A ANTIDOPING NA EDUCAÇÃO
Por: Higor Löhnhoff • 8/2/2023 • Trabalho acadêmico • 442 Palavras (2 Páginas) • 106 Visualizações
ANTIDOPING
A maior parte de pessoas que buscam o doping são atletas de alto rendimento, Quando se aproximam competições esportivas de grande porte, como Olimpíadas, Copa do Mundo, Liga Mundial de vôlei, etc.. é comum que se fale muito em doping. Seja pelo recorrente número de casos que vêm sendo relatados nos últimos tempos, ou pela apreensão dos atletas ao tema, o fato é que o doping é um dos principais assuntos no mundo dos esportes de alto nível.
As substâncias que vêm sendo mais utilizadas e que são proibidas são divididas em cinco categorias: estimulantes, narcótico-analgésicos, agentes anabolizantes, diuréticos e hormônios. Essas substâncias podem ser consideradas ilícitas com relação a sua quantidade: existe uma quantia tolerável para cada substância definida pelo Comitê olímpico internacionais (COI) e outros órgãos esportivos internacionais.
Estimulantes: As substâncias estimulantes, animam e ajudam o corpo a realizar as atividades físicas, pois aceleram o metabolismo e o ritmo cardíaco. Essas drogas costumam ter efeitos de diminuição da dor e estimulam a adrenalina. Após o uso pode gerar falta de apetite, insônia, euforia, exaustão, alucinações, aumento de temperatura corporal, tremores.
Narcótico-analgésicos: Essas substâncias podem levar à dependência física e psíquica, além de náusea e vômitos, prisão de ventre, insônia, perda de equilíbrio, depressão, diminuição da concentração e frequência cardíaca.
Agentes anabolizantes: Aumento de massa muscular, assim como ganho de força explosiva. Seu uso pode acarretar pressão alta, infertilidade, doenças no fígado e aumento da chance de desenvolvimento de tumores. Em homens pode levar também à impotência sexual, atrofia dos testículos, diminuição da testosterona, queda de cabelo e muito mais. Nas mulheres pode alterar a morfologia corporal levando a se assemelhar a de um homem, alteração de voz e do ciclo menstrual.
Diuréticos: A função dessas substâncias é secretar urina, fazendo com que diminua a água do corpo, limpando o corpo de impurezas. O uso de excessivo de diuréticos pode levar a doenças cardíacas e renais sérias, além de desidratação, perda de sais minerais e diminuição do volume de sangue.
Hormônios: O doping aqui é a inserção desses hormônios de forma sintética, acelerando o desenvolvimento do corpo. Os mais comuns de serem usados são a efedrina, testosterona, nandrolona e eritropoetina. Esses hormônios ajudam no estímulo do sistema nervoso e cardíaco, aumento de massa muscular, oxigenação das células e aumento na quantidade de glóbulos vermelhos.
Rússia não pode competir como nação, os atletas russos representaram o ROC (Comitê Olímpico Russo). Essa medida foi tomada em resposta às recentes descobertas de doping envolvendo as Olimpíadas de inverno de Sochi em 2014 e Olimpíadas de verão de Rio em 2016. Dopings esses que vinham de um programa do estado russo que operou por pouco mais de 4 anos de suspenso.
...