Plantas Medicinais: Andiroba (Carapa guianensis)
Por: mljsantos • 20/3/2016 • Projeto de pesquisa • 973 Palavras (4 Páginas) • 875 Visualizações
Plantas medicinais
Andiroba (Carapa guianensis)
Planta oriunda da Amazônia, sendo que o óleo das sementes possui propriedades repelentes para diversos tipos de insetos, combate inflamações e dores superficiais e é reconstituinte celular da derme. Sua ação é amplamente conhecida como antibactericida, fungicida, parasiticida, analgésica, balsâmica e cicatrizante, sendo muito usado para o alívio de pancadas, hematomas, inchaços, reumatismo e para cicatrização. O chá da casca é usado contra febres, vermes intestinais e tratamento de tumores.
Partes utilizadas: Óleo das sementes e chá da casca.
Boldo-De-Goiás (Vernonia condensada)
É uma planta com propriedades analgésicas e diuréticas, abre o apetite e combate as afecções do fígado, do estômago e do baço, combatendo ainda anemias, cálculos dos rins e da bexiga, doenças urinárias e hipertensão arterial. É um poderoso desintoxicante do fígado e rins, combatendo enjoos, edemas hepáticos e renais.
Partes utilizadas: Folhas e caule.
Contraindicação: É uma planta abortiva, não sendo recomendada para gestantes. Deve ser usada com moderação, pois em excesso pode provocar irritação gástrica.
Cambará (Lantana Camará)
Planta medicinal com propriedades balsâmicas, diuréticas, estimulantes, expectorantes, sudoníferas e tônicas. Usada para combater as infecções respiratórias em geral, combatendo ainda reumatismo, febres, perturbações digestivas e infecções do ouvido. O chá das folhas, flores, casca é excelente para combater resfriados, gripes, febres, afecções catarrais, pulmonares, asmáticas, coqueluche, bronquite, febre peitoral, tosse e outras doenças das vias respiratórias.
Partes utilizadas: cascas, folhas e flores
Dorme-Dorme (Mimosa Pudica)
Usam-se as folhas como depurativo do sangue e como desobstruente do fígado, para tratar icterícia, como purgante e, ainda, para combater gonorreia, reumatismo, ajudando a desinchar as pernas. Usa-se ainda na forma de cataplasma, para eliminar os abcessos, e na forma de gargarejos contra angina, inflamações da boca e da garganta e para aliviar dor de dente.
Partes utilizadas: Folhas.
Erva-Tostão (Boerhavia difusa)
Planta considerada “erva daninha” nas lavouras convencionais, tem o uso medicinal para combater as afecções do fígado e do baço, cálculo biliar, cistite, distúrbios estomacais, hepatite, icterícia, picada de cobras, retenção de urina e problemas nas vias urinárias. Também é utilizada no combate a histeria e ao nervosismo.
Partes utilizadas: Raízes.
Flor-De-Papagaio ou Bico-De-Papagaio (Phaseolus Vulgaris)
Usado externamente para lavar e desinfetar as afecções da pele, feridas, mordidas de insetos e de animais venenosos, combatendo ainda calos e verrugas.
Partes utilizadas: Folhas e flores.
Contraindicação: Não deve ser usado internamente, em razão da sua toxidade.
Guandu (Cajanus Cajan)
É um estimulante do sistema do sistema nervoso central, usado em esgotamentos físicos e mentais, contendo muita cafeína, com propriedades antidiarreica, diurética fraca, anti-hemorrágica, energética e afrodisíaca. Seu uso diário excita o coração, atua como desinfetante intestinal, previne arteriosclerose, confere ao organismo ação vitalizante de bem-estar, aumenta a capacidade intelectual, desperta o apetite, prevenindo e curando as perturbações gastrointestinais, como dispepsias, flatulências, diarreias e previsão de ventre, e combate a incontinência urinária.
Partes utilizadas: As sementes.
Contraindicação: Evitar o uso em excesso, principalmente pelos hipertensos.
Hemamélis (Hemamelis virginiana)
É uma planta com ação especial no aparelho circulatório, combatendo hemorragias internas e externas, muito eficaz no tratamento contra hemorroidas, mesmo aquelas sangrentas. Combate ainda flebites e varizes, inibe e queda dos cabelos e ativa a circulação. Externamente, pode ser usada na forma de compressas sobre úlceras varicosas, na forma de banhos e pomadas.
Partes utilizadas: Folhas.
Jambolão (syzygium cumini)
É uma planta muito popular usada na medicina alternativa contra diabetes, tosses em geral, catarro crônico e prisão de ventre.
Partes utilizadas: Toda a planta.
Louro (Laurus Nobilis)
É uma planta usada na culinária, na forma de tempero, sendo também usada para afugentar insetos dos grãos armazenados. Na medicina caseira, é usada na forma de chá das folhas contra dores de cabeça, fraquezas orgânicas, fadigas, espasmos, cólicas menstruais, má digestão, gases e reumatismo. É utilizado ainda como expectorante, antisséptico, antidepressivo, excitante, estimulante do estômago, do fígado e do fluxo urinário e regulariza a menstruação. O banho com o chá pode ser usado para curar as afecções e tirar manchas da pele, aliviar contusões e fortalecer o couro cabeludo, aumentando a circulação sanguínea. O extrato das folhas aumenta a ação da insulina e agiliza o parto.
...