Trabalho Apresentado para a Disciplina Diversidade de Invertebrados I
Por: Lisia Campao • 14/6/2016 • Seminário • 493 Palavras (2 Páginas) • 589 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Bárbara de Vargas Minuzzo
Natasha Figueira Assis
Relatório de campo
Tramandaí- RS 09/05/2016
SÃO LEOPOLDO
2016
Bárbara de Vargas Minuzzo
Natasha Figueira Assis
Relatório de campo
Tramandaí- RS 09/05/2016
Trabalho apresentado para a disciplina Diversidade de Invertebrados I, pelo Curso de Ciências Biológicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, ministrada pelo professor Gelson Luiz Fiorentin.
São Leopoldo
2016
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO
2. MATERIAIS E MÉTODOS
3. ESPÉCIES ENCONTRADAS
3.1. Classe :
4. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
O presente estudo tem como objetivo colocar em prática o conteúdo estudado na disciplina de Diversidade de Invertebrados I, sendo principalmente a identificação das espécies, classes, gêneros e filos, juntamente suas características, habitats, formas de vida, entre outras informações das espécies encontradas.
2. Materiais e Métodos
No dia 9 de Maio de 2016 reuniram-se os acadêmicos da turma de Diversidade de Invertebrados I de 2016/1 para realizar uma viagem de estudos na cidade litorânea de Tramandaí no Rio Grande do Sul. Primeiramente foi feita a visita ao Museu de Ciências Naturais- Ceclimar onde fomos guiados a uma apresentação do acervo local, lá se encontram espécies nativas da região do litoral norte do Rio Grande do Sul ou por lá encontradas. Logo após realizamos a coleta de conchas de moluscos na beira mar, levando os exemplares para a universidade e na aula seguinte seria feito a classificação destes, analisando assim a espécie a qual pertencem.
Para a classificação foi utilizado a sala de luparia, pois haveria o manuseio das amostras. Utilizamos dois exemplares para pesquisa: Invertebrados, manual de aulas práticas. Ribeiro-Costa, Moreira. Ribeirão Preto: Holos, 2006. E Moluscos do Rio Grande do Sul: coleta, preparação e conservação. VL Lopes-Pitoni, IL Veitenheimer, MCD Mansur. Iheringia 5, pág. 25-68, 1976.
Os resultados estão a seguir apresentados.
3. ESPÉCIES ENCONTRADAS
3.1. Classe :
4. CONCLUSÃO
Nota-se a predominância das classes gastropoda e bivalvia na coleta realizada, essa característica pode ser influenciada por diversos fatores: o local da coleta, a beira-mar, uma região litorânea favorável a estes. O período que foi realizado a coleta também é um fator que influencia, encontramos juntamente muitas bolachas do mar que não são encontradas com tanta frequência no verão por exemplo.
...