Relatório de Prática Dna Banana
Por: otaviof02 • 3/5/2023 • Relatório de pesquisa • 1.123 Palavras (5 Páginas) • 179 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA
CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR
PROFª SIMONE FEANZIN
AULA PRÁTICA DE SEPARAÇÃO DE DNA VEGETAL
RELATÓRIO AULA PRÁTICA
Otávio Dos Santos Fragoso
São Vicente do Sul, RS, Brasil
18/04/2023
1.2 INTRODUÇÃO
A vida, em geral, depende da habilidade celular em armazenar, recuperar e traduzir as instruções genéticas necessárias para todos os organismos se manterem vivos. Essas informações são hereditárias e são armazenadas nos genes, que são transmitidos das células-mães para as células-filhas durante a divisão celular.
As informações genéticas ( praticamente instruções de formação de proteínas) são transmitidas pelos cromossomos, estruturas com formato semelhante a um cordão, presentes no núcleo das células eucariontes. Com o tempo, junto ao avanço da bioquímica, foi descoberto que os cromossomos são formados por ácido desoxirribonucleico (DNA) e proteínas.
Por muito tempo tempo se acreditava que o DNA servia apenas como forma estrutural. Entretanto, em 1940, foi identificado o DNA como o provável portador da informação genética. O DNA consiste em duas "fitas" de um polímero enrolados como hélice, essas fitas são compostas por quatro subníveis nucleotídicos ( formado por açúcares com cinco carbonos, nos quais estão ligados um ou mais grupos de fosfato, e uma base contendo nitrogênio, que pode ser adenina, citosina, guanina ou timina) mantidos ligados covalentemente. Suas "fitas", cientificamente chamadas de cadeias polipeptídicas, são unidas por ligações de hidrogênio.
1.3 OBJETIVOS
Separar para a observação o DNA de uma célula vegetal (banana). Por meio dessa prática aprender e aplicar nosso conhecimento sobre essa área.
1.4 MATERIAIS
- 1 Banana
- 1 saco plástico
- 1 Becker com água
- 1 bastão de vidro
- 1 colher de sal
- 1 colher de detergente
- 150 ml de álcool gelado
- Filtro de papel
1.5 MÉTODOS
No Becker com água ( aproximadamente 200 ml a 250 ml), foi adicionado a colher de sal e a de detergente e agitado com o bastão de vidro de forma deliberada, não fazendo espuma, para homogeneizar a mistura. Simultaneamente, foi amassada a banana dentro do saco plástico, com o objetivo de danificar a parede celular e " liberar" o DNA. Em seguida foi misturado a banana já amassada à mistura de detergente sal e água. Após isso foi utilizado o filtro de papel para coar a mistura, para obter apenas o líquido e armazená-lo no Becker vazio. Em seguida foi adicionado o álcool gelado, de forma lenta e utilizando a lateral do Becker, e misturando o tudo junto de forma calma usando novamente o bastão de vidro.
...