Paper Biomedicina Estética - Uniasselvi
Por: Katrine Fortes • 14/6/2023 • Artigo • 3.431 Palavras (14 Páginas) • 246 Visualizações
PRINCIPAIS INTERCORRÊNCIAS OCASIONADAS PELA APLICAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA NA BIOMEDICINA ESTÉTICA.
Katrine Suéli Cenci Fortes dos Santos¹
Francieli Herpich ²
RESUMO
A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, a qual age seletivamente no terminal nervoso periférico, inibindo a liberação de acetilcolina, evitando assim que a contração muscular local ocorra. Este estudo consiste em uma revisão bibliográfica narrativa e teve por objetivo descrever as principais complicações já relatadas em estudos publicados. A aplicação da toxina botulínica é um procedimento não cirúrgico, considerado minimamente invasivo, sua aplicação é considerada segura e eficaz, desde que respeitado os protocolos, normas e regras de aplicação, bem como a aptidão e conhecimento do profissional que o aplica. Mesmo sendo seguro, podem ocorrer algumas intercorrências, a principal delas é a ptose palpebral e do supercílio, eritema, edema, dor e ardor, sendo estas em sua maioria de grau leve e normalizam-se com o passar o tempo e dos efeitos da toxina. Mostra-se necessária a capacitação adequada e rigorosa dos profissionais da área estética que realizaram este procedimento.
Palavras-chave: toxina botulínica; complicações; estética facial; rejuvenescimento.
ABSTRACT
Botulinum toxin is a neurotoxin produced by the bacterium Clostridium botulinum, which selectively acts on the peripheral nerve terminal, inhibiting the release of acetylcholine, thus preventing local muscle contraction from occurring. This study consists of a narrative literature review and aimed to describe the main complications already reported in published studies. The application of botulinum toxin is a non-surgical procedure, considered minimally invasive, its application is considered safe and effective, as long as the protocols, rules and application rules are respected, as well as the aptitude and knowledge of the professional who applies it. Even though it is safe, some complications may occur, the main one being eyelid and eyebrow ptosis, erythema, edema, pain and burning, which are mostly mild and normalize with the passage of time and the effects of the toxin. Adequate and rigorous training of professionals in the aesthetic area who performed this procedure is necessary.
Keywords: botulinum toxin; complications; facial aesthetics; rejuvenation.
INTRODUÇÃO
A luta incansável contra o tempo, contra as marcas que ele ocasiona no tecido tissular, faz da biomedicina estética algo essencial e necessário para mulheres e homens. Métodos e procedimentos capazes de disfarçar ou ainda apagar estas marcas, ganham mais adeptos todos os dias.
Diante desde contexto, descobriu-se os benefícios da aplicação da toxina botulínica nos tecidos cutâneos. Segundo Marques (2014), a toxina botulínica era vista como algo mortal, produzida pelo Clostridium botulinum, causador da doença conhecida como Botulismo, adquirido principalmente pela contaminação alimentar, de carnes, peixes, legumes e atém em conservas.
Ainda segundo Marques (2014, p.6), “esta toxina é capaz de inibir a liberação de acetilcolina, levando a uma queda na transmissão nervosa, que promove um relaxamento muscular tal capaz de impedir a ventilação por relaxamento contínuo de músculos como o diafragma, levando à morte”.
Porem com o tempo, pesquisas e estudos mais aprofundados foram realizados, e descobriu-se formas de utilização a favor da medicina e da saúde humana. Muitas áreas hoje fazem uso da toxina para tratamentos diversos, dentre essas áreas encontramos a biomedicina estética.
De acordo com Small (2013, p.9), “desde a sua aprovação para uso cosmético pelo FDA - órgão regulamentador americano para alimentos e medicamentos, a toxina botulínica tornou-se o procedimento cosmético minimamente invasivo mais utilizado, com mais de três milhões de tratamentos realizados anualmente.”
A toxina botulínica tipo A atua diretamente na paralisação do músculo, sendo utilizadas tanto no tratamento quanto na prevenção de rugas, contribuindo assim, para o rejuvenescimento facial. Gouveia, Ferreira e Sobrinho (2020, p. 57), explicam que “além da aplicação do botox em rugas, a TBA pode também ser usada para correção do sorriso gengival, prevenir e tratar queloides e cicatrizes hipertróficas, para tratar hiperidrose, para promover o rejuvenescimento escrotal e para utilização do microbotox.”
Atualmente a toxina botulínica vem sendo muito estudada, e novos tratamentos e formas de utilização e associação são realizadas, revelando um potencial enorme para resultados estéticos cada vez melhores.
O presente trabalho teve por objetivo descrever o mecanismo de ação da toxina botulínica, para assim compreender seus interferentes para uma possível durabilidade prolongada no uso estético. Utilizando assim estudos publicados na literatura científica, para compreender as principais formas de alcançar um melhor tempo de duração do seu efeito na biomedicina estética facial. Com base em estudos já publicados em revistas científicas e artigos, os quais foram analisados e posteriormente realizado um levantamento bibliográfico para averiguar quais intercorrências são encontrados em estudos e a dimensão das complicações já analisadas, os quais trouxeram os dados necessários para o desenvolvimento da presente pesquisa.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
“A toxina botulínica (TB) é uma toxina produzida através da esporulação de uma bactéria gram-positiva e anaeróbica conhecida como Clostridium botulinum, descoberta no ano 1895, ano em que ocorreu um surto de botulismo.” (GOUVEIA; FERREIRA; S0BRINHO, 2020, p.57).
Marques (2014, p.17), descreve as várias espécies capazes de produzir a neurotoxina botulínica. “Mesmo com diferentes características fenotípicas, são todas classificadas como Clostridium, entre elas C. botulinum tipo I, II, III e IV, C. baritii e C. butyricum. Cada uma destas espécies produz um ou mais tipos de toxina.”. Ainda segundo o autor a mais importante são da espécie C. botulinum.
...