A APRENDIZAGEM DE HABILIDADES MOTORAS I: O QUE MUDA COM A PRATICA?”
Por: KaLaet • 6/8/2019 • Resenha • 325 Palavras (2 Páginas) • 484 Visualizações
Resenha do Artigo: “A APRENDIZAGEM DE HABILIDADES MOTORAS I: O QUE MUDA COM A PRATICA?”
Segundo a autora PELLEGRIN (2000), a prática da aprendizagem e habilidades motoras tem sido de forma complementares, porém há uma vasta pesquisa para identificar as diferenças entre elas quando praticadas. Dessa forma, a autora traz algumas definições sobre a aprendizagem e menciona ser uma “mudança na capacidade do indivíduo executar uma tarefa, mudança esta que surge em função da prática e é inferida de uma melhoria relativamente permanente no desempenho”. Portanto, a prática é a condição para que haja a aprendizagem, mesmo que não suficiente.
O artigo é focado nas mudanças em si, mudanças de estágio de aprendizagem sem protocolo, e sem o objetivo de performance. De maneira geral, essa aprendizagem ocorre devido ao comportamento da prática automatizada ocorrente da grande quantidade de repetições. Esse comportamento é exposto no artigo da seguinte forma:
- Inexperiente ou novato, aquele que parece estar descoordenado com movimentos desnecessários por buscar descobrir as características das tarefas.
- Intermediário após várias tentativas diminui a descoordenação e descobre o controle visual da prática.
- Avançado quando já há certeza do movimento a ser executado.
Nesse Contexto entra a aprendizagem que consiste no domínio dos graus de liberdade redundante, sendo o grau do novado executando com certa rigidez o proposto, sem resposta a mudança no ambiente da ação; o grau avançado que consiste no desempenho harmonioso com maior fluidez facilmente adaptado as mudanças do ambiente; e o grau expert com maior liberdade de execução e exploração do movimento. Esses estágios consistem em processos que caminham em paralelo com diferentes velocidades, determinam a aquisição de habilidades motoras, esses processos são responsáveis pelas mudanças no comportamento.
A habilidade motora é o efeito da aprendizagem adquirida pela prática. A prática é responsável pela ativação cerebral que ocorrem de acordo com a ativação em função das condições experimentais. Na medida que o processo de aquisição de uma habilidade ocorre o sistema (organismo) todo seu altera.
...