Roteiro-Pratica
Por: Gilnara14 • 16/11/2015 • Ensaio • 615 Palavras (3 Páginas) • 629 Visualizações
Roteiro de Aula Prática – Determinação Qualitativa de Glicose e Sacarose
Prof.: Gilnara Bandeira
INTRODUÇÃO
Reação de Fehling
Esta reação é utilizada para a pesquisa de açúcares redutores. O reagente de Fehling é fortemente alcalino contendo íons cúpricos que formam um complexo íon cúprico-tártaro de sódio e potássio. Nestas condições, o cobre é reduzido por ação de açúcares redutores, formando-se o óxido cuproso (precipitado avermelhado). O reagente de Fehling é composto de duas soluções: Solução A (35 g de sulfato de cobre cristalizado em 500 ml de água destilada); Solução B (150 g de tartarato duplo se sódio e potássio, 300 ml de hidróxido de sódio a 40% em 1000 ml de água destilada).
Reação de Tollens
Neste experimento explora-se a redução do íon prata (Ag+) à prata sólida pela glicose, com a finalidade de produzir um espelho de prata. Para tal, inicie por preparar o reagente de Tollens. O reagente de Tollens consiste numa solução amoniacal de nitrato de prata obtida a partir de uma reação entre as soluções de nitrato de prata e hidróxido de sódio com formação de óxido de prata que, por sua vez, reage com o amoníaco originando o íon complexo diaminoprata [Ag(NH3)2]+. As reações que ocorrem na preparação no reagente de Tollens podem ser traduzidas pelas seguintes equações químicas:
2 AgNO3 (aq) + 2 NaOH (aq) → Ag2O (s) + H2O (l) + 2 NaNO3 (aq)
Ag2O (s) + 4 NH3 (aq) + H2O (l) → 2 Ag(NH3)2OH (aq) (Reagente de Tollens)
Após a preparação do reagente de Tollens basta adicionar uma pequena quantidade de glicose. Esta substância quando em contato com o reagente de Tollens oxida-se a um ácido carboxílico, reduzindo, por sua vez, o íon prata do complexo. Esta reação é a essência de um processo de fabricação de espelhos. A razão pela qual se adiciona uma solução de amoníaco à solução de nitrato de prata é para diminuir o potencial de redução de eletrodo padrão do íon Ag+.
A adição de solução aquosa de hidróxido de sódio, além de servir para formar um intermediário que ao reagir com a solução de amoníaco origina o complexo pretendido, serve também para tornar a mistura ainda mais básica, dado que a glicose oxida-se mais facilmente em meio básico.
OBJETIVO
Fornecer artifícios práticos para a determinação qualitativa de glicose e sacarose, além da identificação de um açúcar redutor.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais
Reagente Fehling A e B;
Reagente de Tollens;
Solução 1% de glicose;
Solução 1% de sacarose;
Tubos de ensaio;
Pipetas;
Banho Maria;
Métodos
1. Observe que os tubos de ensaio estão numerados de 1 à 4.
2. Marque a estante dos tubos com o nome da sua equipe.
3. Nos tubos 1 e 2, adicione 2 ml, 1 ml do reagente de Fehling A e 1 ml do reagente Fehling B para cada tubo.
4. No 3 e 4 adicione 1 ml do reagente de Tollens para cada tubo.
5. Coloque os tubos 1 e 2 em chama no bico de bunsen.
6. Levem os tubos para o banho-maria à 60ºC por 10 minutos.
7. Observem a reação e identifique o tipo de açúcar presente.
...