O Projeto Meio Ambiente
Por: MateusCRezende • 22/3/2019 • Projeto de pesquisa • 359 Palavras (2 Páginas) • 276 Visualizações
RESENHA DE A ARTE POÉTICA DE ARISTOTELES
Conseguimos observar que Aristóteles nos mostra no primeiro capítulo alguns aspectos sobre a Poesia, a imitação e os diferentes modos de imitação. Segundo Aristóteles a Poesia é a arte da mimética, da cópia ou imitação da realidade, ele também nos diz que a Poesia surge quando surge o homem, pois é natural do homem e dos seres vivos a imitação, ou seja, todo artista imita, cria e mente, Aristóteles também nos mostra os 3 fatores que diferenciam uma Poesia da outra, sendo eles meio, objeto e o modo.
- O meio: Destaca-se pelo ritmo, canto e dos versos.
- O objeto: que se divide em tragédia e comedia.
- O modo: que é narrativo e dramático.
Ao fazer a leitura da obra de Aristóteles, concluímos que o filósofo define que todas as artes tem como bases a imitação (mimese). A arte tem “modos de imitação” e que, portanto, a tendência do homem é de imitar, de fato a imitação é algo que todos apreciam.
Aristóteles define que, a tragédia, por exemplo, é a imitação de uma ação importante e completa. Podemos assim concluir que a arte é a imitação da vida, não de homens, mas as ações da vida, da felicidade e da infelicidade. Assim, percebemos que sem ação do homem não há tragédia. A tragédia tem um duplo fim, o horror e a compaixão (A Catarse).
A tragédia segundo Aristóteles trata de uma imitação, com base no horror e na compaixão, partindo do principio da verossimilhança, é preciso que o homem identifique-se com o que vê, assiste.
A imitação esta em todas as artes, sendo que cada uma se difere em algum ponto, mas a imitação é a base. A arte é uma criação humana, e o homem contempla o belo, a arte do belo.
Nas obras de Artes é possível enxergar o belo, mesmo quando não compreendemos, mas conseguimos afirmar que o artista quer exprimir a beleza, que esta ligada ao homem.
Assim, portanto definimos que a arte é a imitação da vida, da natureza. A arte consegue nos fazer rir e chorar, mas sempre contemplando para sua beleza.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA:
- Áudio Livro da obra: Arte Poética de Aristóteles.
...