PESQUISA SOBRE HELYCOBACTER PYLORI e STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE
Por: adryanie • 3/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.198 Palavras (5 Páginas) • 269 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE COSMOPOLITA
CURSO GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
DISCENTES:
CLÉSIO FURTADO
EDINELSON BARBOSA
SILVIO WILKERSON
TÍTULO: PESQUISA SOBRE HELYCOBACTER PYLORI e STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE
BELÉM/PA
2019
[pic 2]
FACULDADE COSMOPOLITA
CURSO GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
TÍTULO: PESQUISA SOBRE HELYCOBACTER PYLORI e STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE
Relatório sobre as bactérias HELYCOBACTER PYLORI e STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE abordando suas características, principais doenças causadas por elas, antimicrobianos indicados no tratamento (Marca e genéricos) e um comparativo de custo entre eles. Orientado pelo professor Sleimann Cerbino para obtenção de nota complementar para o 1º NPC.
BELÉM/PA
2019
ÍNDICE
- INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------- PG 1
- OBJETIVO--------------------------------------------------------------------- PG 2
- MÉTODO----------------------------------------------------------------------- PG 2
- RESULTADO E DISCUSSÃO---------------------------------------------PG 3
- CONCLUSÃO----------------------------------------------------------------- PG 4
- BIBLIOGRAFIA--------------------------------------------------------------- PG 5
1. INTRODUÇÃO
O uso irracional de antimicrobianos por grande parte da população mundial é atualmente um dos problemas de saúde pública mais relevantes a nível global, dado que apresenta consequências clínicas e econômicas preocupantes, estando associada ao uso inadequado de antibióticos. Bactérias como Helicobacter Pylori e Streptococcus Pneumoniae estão inseridos neste contexto e serão objeto de estudo neste relatório, inclusive abordando aspectos de custo entre os antimicrobianos de marca e genéricos (J. Bras. Patol. Med. Lab. Vol. 39 no. 4 Rio de Janeiro 2003)
2. OBJETIVO
Demonstrar através de comparativos o custo económico de tratamento antimicrobianos em relação a doenças relevantes causadas por bactérias cada vez mais resistentes.
3. MÉTODO
Pesquisa de campo nas drogarias sobre os antimicrobianos indicados para o tratamento das patologias causadas pelas bactérias Helicobacter Pylori e Streptococcus Pneumonia, demonstrando as diferenças de custos entre produtos de marca e genéricos.
4. RESULTADO E DISCUSSÃO
O que é o H. pylori (Helicobacter pylori)? É uma bactéria encontrada em seu habitat natural que pode causar uma gastrite, úlceras e até câncer gástrico. Calcula-se que o H. pylori esteja presente em pelo menos metade da população mundial. Contudo, apenas uma pequena parte dos portadores irão desenvolver alguma doença relacionada com a bactéria. A infecção pelo H. pylori normalmente acontece na infância e está relacionada com as más condições de habitação e higiene. Acredita-se que a transmissão se dá pessoa a pessoa pelas vias oral-oral e oral-fecal, através de contato com a saliva ou vômitos de alguém infectado. Já a via fecal-oral a contaminação seria mais predominante em populações com baixo nível sócio econômico. Neste caso, o H. pylori seria transmitido pela ingestão acidental de fezes, água ou alimento contaminados.
Gastrite: pode causar dor e distensão do abdômen, náuseas e vômitos, sensação de queimação no abdômen ou no peito, perda de apetite etc.
Úlcera gástrica: O principal sintoma é uma dor em queimação na “boca do estômago”, que começa 2 a 3 horas após uma refeição. Quando o estômago está vazio, no meio da noite a dor aparece e geralmente melhora depois que a pessoa come alguma coisa.
Câncer gástrico: Os sintomas podem incluir vômitos com sangue, sensação de inchaço no estômago após as refeições ou sensação de satisfação precoce durante as refeições, dor abdominal tipo úlcera, azia forte, náuseas e vômitos, perda do apetite, diarreia, emagrecimento, fezes escurecidas, pastosas e com odor muito forte, palidez da pele.
Diagnóstico: Do H. pylori pode ser feito por endoscopia ou métodos não endoscópicos. A endoscopia pode detectar o Helicobacter pylori através do teste de uréase ou por pesquisa no tecido do estômago. A bactéria também pode ser cultivada em pequenas amostras obtidas por biópsia durante a endoscopia.
Existem métodos menos invasivos como o teste respiratório e a pesquisa para identificar anticorpos no sangue e nas fezes.
Tratamento: Normalmente o tratamento inclui 3 medicamentos: Um inibidor de produção de ácido gástrico e 2 antimicrobianos, que devem ser administrados entre 10 a 14 dias. A associação desses medicamentos podem eliminar completamente o H. pylori em até 95% dos casos.
Pesquisa de Campo:
Farma líder:
Pyloripac 500mg c/ 28 cps..........................................152,90
Lansoprazol + Claritromicina + amoxicilina................85,99
Diferença: R$66,91
Economia (56,24%)
Farmácia do Formosa:
Omepramix.................................................................137,79
Omeprazol (Neo) 20mg c/ 28 cpr (G)............................6,80
Amoxicilina (Prati) 500mg c/ 21 cpr (G).........................9,90
Claritromixina (Medl) c/ 10 cpr (G)................................51,15
Soma dos produtos isolados: .......................................67,85
Diferença: R$69,94
Economia (49,24%)
O que é Streptococcus pneumoniae ou Pneumonia bacteriana?
A pneumonia bacteriana é uma infecção dos pulmões causada por bactérias. Seu principal agente causador é a bactéria Streptococcus pneumonia. Trata-se de uma infecção pulmonar que afeta sobretudo pessoas que já têm alguma doença de base que enfraqueceu as defesas do organismo.
Sintomas: Febre alta, calafrios, tosse seca que evolui para tosse produtiva com catarro amarelado ou esverdeado, falta de ar, dor no peito, vômitos, perda de apetite, dor no corpo e fraqueza.
...