A Precipitação do Aditivo
Por: Geovane Teixeira • 5/10/2023 • Abstract • 292 Palavras (2 Páginas) • 108 Visualizações
Ocorre uma reacção química quando se junta ácido clorídrico concentrado a
carbonato de cálcio que dá origem a uma solução aquosa de cloreto de cálcio e à
libertação de um gás (dióxido de carbono).om o Mg liberando elétrons, formando íons Mg^2+, e o O2 ganhando elétrons formando íon O ^-2. Havendo como produto um sólido branco, sendo ele óxido de magnésio (MgO).
Após a formação do óxido de magnésio, realizou-se a reação envolvendo esse óxido, juntamente com a fenolftaleína e a água destilada. Obtive-se como resultados, um precipitado proveniente do MgOH^+ e do OH^-, sendo ele o Mg(OH)2 (sólido) que não foi dissolvido após o fim da reação. Como descrito pelo livro Química Analítica Qualitativa, a concentração de íons hidroxila (OH- ) é decisiva para a precipitação, existindo, portanto, uma faixa de pH (acima de 10) que delimita a formação do Mg(OH) e para valores de pH inferiores a 10, os íons estão dissolvidos. Portanto, utilizou-se a fenolftaleína como indicador de Ph, e obteve-se a cor rosa indicando que o pH estava acima de 10, existindo então uma alta concentração de íons hidroxila (como observou-se na reação).
Na quarta parte do experimento, observou-se a formação de uma camada de prata sobre o cobre, e uma aparência com irregularidades, e concluiu-se que estava acontecendo um processo de oxirredução, sendo um processo de transferência de elétrons de uma substância para outra, no qual uma recebe massa e a outra perde explicando a transformação do fio de cobre.
Na quinta parte do experimento, observou-se uma formação de cobre metálico na superfície do prego, sendo assim, ocorreu-se também uma reação de oxirredução devido ao ferro metálico transferir elétrons para solução corroendo a si mesmo, e tornando-se o agente oxidante.
...