Ritmo Climático e Ritmo Social: Pluviosidade e deslizamento de terra na serra do mar (Ubatuba/SP)
Por: Thâmara Jackline • 25/11/2019 • Resenha • 252 Palavras (2 Páginas) • 221 Visualizações
RESUMO DO CAPÍTULO III
Ritmo climático e ritmo social: Pluviosidade e deslizamento de terra na serra do mar (Ubatuba/SP)
A região sudeste do país é a localidade de maiores impactos antrópicos.
O município de Ubatuba/SP possui um clima tropical úmido, e os elevados níveis de chuvas favorecem para instabilidade dessa área.
Na análise rítmica, o clima é considerado um fenômeno geográfico dinâmico e a temporal e feita pela escolha de “anos-padrão” representando os diferentes graus do habitual.
A ritmanálise (rythmanalyse) enquanto método compreende assim um caráter triádico na abordagem, melodia-harmonia-ritmo, que não conduz a uma síntese a análise pluvial trimestral gerou 8 (oito) combinações de trimestres chuvosos.
A análise associativa entre o ritmo pluvial e os deslizamentos de terra foi realizado para o período em que há registros nos sistemas dos movimentos gravitacionais da massa.
Ao analisar a alta variabilidade em diferentes aluvias, destingiu-se que 3 (três) unidades nos municípios de Ubatuba, Picinguaba e Serra do Mar.
O ritmo social em Ubatuba está expresso na evolução da urbanização representando o rol das práticas sociais responsável por transformações na paisagem e no cotidiano da população local.
O mapeamento de uso e ocupação do solo urbano revela os tipos quais predominam nos setores de encosta;
Ocupação do solo urbano 8 (oito) e 7 (sete) são representados por favelas e invasões, de uso residencial de baixo padrão.
Com a expansão aumenta o grau de vulnerabilidade e a probabilidade de novas ocorrências geológicas.
Grande parte de instabilidade das encostas são representadas principalmente por escorregamento de solo, predominantes os planares de alta e média da serra do mar.
...