RELATÓRIO DE PRÁTICA II CARACTERIZAÇÃO DE ENZIMAS
Por: Leonardo Ribeiro • 9/10/2016 • Relatório de pesquisa • 834 Palavras (4 Páginas) • 1.117 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE FÁRMACIA
LEONARDO SILVA RIBEIRO
RELATÓRIO DE PRÁTICA 2
CARACTERIZAÇÃO DE ENZIMAS
Salvador
2016
OBJETIVOS
Enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas. Elas estão entre as biomoléculas mais notáveis devido a sua especificidade e poder catalítico, que são muito superiores aos dos catalisadores produzidos pelo homem. Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas, sendo assim, consideradas as unidades funcionais do metabolismo celular. Por isto, o referente trabalho tem como objetivo mostrar em diferentes procedimentos a atividade enzimática frente a fatores adversos (pH, temperatura etc.)
RESUMO DOS PROCEDIMENTOS
Foram separados 05(cinco) tubos de ensaio, numerados de 0 a 5 e colocados em seus respectivos suportes. Logo após, foi coletado o sangue do docente, adicionando 03(três) gotas do sangue do mesmo em um cilindro com 100ml de água destilada e misturando com uma pipeta.
Efeito da temperatura
- Tubo 01: Foi adicionado ao tubo de ensaio 1,0ml de água oxigenada; 2,0 de água oxigenada; 2,0 ml de água destilada; 6 gotas de solução de albumina. Misturando até ficar homogêneo. Então, invés de incubar a solução à 0ºC, foi deixado em temperatura ambiente por 10 minutos. Depois dos 10 minutos foi adicionado 3,0 ml de água sanguínea, a mesma já estando em temperatura ambiente. Foi homogeneizado mais uma vez e por uma única inversão, tampando o tubo com plástico filme. Esperando assim mais 10 minutos.
- Não foi realizado o experimento.
- Não foi realizado o experimento.
- Tubo 03: Em um tubo de ensaio foi adicionado 1,0 ml de água oxigenada; 2,0 ml de água destilada; 6 gotas de solução de albumina. Com a ajuda de uma pipeta a solução foi homogeneizada. Levamos a solução para incubar por 45ºC durante 10 minutos. Após o tempo corrido, foi acrescentado, cuidadosamente pelas laterais do tubo de ensaio, 3,0 ml de água sanguínea, a mesma já encontrada na temperatura ambiente. Homogeneizado mais uma vez e tampando o tubo com parafilme. Agora aguardando por mais 10 minutos.
- Não foi realizado o experimento.
- Não foi realizado o experimento.
- Não foi realizado o experimento.
Efeito do pH
- Tubo 01: Em um tubo de ensaio foi adicionado: 2,0 ml de água destilada; 2 gotas de ácido sulfúrico; 3,0 ml de água sanguínea e 6 gotas de solução de albumina. Homogeneizamos a solução. Só então adicionamos, vagarosamente, 1,0 ml de água oxigenada, tampando o tubo com o parafilme. Esperamos 10 minutos.
- Tubo 02: Adicionado ao tubo de ensaio: 2,0 ml da solução tampão pH 4,5; 3,0 ml de água sanguínea e 6 gotas de solução de albumina. Homogeneizando a solução, adicionamos 1,0 ml de água oxigenada. Logo após tampando o tubo com parafilme. Esperamos 10 minutos.
- Não foi realizado o experimento.
- Tubo 04: Adicionado ao tubo de ensaio: 2,0 ml da solução tampão pH 7,0; 3,0 ml de água sanguínea e 6 gotas de solução de albumina. Homogeneizando a solução, adicionamos 1,0 ml de água oxigenada. Logo após tampando o tubo com parafilme. Esperamos 10 minutos.
- Tudo 05: Adicionado ao tubo de ensaio: 2,0 ml da solução tampão pH 9,0; 3,0 ml de água sanguínea e 6 gotas de solução de albumina. Homogeneizando a solução, adicionamos 1,0 ml de água oxigenada. Logo após tampando o tubo com parafilme. Esperamos 10 minutos.
RESULTADOS
Observamos a atividade da enzima catalase quando expostas à agentes químicos e físicos. Em todos os experimentos foi transformado o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio, pela enzima da catalase, isso foi visível pela efervescência que se produz, gerando um volume de bolhas de oxigênio.
...