Pre projeto Educação Ambiental
Por: Douglas1212 • 3/11/2015 • Projeto de pesquisa • 1.294 Palavras (6 Páginas) • 2.943 Visualizações
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES “JANE VANINI”
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ESTADUAL SENADOR MARIO MOTTA COMO SUBSÍDIO PARA A CONSERVAÇÃO DO RIO PARAGUAI NO MUNICÍPIO DE CÁCERES – MT
DOUGLAS FELIX DA SILVA
Cáceres – MT
2015
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES “JANE VANINI”
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ESTADUAL SENADOR MARIO MOTA COMO SUBSÍDIO PARA A CONSERVAÇÃO DO RIO PARAGUAI NO MUNICÍPIO DE CÁCERES – MT
Pré-projeto de pesquisa apresentado para oDepartamento de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso como parte integrante do curso de graduação em Ciências Biológicas.
Orientadora: Profª. Drª. Solange Kimie Ikeda Castrillon
Co-orientadora: Profª. Msc. Danúbiada Silva Leão
Cáceres – MT
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO............................................4
2. JUSTIFICATIVA...............................................................................................5
3. OBJETIVO GERAL...........................................................................................5
3.1 ESPECÍFICOS ................................................................................................6
4. METODOLOGIA.............................................................................................6
5.CRONOGRAMA.....................................................................................................7
6.REFERÊNCIAS.....................................................................................................9
1. INTRODUÇÃO
Atualmente as questões ambientais tem tomado espaço não somente do Brasil, mas no mundo inteiro. A preocupação e as discussões não estão somente no poder público, se dá muito mais em vista de obrigações legais do que por preocupação dos benefícios que a consciência ambiental pode trazer, como também envolvendo especialistas no assunto (REIS, 2012, p. 48). É notada a participação da sociedade como um todo, envolvendo os cidadãos que no seu cotidiano vivenciam o assunto não somente pelas informações que tem acesso, mas com a responsabilidade que deve partir de todo os cidadãos em recuperar e cuidar do meio ambiente.
A Educação, seja escolar ou não, é uma importante aliada no processo de transformação das estruturas da sociedade(SANTOS, 2011, p. 15). A educação ambiental assim como a educação, não “resolve” os desafios diariamente expostos aos nossos olhos. No entanto, pode contribuir com o processo de reestruturação da rede socioambiental. Diante disso torna – se necessário que os protagonistas da sociedade sintam o desejo de atuação direta no meio ao qual estão inseridos. Para que isso possa acontecer a educação deve ser vista como modelo de transformação do ser humano tanto no social, cultural e ético.
Dentro do bioma Pantanal está inserido o Rio Paraguai, contendo grande diversidade biológica, riquíssimo e produtivo em termos econômicos. Assim torna se de grande importância sua conservação e de politicas públicas que possam garantir sua sustentabilidade. Políticas que vão deste a proteção das nascentes até as várias unidades de recurso, bem como a conscientização da comunidade para sua sobrevivência. O rio Paraguai faz passagem pela cidade de Cáceres, histórica e de grande importância na história da região do Alto Paraguai. Segundo Avelino (2002), o município localiza –se no sudoeste de Mato Grosso, no ponto de confluência entre o rio Paraguai e as rodovias BR – 070, BR – 174 e BR – 364. Pertence à bacia hidrográfica do Alto Paraguai-grande bacia do Prata.
A proposta do trabalho objetiva pesquisar as diversas ações de Educação Ambiental que são desenvolvidas no município de Cáceres – MT. Visto que essa região (Ato Paraguai) é rica em biodiversidade e traz grandes benefícios para a população cacerense. O rio Paraguai vem sofrendo diversas mudanças na sua qualidade ambiental ao longo do tempo, mudanças essas que muita das vezes são maléficas para sua sustentabilidade. Por tanto a comunidade escolar, por meio da Educação Ambiental, tem grandes responsabilidades na garantia da defesa da diversidade biológica para a minimização da sustentabilidade do rio Paraguai.
O Plano Estadual de Educação pela Lei nº 10.111, de 06 de junho de 2014, em conformidade com o Plano Nacional de Educação, garante pela meta de nº 20 Apoiar ações de Educação Ambiental com os projetos políticos-pedagógicos das escolas que contribuam ou promovam o desenvolvimento local sustentável. Diante disso a escola e o estado devem “andar juntas” na luta pela preservação e conservação do meio ambiente.
A poluição do Rio Paraguai atinge de forma direta a população cacerense, seus ribeirinhos, o turismo, a cultura e a economia da cidade. Nesse contexto, a educação ambiental deve ser transformadora, formando cidadãos responsáveis pelo meio em que vivem, tendo uma visão diferenciada na valorização da fauna e flora pantaneiras.
A pesquisa será realizada com os professores e alunos do ensino público da cidade de Cáceres, trazendo assim uma ação-participativa da comunidade,
...