015, no qual, trouxe novas medidas para combater as mudanças de clima e limitar o aumento da temperatura média do planeta em até 2º Celsius até o final do século.
Planos e Desafios – Azul
Mesmo com a redução das operações em meio à pandemia do coronavírus, a Azul vem investindo em novos projetos de sustentabilidade para reduzir os impactos ambientais da companhia, uma das medidas é fortalecer as práticas de ESG da empresa, termo usado para se referir a práticas empresariais e de investimento que se preocupam com critérios de sustentabilidade. Entre as ações recentes, a companhia aérea anunciou que vai reciclar 100% das embalagens de material plástico de alimentos distribuídos nos voos ao longo dos anos. Por meio da parceria com o Selo Eureciclo, um certificado que oferece soluções para a administração de resíduos sólidos, os materiais serão distribuídos em diversos estados para o processo de reciclagem. De acordo com a gerente de sustentabilidade da empresa, a parceria busca promover o desenvolvimento de cooperativas de logística reversas pelo país e reduzir o impacto ambiental da companhia.
‘’ A parceria com o Selo Eureciclo permite que a Azul faça sua compensação ambiental por tudo o que a empresa distribui durante os voos, como snacks, balas e outros alimentos’’. Afirma Danielly, Gerente de Sustentabilidade.Mais do que o consumo e os impactos ambientais dentro dos vôos, a emissão de carbono tem sido um dos principais desafios da indústria de aviação nos últimos anos.
De acordo com a gerente de sustentabilidade, a Azul vem mapeando a quantidade de geração de emissões ao longo de toda a sua cadeia e promete traçar novas metas parar mitigar os impactos.
[pic 1]
Fonte: Relatório de Sustentabilidade 2020.
O método conhecido como, GHG Protocol, oferece uma estrutura de contabilização de gases de efeito estufa, um padrão compatível com a norma ISO 14.064.
A ISO 14064 fornece a indústria e ao governo um conjunto de ferramentas para desenvolver programas focados na redução das emissões GEE.
A norma ISSO 14064 é composta por três pilares:
- 1: Especifica os requisitos para concepção e desenvolvimento de inventários de organizações ou em agências de gases de efeito estufa.
- 2: Requisitos detalhados para quantificação, monitoramento e emissão de relatórios sobre reduções de emissões e melhorias na redução de projetos GEE.
- 3: Fornece os requisitos e orientações para condução da validação e verificação de informações sobre GEE.
O GHG Protocol, com o Registro Público de Emissões, é o principal padrão de reportes de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Brasil é reconhecido como iniciativa de responsabilidade ambiental e climática.
Também, a companhia faz parte do esquema de compensação e redução de carbono para a Aviação Internacional, programa da Organização da Aviação Civil Internacional da Organização das Nações Unidas. Com adesão ao pacto, a Azul neutralizou 100% dos voos da companhia realizados na Europa.
...