CURSO DE NUTRIÇÃO HIDRATAÇÃO E EXERCICIO FISICO
Por: Natalia Anniboleti • 7/4/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.121 Palavras (5 Páginas) • 525 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
PRÓ-REITORIA DE ANA CRISTINA BORGES
CURSO DE NUTRIÇÃO
HIDRATAÇÃO E EXERCICIO FISICO
Ayrton Melo, Beatriz Gonçalves, Larissa Amaral, Natalia Anniboleti e Paula Macieira
Rio de Janeiro
2015
Introdução
A realização de um exercício físico, seja ele feito com intuito profissional, competitivo ou de lazer, deve estar sempre visando oferecer saúde, segurança e conforto para o corpo do indivíduo que o está praticando. Portanto, a importância de manter o equilíbrio entre os fluidos corporais é fundamental para manter a hidratação.
Durante a realização de exercícios físicos, principalmente em uma cidade como o Rio de Janeiro, onde a temperatura é bastante elevada, a atenção com a perda hídrica deve ser dobrada, evitando ao máximo um “stress” térmico. O corpo passa por várias adaptações orgânicas e fisiológicas, variando a quantidade de perda de água de acordo com a intensidade do exercício. Caso não haja a recuperação dessa perda, haverá uma queda na prática do exercício podendo até mesmo prejudicar a sua continuação. O aumento da fadiga é um resultado da falta de hidratação, também comprometendo a termorregulação, fazendo assim, o praticante ter um baixo desempenho na atividade.
Objetivo
O objetivo deste trabalho é apontar a importância da hidratação em conjunto com exercícios físicos, visando atenuar os efeitos negativos causados pela desidratação, aumentando o desempenho dos praticantes durante as atividades físicas e relembrar que o consumo de líquidos é importante até mesmo para as pessoas que não praticam atividades físicas.
Materiais e métodos
Para realizar este trabalho foram feitas pesquisas em artigos científicos e leituras de biografias disponibilizadas na internet. Após o estudo foram destacados os pontos de maior relevância e selecionado para a composição do trabalho.
Importância da Água
Por mais que a água não seja uma fonte de energia, ela é fundamental para que haja um bom funcionamento biológico. Presente em todas as reações químicas do nosso corpo, ela dá forma e estrutura à célula, sendo importante no auxílio da termorregulação através da transpiração, suor, e auxilia no transporte de oxigênio e nutrientes.
Importância do exercício físico
Sabe-se que praticar exercícios físicos é extremamente importante, seja ele feito em qualquer idade. De acordo com vários estudos, os benefícios estão ligados ao fortalecimento dos ossos e articulações, auxilia na prevenções de várias doenças, ajuda na perda de gordura, diminuição do estresse e da ansiedade, melhora o sistema cardiorrespiratório e vascular, entre outros.
A escolha do exercício físico deve ser feita pela pessoa visando o prazer para que haja continuidade e realmente traga benefícios. Podem ser atividades leves e de curta duração ou as mais longas e intensas, desde esteja de acordo com seu bem estar.
Perda Eletrolítica
A sudorese funciona como uma resposta fisiológica reduzindo a temperatura central a partir da evaporação de água através da pele. A quantidade de suor gerado está diretamente relacionada com a temperatura do ambiente, intensidade do exercício, por características físicas (tamanho corporal) e metabólicas individuais. Sem uma reposição liquida adequada, o desempenho do indivíduo durante o exercício diminui, já que há perda hídrica através da transpiração. À medida que o exercício intensifica, a taxa metabólica também aumenta, elevando a taxa de calor corporal e o nível de transpiração.
A transpiração e a produção de urina são as principais vias de perda eletrolítica e se a quantidade de agua corporal perdida for alta, o equilíbrio entre os eletrólitos, o estoque de glicogênio e a água, podem ser alterados rapidamente. Não havendo reposição, pode ocorrer hipoglicemia (diminuição da glicose), hipovolemia (diminuição do volume de sangue), hiponatremia (diminuição do nível de sódio), hipertermia (elevação da temperatura corporal) e desidratação.
Desidratação
O termo desidratação é abordado de várias formas, mas podemos dizer que é quando há perda hídrica sem reposição, causando um desequilíbrio nos níveis de água do organismo e dificultando a realização normal de suas funções.
Uma pessoa pode sentir sinais de desidratação quando apresentar palidez no rosto mucosas secas, dor de cabeça, sede (intensa ou discreta), pressão arterial baixa, tonturas, temperatura anormal (variando de acordo com o tipo de desidratação, podendo ser normal, elevada ou baixa) e em casos graves pode gerar delírios ou inconsciência.
Efeitos da desidratação
Segundo Marins (apud FOX et al., 1991):
A desidratação é uma condição que resulta na perda excessiva de água corporal.
Seguindo esse pensamento, é previsível os impactos que ela pode causar nos sistemas cardiovascular e termorregulador, já que essa perda líquida excessiva diminui o volume plasmático e isso acarreta na diminuição da pressão arterial, reduzindo o fluxo sanguíneo muscular e cutâneo, causando aumento da frequência cardíaca. Com menos sangue atingindo a pele, o corpo retém mais calor, pois sua dissipação é comprometida.
...