Os Casos Clínicos: Biomedicina
Por: Natália Alves • 17/4/2020 • Trabalho acadêmico • 871 Palavras (4 Páginas) • 159 Visualizações
Nome: Natália Alves de Oliveira
R.A.: D17FFB-8
Campus: Anchieta
Período: manhã - 7º semestre - Biomedicina
Turma: BI7A39
CASO CLINICO 1
1- lipase e amilase elevadas devido a pancreatite aguda, onde há um elevado número de triglicerídeos para a lipase quebrar. Como apenas a AST está elevada e a ALT está normal, há indicação que algum outro órgão está danificado e não o fígado, já que é produzida por vários tecidos, como o coração. DHL elevado em conjunto com CK-MB podem indicar também dano cardíaco, porém não são especificos e são liberados por outros órgãos.
As troponinas são mais específicos para o coração, e as isoformas TnI e TnT estão elevadas, concluindo o diagnóstico que houve dano cardiaco, mesmo a mioglobina estando normal, já que pode representar que a mesma já normalizou. A causa provável do dano cardíaco se dá pelo número elevadíssimo de triglicerídes, colesterol total, LDL, nao-HDL e VLDL, onde a pessoa provavelmente possuía aterosclerose, que é o acúmulo de gordura nos vasos, desencadeando a impossibilidade do fluxo sanguíneo permanecer normal, indicando um infarto agudo do miocárdio, que nada mais é que a falta de oxigênio no órgão devido a não chegada correta de sangue.
2- Infarto agudo do miocárdio causado por aterosclerose
3- A causa provável do dano cardíaco se dá pelo número elevadíssimo de triglicerídes, colesterol total, LDL, nao-HDL e VLDL, onde a pessoa provavelmente possuía aterosclerose, que é o acúmulo de gordura nos vasos, desencadeando a impossibilidade do fluxo sanguíneo permanecer normal, indicando um infarto agudo do miocárdio, que nada mais é que a falta de oxigênio no órgão devido a não chegada correta de sangue.
4- porque passou muito tempo, onde a mioglobina é liberada mais precocemente, porém também normaliza mais rápido.
5- os triglicerídeos podem obstruir os ductos, causando inflamação do pâncreas e consequente aumento da lipase e amilase devido ao dano no órgão, como é o caso da pancreatite.
6- Função hepática: Bilirrubina total, direta e indireta, fosfatase alcalina, gama glutamil transferase, AST e ALT
Função pancreática: lipase e amilase
7- HDL: responsável por retirar o colesterol circulante e levar ao fígado para ser metabolizado, sendo considerado o colesterol bom.
LDL: leva o colesterol hepático para os outros tecidos, sendo considerado o colesterol ruim por causar acúmulo de gordura em vasos, desenvolvendo aterosclerose.
VLDL: é responsável por carregar triglicérideos.
CASO CLINICO 2
1- Há aumento de lipase (relação com pâncreas), bilirrubina total e indireta (por ser a bilirrubina não conjugada, pode estar aumentada por hemólise de hemácias em caso de anemias), além do aumento também de DHL (que está presente em vários tecidos, podendo ter relação com hemólise e dano cardiaco) e fosfatase alcalina (relacionado a lesões hepatobiliares e ósseas, onde o valor é alto porém está dentro da faixa para crianças menores que 1 ano)
2- Anemia Hemolítica auto-imune
3- Pode se tratar de uma anemia hemolítica auto-imune, onde anticorpos começam a detectar as celulas como estranhas e destruí-las. A hemoglobina das hemácias é degradada em bilirrubina e, quando há hemólise em excesso, a bilirrubina passa a não ser conjugada pelo fígado, excedendo a forma não conjugada na circulação.
4- DHL está elevado porque normalmente se encontra dentro das células, como está tendo hemólise, o conteúdo das hemácias extravasa, aumentando a quantidade só DHL na corrente sanguínea. A AST não se encontra elevada
...