Portifólio de Hematologia
Por: sofiafreitas7 • 2/5/2016 • Trabalho acadêmico • 10.174 Palavras (41 Páginas) • 500 Visualizações
PORTIFÓLIO: HEMATOLOGIA CLÍNICA
[pic 1]
[pic 2]
FACULDADE GUANAMBI
COLEGIADO DE FARMÁCIA – HEMATOLOGIA CLÍNICA
PORTIFÓLIO: HEMATOLOGIA CLÍNICA
Guanambi – Ba
Maio de 2015
[pic 3]FACULDADE GUANAMBI
COLEGIADO DE FARMÁCIA – HEMATOLOGIA CLÍNICA
NOME COMPLETO
PORTIFÓLIO: HEMATOLOGIA CLÍNICA
Trabalho apresentado a componente Hematologia Clínica, que expõe todos assuntos abordados pela disciplina, como parte da atividade da unidade.
Docente: Msc. NOME DO PROFESSOR
Guanambi – Ba
Maio de 2015
Sumário
OBJETIVO
A IMPORTÂNCIA DA HEMATOLOGIA
FORMAÇÃO DO SANGUE
HEMATOPOIESE
ERITOPOISE
FORMAÇÃO DA HEMOGLOBINA – GRUPO HEME
FORMAÇÃO DA HEMOGLOBINA – CADEIA GLOBINA
ANEMIAS MICROCÍTICAS E HIPOCRÔMICAS
Anemia Carencial
Anemia Ferropriva
Anemia Sideroblástica
Anemia de doença crônica
Talassemia e β
ANEMIA NORMOCRÔMICA E NORMOCÍTICA
ANEMIA ESFEROCÍTICA E APLÁSICA
ANEMIA FALCIFORME
ANEMIA MACROCÍTICA E MEGALOBLÁSTICA
ANEMIA HEMOLÍTICA
FISIOLOGIA LEUCOCITÁRIA
LEUCEMIA
HEMOSTASIA............................................................................................................................37
PURPURAS VASCULARES E PLAQUETARIAS...................................................................39
COAGULOPATIAS E TROMBOFILIAS..................................................................................40
REFERÊNCIAS
OBJETIVO
A elaboração deste portifólio tem como objetivo principal expor todos os assuntos que foram abordados em sala de aula durante o semestre de 2015.1, na disciplina Hematologia Clínica.
A IMPORTÂNCIA DA HEMATOLOGIA
A Hematologia é a ciência que tem a principal função estudar o sangue, o seu processo de formação e as doenças e distúrbios que o afetam. É possível afirmar que a hematologia é assunto de grande importância na área da saúde, bem como também na área da pesquisa, pois, como foi dito anteriormente esta ciência trabalha com o fluído mais importante da fisiologia do corpo humano. A análise minuciosa deste fluído, assim como a análise dos seus constituintes, favorece quanto à indicação e confirmação de possíveis patologias, viabilizando a identificação de um prognóstico do real estado de saúde do paciente (CORRÊA, 2003; VERRRASTRO, 2005).
Assim como as demais áreas da saúde, a hematologia vem passando por constantes avanços tecnológicos, este fator implica diretamente na necessidade constante de atualização (CORRÊA, 2003; VERRRASTRO, 2005).
Avaliando a importância da hematologia é imprescindível o preparo dos futuros profissionais de saúde, de forma que estes devem adotar uma postura científica e técnica, bem como serem baste críticos e criativos, para que assim os mesmos possam acompanhar de forma precisa o evoluir dinâmico desta ciência (CORRÊA, 2003; VERRRASTRO, 2005).
O ensino da hematologia deve ser atrelado a prática, deste modo deve ser apresentado ao futuro profissional da saúde a realidade atualizada desta ciência, levante a estes um embasamento teórico e um treinamento prático de forma competente (CORRÊA, 2003; VERRRASTRO, 2005).
FORMAÇÃO DO SANGUE
O sangue é o meio líquido que flui por todo o sistema circulatório entre os diversos órgãos, responsável por transportar nutrientes, hormônios, eletrólitos, água, resíduos do metabolismo celular, bem como outras diversas substâncias. O principal papel do sangue, dentre as suas múltiplas funções, é estabelecer uma interação com todos os tecidos do organismo mantendo assim a sua nutrição (BRAIN, 2004; VERRSASTRO, 2005).
Ao fluir por todo o sistema circulatório o sangue favorece quanto à distribuição de oxigênio para os tecidos, além das substâncias nutritivas que ele distribui para todas as células, o mesmo também é capaz de reconhecer e recolher substâncias toxicas derivadas do metabolismo celular. O principal órgão do sistema circulatório é o coração, este é responsável por impulsionar o sangue, proporcionado a circulação deste nos vasos sanguíneos (BRAIN, 2004; VERRSASTRO, 2005).
A composição do sangue é divida em duas partes, sendo uma o plasma que constitui cerca de 55% do volume do sangue, este é de 90% de água, onde estão imersos os sais minerais, proteínas, gorduras, fatores de coagulação, hormônios e outras substâncias, o plasma também é composto por fibrinogênio, proteína que tem um papel importante no processo de coagulação do sangue; já a outra parte é formada por elementos celulares, são os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas (BRAIN, 2004; VERRSASTRO, 2005).
...