RELATÓRIO AULA PRÁTICA - EXTRAÇÃO DO DNA DA BANANA
Por: wendelcouto • 10/4/2017 • Relatório de pesquisa • 1.290 Palavras (6 Páginas) • 7.354 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DO SUL – FACSUL
CURSO DE BIOMEDICINA
IGOR THAILAN NASCIMENTO PEREIRA, LARISSA OLIVEIRA PALMEIRA, LUÍS FERNANDO DE BRITO CERQUEIRA, YASMIN OLIVEIRA SANTOS, VITÓRIA RÉGIA ANDRADE OLIVEIRA, WENDEL COUTO SILVA OLIVEIRA.
RELATÓRIO AULA PRÁTICA: Extração do DNA de banana.
Itabuna – BA
2017
IGOR THAILAN NASCIMENTO PEREIRA, LARISSA OLIVEIRA PALMEIRA, LUÍS FERNANDO DE BRITO CERQUEIRA, YASMIN OLIVEIRA SANTOS, VITÓRIA RÉGIA ANDRADE OLIVEIRA, WENDEL COUTO SILVA OLIVEIRA.
RELATÓRIO AULA PRÁTICA: Extração do DNA de banana.
Relatório de aula prática apresentado à disciplina Biologia Molecular e Biotecnologia, como requisito parcial para aprovação na referida disciplina do Curso de Biomedicina da UNIME Itabuna-BA.
Orientador (a): Profª. Drª. Mylene de Melo Silva.
Itabuna – BA
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO PÁGINA 4
2. OBJETIVOS PÁGINA 6
2.1 Objetivo geral
2.2 Objetivos específicos
3. MATERIAS E MÉTODOS PÁGINA 7
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO PÁGINA 9
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS PÁGINA 10
6. REFERÊNCIAS PÁGINA 11
1. INTRODUÇÃO
A molécula de DNA é usada durante o período de vida de um organismo para fornecer instruções para milhões de processos celulares que ocorrem constantemente.
Esta atividade prática usou um processo semelhante ao utilizado pelos cientistas quando começaram as primeiras investigações sobre DNA. Pode-se realizar um procedimento para extração de DNA com materiais comuns que estão presentes na cozinha, como: sal, álcool comum, detergente, água, peneira e copo. Podemos observar em alguns minutos aquilo que os cientistas levaram muitos anos para descobrir embora nesta atividade se utilizem procedimentos e instrumentos muito simples que não permitem a separação do DNA de proteínas e de RNA, possibilitando assim a visualização do conteúdo nuclear, sob a forma de filamentos brancos.
A Banana é um fruto cuja origem é o sudeste do continente asiático. Possui uma polpa macia, saborosa e doce, é rica em fibras, potássio, vitaminas C e A. Não possui sementes e é um fruto sem fecundação prévia, sendo composta de aproximadamente 70% de água.
Uma das razões de se trabalhar com a banana é que ela se presta muito bem à extração de DNA, porque é muito macia e fácil de homogeneizar.
A sigla DNA significa acido desoxirribonucleico, esta molécula foi descoberta por volta de 1969 por Johann Friedrich Miescher. O DNA tem papel importante para os seres vivos, é através dele que a magia da vida acontece. Ele é o responsável por todas as informações genéticas necessárias para criação de um organismo, ele controla toda a atividade celular que é transmitida de geração em geração. Está presente nas células de todos os seres vivos, incluindo plantas, fungos e bactérias.
Com exceção das bactérias, onde o DNA fica solto dentro da célula, em muitos outros seres vivos ele fica acomodado dentro de um compartimento existente, chamado de núcleo. O DNA forma os genes que, por sua vez, vão formar os cromossomos. É através dos genes, que o DNA vai determinar as características que serão passadas dos pais para os filhos como, por exemplo: a cor dos olhos nos seres humanos ou a textura de uma folha nas plantas.
Assim como os grandes pesquisadores fazem em seus experimentos, observou que em algumas das etapas do experimento, os reagentes utilizados têm funções muito importantes. Por exemplo, o detergente ajudou a romper as células que formam a banana para que o DNA possa sair e ficar livre na solução. Quando colocamos o sal e depois o álcool, as moléculas de DNA ficaram mais próximas umas das outras e começamos a observá-las como se fosse uma nuvem branca boiando na solução. A banana possui várias cópias de cromossomos em cada célula, facilitando assim a visualização. Além do detergente e o álcool que foram fundamentais para a visualização final do experimento, destacamos também os fatores mecânicos, como a maceração da banana.
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
Esta atividade teve como objetivo, extrair o DNA das células da banana, para visualização do material genético, promovendo assim a descoberta da localização do mesmo. Além da aplicação de conhecimentos sobre estrutura da membrana celular.
2.2 Objetivos específicos
- Entender os conceitos de genética básica;
- Demonstrar como podemos identificar e extrair o DNA da banana como um bom modelo para esse tipo de estudo e atividade prática;
- Aprofundar mais no assunto e descobrir mais temas ligados a genética básica.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Material necessário:
Banana;
Saco plástico;
Becker;
Bastão de vidro;
Peneira;
Detergente;
Sal de cozinha;
Álcool comum;
Água;
Palito de madeira;
Espátula de plástico;
Tubo de ensaio;
Banho-maria.
Métodos:
...