RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA - MITOSE
Por: Augusto Ignacio • 24/11/2019 • Relatório de pesquisa • 738 Palavras (3 Páginas) • 412 Visualizações
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CÂMPUS SANTA HELENA
ANTONIO AUGUSTO IGNACIO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA - MITOSE
BIOLOGIA CELULAR
Prof. Glauco Miranda
SANTA HELENA
2019
Sumário
Revisão teórica 3
Material e Métodos 4
Material 4
Métodos 4
Resultados 4
Legenda: 4
Fases observadas: 5
Discussão 6
Referências 7
Revisão teórica
A única forma de se adquirir uma nova célula é realizar a duplicação de uma célula já existente. A ocorrência dessa duplicação, foi estabelecida em meados do século XIX. Todos os organismos que são considerados vivos, de uma bactéria unicelular a um mamífero multicelular, são resultados de repetidos ciclos de divisões celulares e crescimento que aludem as primícias vidas na Terra, há aproximadamente três bilhões de anos (ALBERTS 2017).
A mitose ocorre em todas as células somáticas presentes de um corpo, e por meio dela, uma célula consegue se dividir em duas, geneticamente semelhantes à célula inicial, através de uma sequência organizada de eventos em que ela precisa duplicar seu material genético e então conseguir se dividir. Em seres unicelulares, como bactérias e leveduras, cada divisão realizada leva a um novo organismo completo (ALBERTS 2017).
Cada processo de divisão celular sem suas características que variam de organismo para organismo e ocorrem em momentos diferentes em cada um. Toda via, algumas dessas características são universais, uma vez que a célula realiza sua tarefa mais importante, copiar seu material genético e passar para sua nova geração de células as suas características genéticas (ALBERTS 2017).
A fase mitótica é a fase do ciclo celular onde acontece duas divisões, a divisão do núcleo denominada de mitose e a do citoplasma denominada de citocinese. A mitose integra 4 subfases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Todas estas fases se caracterizam por um dado conjunto de fenómenos (SOARES 2003):
- Prófase – é a etapa mais longa da mitose, onde os filamentos de cromatina se condensam, dando origem a estruturas grossas e curtas, já os cromossomos, que vão ser constituídos por dois cromatídeos unidos por um centrómero, a membrana nuclear fragmenta-se e o nucléolo desaparece e por fim forma-se o fuso acromático nos polos das células;
- Metáfase – é a etapa onde o fuso acromático se vai ligar aos centrómeros dos cromossomas, que já atingiram o encurtamento máximo, formando assim a placa equatorial, onde os cromossomas se dispõem voltados para o centro do plano com os braços voltados para fora; anáfase – dá-se a fragmentação dos centrómeros, separando assim os cromatídeos, passando cada um destes a formar agora um cromossoma; as fibras do fuso acromático começam a encurtar levando assim os cromossomas para os polos – Ascenção polar;
- Telófase – passa-se exatamente o contrário da prófase, ou seja, a cromatina vai descondensar e alongar, o fuso acromático dissolve-se, a membrana nuclear irá reaparecer dispondo-se à volta dos cromossomas, formando assim dois núcleos novos.
Material e Métodos
Material
- Microscópio óptico;
- Lâmina preparada de um meristema de cebola (Allium cepa).
Métodos
- Ligou-se o microscópio;
- Pegou-se uma lâmina com preparação de células de cebola;
- Observou-se a lâmina ao microscópio óptico;
- Anotou-se os resultados.
Resultados
[pic 1]
Figura 1. Ilustração da mitose de uma raiz de cebola (Allium cepa) observada em aula prática.
Fonte: Toda Matéria
Legenda:
1 – Núcleo
2 – Membrana celular
3 – Cromossomas (ADN)
4 – Citoplasma
5 – Membrana nuclear
...