PESQUISA DE BIOQUÍMICA VITAMINA E
Por: Luiz Sena • 7/2/2017 • Trabalho acadêmico • 2.213 Palavras (9 Páginas) • 450 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
ALANA SILVA MARQUES DE SOUSA
ANDRESSA MARIA GONÇALVES SANTOS
CÁTIA DAMASCENO DA CRUZ
GABRIEL COELHO EMANUELLI
JULIANA ALCÂNTARA MARTINS MAIA
LUIZ ALBERTO SENA DA COSTA
THIAGO NEIVA REIS
VIVIANE SIMÕES DE OLIVEIRA JESUS
PESQUISA DE BIOQUÍMICA
VITAMINA E
Salvador - BA
2017
ALANA SILVA MARQUES DE SOUSA
ANDRESSA MARIA GONÇALVES SANTOS
CÁTIA DAMASCENO DA CRUZ
GABRIEL COELHO EMANUELLI
JULIANA ALCÂNTARA MARTINS MAIA
LUIZ ALBERTO SENA DA COSTA
THIAGO NEIVA REIS
VIVIANE SIMÕES DE OLIVEIRA JESUS
PESQUISA DE BIOQUÍMICA
VITAMINA E
Trabalho apresentado à disciplina de Bioquímica
aplicada à Nutrição I(ICS067), ministrada pela
Professora Aline Miranda Mascarenhas como
requisito parcial para conclusão do curso de Nutrição.
Salvador-BA
2017
INTRODUÇÃO
O significado das vitaminas para a saúde e nutrição já é conhecido há muito tempo. Entretanto, só começou a ser aplicado no século 15, quando os cientistas constataram que os nutrientes encontrados em vários alimentos poderiam melhorar a saúde. Desde a sua descoberta, muitas pesquisas foram realizadas para compreender o valor das vitaminas.
Os relatórios dos benefícios das vitaminas são proeminentes, mas indicam que pode haver mais a descobrir sobre vitaminas e seus benefícios na vida humana. Dentre as várias classes conhecidas, a vitamina E tem sido descrita como a vitamina da fertilidade, segundo observações científicas em animais. Essa substância, conhecida como vitamina E, também recebe o nome de tocoferol, das palavras gregas tocos, que significa nascimento, e pherein, que significa transportar.
O reconhecimento da vitamina E como um agente anti-radical das estruturas de proteção da membrana das células contra os efeitos destrutivos dos radicais livres, causou um renovado interesse nesta vitamina. Além disso, estudos epidemiológicos sugerem que a vitamina E desempenha papel protetor em doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
As Vitaminas são substâncias orgânicas que funcionam em quantidades muito pequenas (oligossubstâncias).Muitas delas não são sintetizadas pelo o organismo humano sendo necessária a ingestão diária de uma certa quantidade de cada uma delas. São divididas em Hidrossolúveis e lipossolúveis.
Neste trabalho, iremos apresentar as características bioquímicas da vitamina E, seu armazenamento e eliminação, como também os possíveis papéis desenvolvidos pela vitamina , como sendo um composto nutricional que atua como um antioxidante de grande importância para o nosso organismo .
1.CARACTERÍSTICAS BIOQUÍMICAS DA VITAMINA E
A vitamina E é composta por dois grandes grupos de compostos diferentes. O primeiro, tocoferol é derivado do tocol e apresenta uma cadeia lateral contendo 16 átomos de carbono. Ele ainda se subdivide em quatro tipos: α-tocoferol, β-tocoferol, γ-tocoferol e o δ-tocoferol. A diferença entre estas moléculas reside na quantidade de grupos metil que substituem o anel aromático do tocol.
[pic 2]
O segundo grupo de substâncias com atividade biológica da vitamina E são derivadas do tocotrienol. Este grupo inclui a metade das moléculas que fazem parte da vitamina E, sendo elas o α-tocotrienol, β-tocotrienol, γ-tocotrienol e o δ-tocotrienol. A diferença entre estas moléculas e as suas homólogas anteriores, é o fato de estas possuírem uma cadeia lateral insaturada contendo 16 átomos de carbono. À semelhança do que foi dito anteriormente, a diferença entre os vários isômeros de posição (α, β, γ e δ) reside apenas no fato de as substituições de grupos metil serem feitas em locais diferentes do anel aromático.
[pic 3]
Em praticamente todos os óleos vegetais o isômero α-tocoferol é o encontrado em maior quantidade, embora não seja o isômero com maior atividade biológica. Segundo algumas referências bibliográficas, os isômeros com maior atividade biológica são
γ-tocoferol e δ-tocoferol. É possível observar também, que em outra fonte de pesquisa é possível notar: Os tocoferóis e tocotrienóis possuem papéis biológicos similares, sendo que o α-tocoferol é a forma biológica ativa mais importante (Tabela03) (Abidi, 2000; Wang & Quinn, 2000; Pyka & Sliwiok, 2001).
Apesar dessa controvérsia, normalmente, a vitamina E apresenta-se como sendo α -tocoferol, pois é o isômero que tem maior expressão econômica e, assim sendo, logicamente, é sobre esta molécula que recai o maior número de estudos e bibliografia existentes.Todos os tocoferóis ocorrem à temperatura ambiente, sob a forma de um óleo viscoso amarelo-pálido. São insolúveis em água (lipossolúveis),muito solúveis em gorduras, óleos e solventes orgânicos (éter, acetona, clorofórmio, metanol, álcool etílico e metílico). São pouco sensíveis ao calor, luz e ácido, e muito sensíveis à oxidação e bases. Os ésteres, incluindo o acetato de dl-α-tocoferol, são relativamente estáveis. A vitamina E está presente na dieta como ésteres de tocoferóis
...