Fermentacao por leveduras
Por: Luciene Ribeiro • 28/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 441 Palavras (2 Páginas) • 557 Visualizações
Universidade de Uberaba-Uniube
Curso de Ciências Biológicas
Luciene Ribeiro
João Batista Carneiro de Souza
Jean Carlos Gonçalves Pereira
Relatório de Bioquímica
A Fermentação Produzida por leveduras
São João Evangelista-2015
Luciene Ribeiro
João Batista Carneiro de Souza
Jean Carlos Gonçalves de Souza
Relatório de Bioquímica
A Fermentação Produzida por Leveduras
São João Evangelista-2015
Introdução
Os processos de fermentação fazem parte da vida do planeta e estão presentes no cotidiano dos seres humanos. A fermentação é um processo anaeróbio de síntese de ATP sem o envolvimento da cadeia respiratória, etapa característica do processo respiração celular. No processo aqui tratado, o aceptor final de hidrogênios é um composto orgânico e por este motivo constitui um metabolismo contrastante com a Respiração Celular, em que os elétrons são doados a aceptores de elétrons exógenos, como o oxigênio, em uma cadeia transportadora de elétrons. Dessa forma, trata-se de um mecanismo muito importante na obtenção de
energia em condições anaeróbicas, uma vez que nestes casos não há o processo fosforilação oxidativa para manter a produção de ATP.
A fermentação é um tipo de reação química realizada pela ação de micro-organismos (leveduras) sobre os açúcares, produzindo etanol e gás carbônico.
A fermentação é um processo de obtenção de energia utilizado por algumas bactérias, onde elas transformam glicose em etanol e CO2.
Desenvolvimento
Para essa experiência foram utilizados alguns materiais:
1 Recipiente para aquecer a água;
2 garrafas PET 300 ml;
200 ml de água morna;
2 colheres de sopa de açúcar comum;
2 bexigas;
30 g de fermento biológico;
Fita adesiva;
Caneta;
Funil;
Os resultados obtidos através dessa experiência, na solução que continha água morna, açúcar e fermento biológico, constatou-se uma mudança de coloração, forte cheiro de álcool, formação de espuma enquanto a mistura se desenvolvia a bexiga foi enchendo aos poucos.
Na solução da garrafa indicando controle que continha água morna e fermento biológico, não houve alteração de cor, cheiro, nem de volume, pois a solução não tinha glicose necessária para realizar a fermentação, com isso a bexiga continuo do mesmo jeito.
O açúcar serviu de fonte de energia, enquanto a água morna possibilita um ambiente estimulante para crescimento das leveduras e o fermento biológico na presença de condições ideais, temperatura, nutrientes, realizam o processo de fermentação, a qual libera gás carbônico através da quebra de cadeias de glicose, possibilitando o crescimento e o metabolismo das leveduras.
Conclusão
Na natureza as bactérias decompõem matérias orgânica transformando em energia através da fermentação. Em nossas casas para a fermentação de bolos e pães. Na escala industrial, tanto para a produção de bebidas fermentadas, quanto vários tipos de alimento, e principalmente para a fabricação do etanol de cana-de-açúcar.
...