TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Fossa Séptica Ecológica

Por:   •  29/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.398 Palavras (10 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 2][pic 3][pic 4]


[pic 5]

Raimundo Martins Cunha

PREFEITO MUNICIPAL DE MUANÁ

José Caetano da Silva Ferreira

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ieda Pacheco Coelho

COORDENADORA DO PÓLO E-TEC/IFPA MUANÁ

Wuyllen Soares Pinheiro

COORDENADOR DO CURSO DE SANEAMENTO E-TEC/IFPA MUANÁ

Antonio Eurico dos Santos e Daniel Ferreira dos Santos

TUTORES PRESENCIAIS

EQUIPE:

José Tavares da Costa

Gleice Pereira Sidônio

Aliceia dos Santos Ferreira

Raimundo Fabio coelho Pacheco

- CURSO SANEAMENTO URBANO -

Pólo do E-TEC/IFPA – Muaná

ÍNDICE:

1.        APRESENTAÇÃO        

2.        OBJETIVOS        

3.        JUSTIFICATIVA        

4.        PROBLEMAS.        

5.        DESENVOLVIMENTO        

A.        Importância Sanitária.        

B.        Importância Econômica.        

1.        PERÍODO DE EXECUÇÃO        

2.        RECURSOS        

3.        ESTRATÉGIAS DE AÇÃO        

4.        MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO        

5.        ANEXOS        

1)        Plano de Ação do Projeto;        

2)        Planilha Orçamentária;        

3)        Desenhos Construtivos da Fossa Séptica Ecológica.        

6.        BIBLIOGRAFIA        

  1. Apresentação

A ocorrência de doenças, principalmente as doenças infecciosas e parasitárias ocasionadas pela falta de condições adequadas de destino dos dejetos, podem levar o homem a inatividade ou reduzir sua potencialidade para o trabalho.

Para facilitar a compreensão das condições sanitária no Município de Muaná descrevemos abaixo algumas informações necessárias, visto que, não existe sistema publico de esgotamento sanitário (com rede coletora e estação de tratamento, sistema convencional). As soluções individuais nas residências são construções de alvenaria simples de tijolo, que eliminam o mau cheiro e a exposição direta das fezes (fossa de tanque absorvente). Neste tipo de construção o fundo da fossa fica livre e alguns espaços nas paredes dentro da terra facilitam a infiltração da água no solo. Geralmente por questões econômicas o vaso sanitário fica apoiado na laje da fossa, onde também é construída toda estruturação do banheiro (chuveiro e lavatório de mão). Somente a água proveniente do vaso sanitário é destinada ao tanque, às demais águas servidas na residência são despejadas diretamente no quintal. Mesmo com pequena contribuição (apenas do vaso sanitário) na época de chuvas é comum a infiltração pelas paredes de alvenaria, logo acima do nível do solo, em conseqüência da saturação do lençol freático.

Pelas características do solo onde se localiza a Cidade de Muaná, este tipo de construção só é recomendado na parte antiga da cidade, casas que se localizam nas principais ruas do centro; nas áreas de ocupação recentes, que são áreas de várzeas em sua maioria, alem da influencia constante das águas dos igarapés que ficam próximos, o solo é bastante argiloso dificultando ainda mais a infiltração do efluente. Nas áreas de ocupações novas da sede do município (periferia da Cidade ocupada nos últimos dez anos) onde a preferência dos moradores se justifica pela proximidade com a área central da cidade. O solo sofre a influencia das marés devido ao baixo nível topográfico do terreno e a proximidade com os igarapés, entretanto, é possível construir casas de madeira com certa segurança. Apesar da mínima definição urbana da área as pontes construídas de madeiras disponíveis facilitam o deslocamento dos moradores, porem não se observa espaços destinados à construção de prédios públicos ou áreas de lazer para convivência publica dos moradores.

Outro problema grave está relacionado às condições desses moradores, com pouco ou nenhum conhecimento do perigo a que se expõem com a disposição dos dejetos diretamente no solo ou direcionando–os para os igarapés mais próximos de sua residência. Estes mesmos igarapés são utilizados por algumas pessoas para lazer, asseio corporal (banho) e também utilizam água desse manancial em suas residências.

        

  1. Objetivos

  • Universalizar as ações de Saneamento Básico.
  • Indicar solução alternativa para o problema do lançamento inadequado dos dejetos humanos nas residências desprovidas de fossas sanitárias.
  • Iniciar o Processo de difusão dos conhecimentos e praticas de saneamento básico.
  • Diminuir o índice de doenças causadas pela falta de saneamento básico.
  • Promover a educação da população em questões de saúde, higiene, ecologia e cidadania.
  • Aumentar as condições de higiene das famílias beneficiadas.
  • Instalar o Projeto Sanitário Ecológico Seco.
  1. Justificativa

Os dejetos humanos concentram germes patogênicos de várias doenças, entre as quais febre tifóide e para-tifóide, diarréias infecciosas, amebíase, ancilostomíase, esquistossomose, teníase, ascaridíase, etc. Por isso, torna-se indispensável afastar as possibilidades de seu contato com o homem, mananciais, nascentes de rios e igarapés, águas de abastecimentos, alimentos, vetores (moscas, ratos, baratas) e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (320.8 Kb)   docx (39.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com