A Didática
Por: Roytma Ferreira Martins • 17/6/2018 • Trabalho acadêmico • 959 Palavras (4 Páginas) • 412 Visualizações
1. O termo “Didática” aparece pela primeira vez quando os adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens através da direção deliberada e planejada do ensino, ao contrário das formas de intervenção mais ou menos espontâneas de antes. Essa “organização”, que tem início no século XVII, com o seguinte teórico e obra:
(A) Luckesi, Didática para professores
(B) Libâneo, Didática Geral
(C) Comênio, Carta Magna
(D) Augusto Comte, Carta da Didática
(E) Abramovich, Carta Geral
2. É para integrante do processo educativo mais global pelo qual os membros da sociedade são preparados para a participação na vida social. Referente a afirmativa podemos considerar o seguinte conceito:
(A) Didática
(B) Pedagogia
(C) Trabalho Docente
(D) Prática Educativa
(E) Educação
3. É o campo de conhecimentos que investiga a natureza das finalidades da educação numa determinada sociedade, bem como os meios apropriados para a formação dos indivíduos, tendo em vista prepará-los para as tarefas da vida social. Referente a afirmativa podemos considerar o seguinte conceito:
(A) Prática Educativa
(B) Educação
(C) Trabalho Docente
(D) Didática
(E) Pedagogia
4. Justifica a subordinação do processo didático a finalidade educacionais e indicar os conhecimentos teóricos e práticos necessários para orientar a ação pedagógico-didática na escola. Referente a afirmativa podemos considerar o seguinte conceito:
(A) Educação
(B) Pedagogia
(C) Prática Educativa
(D) Trabalho Docente
(E) Didática
5. É fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência e funcionamento de todas as sociedades. Referente a afirmativa podemos considerar o seguinte conceito:
(A) Educação
(B) Prática Educativa
(C) Trabalho Docente
(D) Didática
(E) Pedagogia
6. Referente a formação do professor há duas dimensões consideradas relevantes, que visa especializar o docente na formação pedagógica. :
(A) Formação de ensino superior e pós-graduação
(B) Atividades pedagógicas dentro da escola e atividades extracurricular
(C) Atividades específicas de formação na educação Infantil.
(D) Prática educativa e formação continuada
(E) A formação teórico-científica e técnico-prática
7. A Didática é uma das disciplinas da Pedagogia que estuda o processo de ensino através dos seus componentes – os conteúdos escolares, o ensino e aprendizagem – para, com o embasamento numa teoria da educação, formular diretrizes orientadoras da atividade profissional dos professores (LIBANEO, 1994, p. 52). Dentro dessa perspectiva podemos defini-la, também como:
(A) Experiências acumuladas no decorrer do ensino
(B) Demonstra a aprendizagem dos alunos no decorrer do ano escolar
(C) Atividade social dedicada aos alunos
(D) Investiga as formas que vigoram no ensino e ao mesmo tempo fatores reais (sociais, políticos, culturais, psicosociais_ condicionantes das relações entre docência e aprendizagem
(E) Organização dos conhecimentos sistematizados fora e dentro do ambiente escolar.
8.Ao realizar suas tarefas básicas, a escola e os professores estão cumprindo responsabilidades sociais e políticas. Com efeito, ao possibilitar aos alunos o domínio dos conhecimentos culturais e científicos, a educação escolar socializa o saber sistematizado e desenvolve capacidades cognitivas e operativas para a atuação no trabalho e nas lutas sociais pela conquista dos direitos de cidadania. Podemos, dessa maneira, afirmar que a escola pode contribuir com:
(A) Formação do conhecimento sistematizado
(B) Democratização social e político da sociedade
(C) Apoio pedagógico nas atividades escolares
(D) Preparação para a vida social
(E) Inclusão no mundo do conhecimento
9. Para a efetivação dos vínculos entre a escolarização e as lutas pela democratização da sociedade, é necessária a atuação em duas frentes, que são:
(A) Política e Social
(B) Política e Unitária
(C) Política e Pedagógica
(D) Escola pública e social
(E) Efetivação social e pública
10. As idéias pedagógicas de Comênio, Rousseau, Pestalozzi e Herbat formaram as bases do pensamento pedagógico europeu, difundindo-se depois por todo o mundo, demarcando as concepções pedagógicas que se caracterizam-se como:
...