TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC Educação Ambiental

Por:   •  19/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.098 Palavras (17 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLÓGICAS

PRÁTICA COMPONENTE CURRICULAR

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Camila Fernandes Assis da Silva RA: 2067501

Sorriso/MT

2022

AGENDA 21

Agenda 21: Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

A Agenda 21 é um documento que, dentro de suas ações, prevê atividades educacionais ligadas ao ambiente para promover a sustentabilidade em diferentes aspectos da sociedade. Desta forma se fazem necessárias as atividades em educação ambiental de intervenção em áreas degradadas onde vivem comunidades. Se trata de um compromisso mundial a respeito do desenvolvimento e cooperação ambiental. São os governos que tem a responsabilidade para execução e concretização das estratégias, planos e processos desses projetos ambientais. Há também um apoio internacional para complementar os esforços nacionais.  

O papel mais importante a ser destacado é das Nações Unidas, a fim de propor essa mudança ambiental, esse esforço se complementa com a ajuda de organizações internacionais, nacionais, regionais e sub-regionais. Como finalização dos projetos temos a participação pública e dos grupos não-governamentais, a qual também serão estimulados.  

Quando houve a conferência, os países que participaram assumiram a responsabilidade e o desafio de uma ação multidisciplinar para se ter envolvimento nas noções de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável. Para cumprir esse desafio, foi criada por decreto presidencial a Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 21 – CPDS, tendo como função coordenar o processo de elaboração e implementação da Agenda 21 Brasileira.  

A agenda 21 brasileira foi desenvolvida através de uma metodolgia multisetorial, focando na realidade brasileira, onde o foco se faz na economia, social, institucional e ambiental do pais.  

As ações propostas contam com a participação de parcerias formalizadas, para colocar em prática as ações propostas da agenda 21.  

Se tratando a agenda 21 como um produto de consenso entre os diversos setores da sociedade brasileira, a elaboração se partiu de 6 eixos temáticos, sendo eles: 

  

1. Gestão dos Recursos Naturais.  

2. Agricultura Sustentável.  

3. Cidades Sustentáveis.  

4. Infra-estrutura e Integração Regional.  

5. Redução das Desigualdades Sociais.  

6. Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável.  

 

O documento denominado Agenda 21 Brasileira apresenta a nós cidadãos a importancia da sustentabilidade ao desenvolvimento brasileiro. O grande desafio é a gestão, em se tratando de recursos naturais. Portanto, a Agenda 21 – Brasileira estabelece estratégias para o tratamento das áreas de programas, dentro de cada eixo temático. Abaixo uma pequena explicação sobre cada eixo temático: 

 

GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS:

 

São ações para regularizar o uso de recursos naturais. Para evitar conflitos, foca-se no gerenciamento de recursos como consequência da Gestão Internacional de Recursos Naturais, pois foi essencial para a criação de modelos sustentáveis de controle e proteção desses recursos. Vários aspectos influenciam e interagem no processo de gestão dos recursos naturais, sendo eles: participação, disseminação e acesso à informação, descentralização das ações, desenvolvimento da capacidade institucional, interdisciplinaridade da abordagem da gestão de recursos naturais, promovendo a inserção ambiental nas políticas setoriais. 

O aumento da competição e demanda por recursos naturais de todos os tipos (petróleo, gás, minerais, metais, florestas, pesqueiros, terras e água, por exemplo) estão relacionados ao crescimento dos conflitos gerados pela problemática da escassez de recursos entre usuários de larga escala e comunidades locais (DARBY, 2010, p. 5). Desta forma, a utilização de parte dos recursos naturais precisa de atenção para gerenciar, negociar e resolver possiveis conflitos entre as pessoas interessadas em fazer uso dessa matéria.

Para Brito (2006), os recursos são elementos de que o homem se vale para satisfazer suas necessidades. Os recursos naturais são aqueles que se originam sem qualquer intervenção humana”. É possível ainda fazer distinções quanto à definição de recursos naturais próprios de um Estado, os compartilháveis entre Estados e os que são patrimônio comum da humanidade. A diferença entre recursos naturais compartilhados e recursos do patrimônio comum internacionais está baseada no número de Estados que compartilham o recurso, pois o recursos como patrimônio comum pertencem a comunidade internacional e não podem ser individualizados para os Estados, já os recursos compartilháveis estão pela jurisdição de dois ou mais estados que os compartilham de forma exclusive.

Para Darby (2010), os níveis de análise dos recursos naturais podem ser elencados como global, regional e local, do mesmo modo que seus impactos sobre o meio ambiente também enquadram-se nesses níveis. Por isso, requer também formas de gestão de recursos em todos esses planos, de forma coordenada e cooperativa. Além do mais, a propriedade e exploração desses recursos é dominada por governos, largas companhias do setor privados e usuários de pequena escala.

 

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL  

A agricultura sustentável é aquela que tenta ser justa a todos os níveis economicamente viáveis, respeitando sempre os limites do meio ambiente. Para ela ser sustentável, ela precisa assegurar as próximas gerações a capacidade de completar as necessidades ambientais de produção com qualidade de vida no planeta.

A Agricultura sustentável tem como objetivos principais manter o ambiente saudável, ter rentabilidade econômica e equidade social e econômica. Em um conjunto, as pessoas envolvidas são os produtores, processadores de alimentos, distribuidores, varejistas, consumidores e gerentes de resíduos, ao qual devem manter um papel de sistema agrícola sustentável em todo o ambiente. Essas pessoas, produtores, podem e devem usar métodos para promover a saúde do solo, uso de agua minimizado e reduzir ao máximo o nível de poluição na fazenda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (262 Kb)   docx (171.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com