Redação e Método Científico
Por: Dimila Mothe • 17/9/2023 • Trabalho acadêmico • 372 Palavras (2 Páginas) • 93 Visualizações
A pesquisa é um processo decorrente da identificação de dúvidas e da necessidade de elaborar e construir respostas para esclarecê-las. Já o texto científico é todo conteúdo que descreve processos testados e validados pelo método científico, inclundo artigos, trabalhos de conclusão de curso, projetos, relatórios, resumos, qualificações, pareceres técnicos, e materiais de divulgação científica. Raramente a escrita de textos científicos é ensinada na graduação ou pós-graduação, embora a produção acadêmica seja um dos principais critérios de avaliação de estudantes em seleções de pós-graduação e bolsas de pesquisa, concursos, e pós-doutorados. Além disso, publicar (bem) agrega valor e autoridade à carreira acadêmica, contribuindo, divulgando e tornando públicos novas evidências científicas (afinal, resultado válido para a ciência é resultado publicado em texto científico!).
O Método Científico é um código prático consensual da comunidade científica, que se atualiza periodicamente e acompanha o contexto histórico e cultural, construindo e testando uma possível resposta para um problema (hipótese), identificado através da observação de fatos. Um fato sozinho não tem relevância científica, mas passa a ser pertinente quando relacionado a uma questão respondida com o método científico (falseável e reprodutível por outros pesquisadores). Uma boa hipótese é uma resposta possível, bem fundamentada e parcimoniosa (simples e objetiva, sem muitas condições a priori) para uma pergunta científica. A única forma de testar uma hipótese é estimar os resultados esperados no caso da hipótese estar correta, formulando predições. Estes “palpites" sobre os resultados de um experimento científico vão nortear a validação de uma hipótese, mas nunca devem tendenciam o experimento (vamos falar de ética na prática científica já já!).
Para delinear o experimento adequado, se deve compreender as limitações do objeto de estudo, a quantidade de dados estatisticamente relevante para o projeto, quais variáveis devem ser testadas, quais métodos já foram explorados na literatura, quais as limitações de tempo, recursos e estratégia de realização do experimento. Ao lidar com evidências científicas (ou resultados dos experimentos) é preciso ter atenção na interpretação dos dados, no que é válido ou inválido, pois corresponde a qualificação/quantificação do fato observado. Assim, a última etapa do método científico abrange as conclusões das interpretações das evidências científicas (e contra-evidências), atualizando o conhecimento científico sobre o fato observado originalmente, sendo este explicado por uma hipótese validada (teoria).
...