Relatório Extração de DNA de Morangos
Por: afirminoc • 21/3/2019 • Relatório de pesquisa • 1.121 Palavras (5 Páginas) • 4.276 Visualizações
Extração de DNA de Morango
Sumário
1. Introdução 4
2. Objetivos 5
3. Materiais e Métodos 5
4. Resultados 6
5. Discussão da aula prática 6
6. Anexo 8
7. Referências Bibliográficas 9
Introdução
O DNA (ácido desoxirribonucléico) é uma molécula orgânica responsável pelo armazenamento e transmissão da informação genética que é expressa pela produção das variadas proteínas que compõem o ser vivo. O DNA é composto por nucleotídeos, estes compõem sequências que formam os genes, que podem ser encontrados em duas formas, mais condensados na heterocromatina e menos condensados na eucromatina. O DNA é primordial para a sobrevivência da célula, por consequência para a vida (CLARK, 1980).
Em 1953 foi descoberto pelos cientistas James Watson e Francis Crick o modelo de dupla hélice de DNA, porém pesquisadores do Garvan Institute of Medical Research, na Austrália, descobriram a estrutura “twisted knot”, que significa “nó torcido”, uma nova estrutura para essa molécula (LUISA, 2018).
O i-motif é um ‘nó’ de quatro filamentos de DNA. No nó, letras C (citosina) na mesma cadeia de DNA se ligam, o que é o oposto da dupla hélice, onde ‘letras’ em cadeias opostas se reconhecem e Cs se ligam com Gs (guaninas). (LUISA, 2018)
O Ácido Desoxirribonucleico (DNA) é uma molécula encontrada no núcleo celular dos seres vivos, com exceção dos vírus que possuem RNA apenas. O processo de extração utilizado é o isolamento do DNA ou RNA, podendo ser realizado em qualquer tipo de organismo e através de diferentes tipos de amostra (KASVI, 2017).
Os morangos são plantas da espécie Fragaria e também são seres vivos, portanto possuem DNA que define as suas características e com o uso de alguns métodos é possível visualizar sem o uso de microscópio. (ANTUNES et al., 2011)
Objetivos
- Entender que o DNA é encontrado em diversos seres vivos;
- Compreender e identificar o DNA em solução;
- Associar a precipitação do DNA na solução com os reagentes usados no procedimento.
Materiais e Métodos
- Dois ou três morangos;
- Saco plástico transparente;
- Detergente comercial;
- Béquer;
- Colher de medida (colher de café);
- Proveta
- Álcool etílico absoluto ou álcool etílico doméstico (>90ºG.L). (Deve ser mantido gelado até o momento da utilização);
- Gaze;
- Tubo de ensaio;
- Cloreto de sódio (sal doméstico)
- Funil;
- Faca
- Bastão de vidro;
- Pipeta Pasteur.
Foi realizado em laboratório o experimento para extração do DNA de morango, anteriormente foi preparada a solução de NaCl e detergente. Para a solução, é necessário 6ml de detergente, 4g de NaCl (cerca de 4 colheres de café) e completar 60ml com água.
Os morangos (dois ou três morangos) foram colocados dentro de sacos plásticos e macerados, depois de macerados foi colocada a solução junto com a polpa e misturamos a solução por 2 a 3 minutos para obter uma solução liquefeita da polpa do fruto.
Em seguida, com auxilio de um funil e gaze, filtramos a solução.
Depois de filtrado, com auxílio de uma pipeta, acrescentamos lentamente e sem formar bolhas o álcool etílico gelado até o volume de solução estar dobrado.
Resultados
Foi observado no experimento que a maceração é necessária para romper a parede celular do morango, sendo essa parede o que diferencia as células eucariontes vegetais e animais.
A solução de lise é necessária para duas etapas da extração, o detergente é utilizado para que a bicamada fosfolipídica seja rompida. Ao adicionar o NaCl (Sal comum), o Na+ vai interagir com o grupo fosfato PO4− do DNA, fazendo com que os nucleotídeos possam se precipitar.
A filtração separa os restos de estruturas celulares da solução contendo DNA de outras moléculas.
Ao adicionar o álcool, o DNA aglutina e forma uma massa filamentosa esbranquiçada. Porém devido a alguns erros de proporção foi encontrada além do DNA, moléculas de pectina, que são polissacarídeos hidrofílicos, característicos das primeiras camadas formadas na parede celular.
Discussão da aula prática
- Qual a finalidade do sal na prática da extração do DNA?
R: O Na+ presente no sal de cozinha é capaz de interagir com o grupo fosfato no DNA, fazendo com que o DNA seja atraído e possa ser precipitado.
...